[Resenha] Lugares Escuros, Gillian Flynn

Título: Lugares Escuros
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
"Era surpreendente que você pudesse passar horas da madrugada fingindo que as coisas estavam bem e saberem trinta segundos, à luz do dia, que simplesmente não era assim."

Libby Day tenta se lembrar de algo importante. Libby tenta acreditar em algo que pudesse mudar sua vida para sempre. Libby tenta encontrar a verdade. Mas, tudo que ela consegue alcançar são lugares escuros.

Sua mãe e suas irmãs caçulas sendo brutalmente assassinadas? Lugares escuros.

Seu irmão Ben, acusado do assassinato delas? Lugares escuros.

O que ela realmente viu quando tinha sete anos e presenciou aquele banho de sangue? Lugares escuros.

A mente de Libby Day é um lugar escuro. A vida dela é um buraco negro.

Será que mexer em gavetas velhas vale a pena? Será que a garotinha que ela era, na época, realmente assistiu a um Ben assassino ou será que o real culpado ainda está por aí? Será que Libby quer a dura verdade ou será que ela prefere acreditar no que é menos doloroso?

Libby vai chegar aos 30 anos vivendo de seu passado. Estranhos do país inteiro mandam dinheiro para ela, a pobre garotinha assustada que não só perdeu alguns dedos, mas a oportunidade de viver como alguém normal. As pessoas, no entanto, podem ter memória curta e novas tragédias foram ocultando aquela em particular. Libby precisaria se sustentar, em breve, só que trabalhar era a última opção dela.

É, então, por pura necessidade que a Day caçula vai aceitar a proposta da sociedade secreta Kill Club: encontrar o verdadeiro autor do sangrento episódio de sua vida em troca de pagamento.

Ser uma ovelha negra é normal às vezes, embora desagradável. Pois é, eu tentei gostar deste livro, mas não deu. Juro que não. De modo geral a narrativa da autora cria bastante suspense mesmo, uma vez que muda de foco entre a protagonista, a mãe dela e o irmão. Entretanto, me deparei com diversas partes completamente inúteis para o desenvolvimento da história (o famoso "encher linguiça"). Dizer também ao leitor que "Flynn criou uma protagonista mordaz, desagradável e sem amor-próprio, mas que vai fazer você torcer por ela" é uma gritante mentira. Libby é o tipo de personagem ridícula que farei questão de esquecer, porque, sim, ela é detestável e mal construída, por sinal. Libby não é uma anti-heroína, nem vilã, nem mocinha vítima. Tenho a impressão de que Gillian tentou, sem nenhum sucesso, enquadra-la naquele grupo de "odiosos que amamos".

E, por Deus, que final mais sem graça! Depositei todas minhas expectativas no desfecho esperando que ele compensasse toda minha decepção do desenvolvendo e pof! Cadê os fogos de artifício?

Lugares Escuros é um estouro de pipoca. A fórmula perfeita de O Que Fazer Para Estragar Um Suspense. Narrativa chata; personagens pobres; desfecho DECEPCIONANTE.

Classificação:

17 comentários

  1. Olá,

    Ainda não fiz a leitura de nenhum dos livros da autora, vejo muitas pessoas amando a escrita dela e fiquei surpreso ao conferir a sua resenha. Eu tenho vontade de ler suas obras, mas após a narrativa ser chata (isso me incomoda muito) e o final ser decepcionante, vou ficar mais atento com as críticas dos livros da Gillian Flynn! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade em conferir, especialmente porque amo o gênero, e por já ter lido bons comentários a respeito de suas obras. Uma pena que você não curtiu tanto a leitura e achou o desfecho decepcionante. É muito chato quando isso acontece né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Nada pior pra um leitor criar expectativa em uma leitura e se decepcionar.
    Isso aconteceu comigo algumas vezes e sei a sensação, não é nada boa.
    Que pena que não é tão bom, pois a premissa chama a atenção.
    Adorei sua opinião sincera sobre o livro, gosto disso em blogueiros.
    Dão sua opinião não pra agradar a editora parceira, mas pq realmente aquela é a verdade dos fatos. P-A-R-A-B-É-N-S!
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oiee! :)

    Ainda não li nada da autora e confesso que estava bem interessada nesse livro, que pena que o desfecho não foi convincente , ainda mais depois de todo suspense, muito ruim quando isso acontece =/

    Obrigada pela dica e sinceridade!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Acredita que ainda não li nada da autora?
    Só não sabia que o final foi assim tão decepcionante... Sempre leio um livro com alta expectativa, e quando isso acontece eu fico bem desanimada nas leituras.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da autora, embora ela seja bem popular entre aqueles que ama uma trama com suspense. Adorei a foto que você fez com o seu livro, me deu vontade de ter o meu livro em mãos também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conheço a leitura da autora, apesar de ter um livro dela aqui, ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura. Não é a primeira opinião do tipo que ouço sobre esse título, o que me faz pensar que ele não serve de parâmetro para avaliar a escrita da autora, mas também me faz questionar o por quê dela ter feito isso. Enfim...
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Eu amei sua sinceridade, mas não esperava pelo banho de água fria que acabo de levar. Eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro da Gillian , e confesso que fiquei triste por ele ter sido tão decepcionante. Eu li o conto "O Adulto" da autora, e me encantei pela forma que ela conduziu a trama e estava ansioso para ler outros títulos dela (ainda estou, mas certamente esse não estará no topo). Tomara que os demais livros da Gillian não sejam tão frustrantes assim, não quero me decepcionar. Beijos !!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas certamente não começarei por este livro. Já tinha ouvido falar que a escrita da autora é um pouco maçante e arrastada, mas personagens mau construídos é algo que não dá para aguentar.
    De qualquer forma, adorei sua sinceridade na resenha e o fato de você ter justificado por quê não gostou da leitura.
    Que pena que o livro foi uma decepção para você. Espero que os outros livros dela sejam melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Gabi

    Poxa, que pena que você não curtiu. Eu nunca li nada da autora, assisti apenas a adaptação de Garota Exemplar. A protagonista ser chata é a treva... uma pena que a Gillian não soube trabalhá-la. Espero que seus futuros encontros com a autora (se houver) sejam melhores.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade para tirar minhas dúvidas se é tudo isso que o pessoal fala, ou se fica no meio termo! Eu gostei da proposta desse livro, mas pela sua resenha não parece ser uma história muito bem construída, mas vamos lá, não custa tentar kkkk

    BJss

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    adorei a resenha, porque você foi sincera. Não vou mentir e esse foi a quarta resenha negativa que leio do livro. Eu li Garota Exemplar a muito tempo, e pretendia ler outros livros da autora, mas depois de tanto ler resenhas acabei perdendo a vontade.
    Mas gostei muito da sua resenha e principalmente das fotos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Para ser sincera, não curto muito o estilo de escrita da Gillian Flynn, mas acho sempre as premissas das narrativas dela muito interessantes. É uma pena que o livro não conseguiu te conquistar, mas quem sabe na próxima né? haha Ah! Suas fotos ficaram lindas! Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas todo mundo comenta muito bem sobre esse livro, por isso tinha uma certa curiosidade, mas desanimei com sua resenha, pois não gosto de histórias onde o autor fica só enchendo linguiça e a protagonista não parece ser nada cativante, o que piora tudo, sem contar o final que você achou sem graça. Enfim, eu não esperava que esse livro fosse tão ruinzinho assim, vou dispensar a dica, mas gostei bastante da sua sinceridade.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?? Sabia que eu achava que esse livro era top? Daí descobri que tinha o filme e fui ver...dormi! É uma surpresa pra mim saber que o livro deve ser tão ruim quanto o filme pq todo mundo fala que os livros da Flynn são maravilhosos. Enfim, vou pular essa leitura e tentar outro título da autora hahaha. Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Tenho dois livros da autora em casa, mas ainda não li nenhum dos dois. Sempre ouço falarem muito bem da autora e isso me deixa ainda mais curiosa e com vontade de ler logos os livros que tenho. Mas como tenho outros livros para ler, vou precisar adiar mais um pouco a leitura desses livros.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já ouvi falar dos livros da autora (muito bem, por sinal), e fiquei surpresa ao ler sua resenha haha Eu sou bem fã de suspense, mas vou admitir que esse não me deu vontade de ler. Primeiro porque é um tema que se não for muito bem construído, fica horrível, e pela sua resenha foi exatamente isso que aconteceu.
    Beijos!

    ResponderExcluir