[Resenha] Azeitona, Bruno Miranda

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Selo: Outro Planeta
Páginas: 352
Onde comprar: Saraiva

Azeitona é mais um livro escrito por um booktuber, mas, nessa trama, não temos uma história autobiográfica e sim ficcional. A obra nos apresenta à história de Ian e Emília, dois colegas de classe – colegas mesmo, eles se veem e mal falam Oi – que veem sua vida entrelaçar por uma proposta que Ian recebe.

Ian mora com sua irmã Iris, uma moça que faz de tudo para que o irmão se sinta bem e que tenha tudo, uma vez que eles não têm mais mãe. Iris abriu mão de muita coisa para cuidar do seu irmão e ser uma mãe para ele, que agora tem dezesseis anos. Mas, apesar de ela ter feito isso, conseguiu atingir um de seus objetivos: se formar na faculdade. Tudo o que Iris fez por Ian faz com que ele sinta vontade de retribuir isso de alguma forma e a oportunidade surge quando ele a acompanha em uma consulta no obstetra, pois, sim, Iris está grávida. Essa proposta é um convite para participar do programa Novos Pais, um reality show, que mostra a vida de pais adolescentes.

Emília é uma garota de dezessete anos que quer, de todas as formas, sair de casa, pois não se sente bem lá e está cansada de discutir com a mãe.

O convite fica na mente de Ian e ele decide participar, o que faz com que os dois tenham a oportunidade de realizar seus sonhos. O único problema é que Emília não está grávida, mas, uma mentirinha dessa não geraria problema, ou geraria? 
“– E a gente sempre acha que precisa mais do que tem e, mesmo tendo tudo, sempre falta algo.”

As mentiras que essa obra contém mexeram muito comigo. Conforme avançava na leitura fui pensando o que o ser humano é fazer em prol de um “bem maior”, que, muitas vezes, não existe. É óbvio que entendi os motivos que fizeram os personagens mentirem assim, mas eu pensava: Será que eles não fazem ideia do que essas mentiras podem causar? Aí eu via que eles eram adolescentes que pareciam não medir as consequências e que eu já fui adolescente e não medi minhas consequências, então, quem era eu para julgar o próximo?

Agora, voltando ao livro, achei a construção dele muito interessante, mas senti que, em alguns momentos, o Bruno se perdeu. Ele quis abordar muitos temas e acabou trabalhando pouco – ou quase nada – em alguns e muito em outros. Então, talvez se ele tivesse trabalhado apenas em poucos temas, com profundidade e bem, a estória teria ficado melhor.

Gostei muito do Ian, achei os seus motivos muito mais plausíveis que os da Emília e ela, infelizmente, foi uma personagem que me decepcionou bastante. Ela fez escolhas que, aos meus olhos, a tornaram pior. O desenrolar da trama, no começo, foi um pouco lento para mim, mas o final aconteceu muito rápido e senti falta de maiores explicações em relação a alguns acontecimentos.

Por fim, é impossível não recomendar essa obra. Ela mostra que o amor é algo maior e que se doar por alguém que você ama é importante e que nunca devemos deixar de lado quem amamos. Se você ainda não leu, deveria dar uma chance. 
“– Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você só vai se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil.”

Classificação:

14 comentários

  1. Olá, Bruna! Já li muitas resenhas dessa obra. Deve ser uma leitura proveitosa, apesar de esse livro nunca ter chamado minha atenção. De qualquer maneira sua resenha, como de costume tá muito bem elaborada. Abraço!

    www. marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bruna, eu adoro este autor, mas não como autor, como Youtuber, pq como autor mesmo, ainda não li. Ele é bem engraçado e minha vontade é saber se na trama, tem essa veia cômica dele também.
    Adorei a resenha e saber que você recomenda.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu amo o Bruno, lembro quando ele fazia resenhas, adorava, mas agora ele focando na área teatral também está muito bacana. Eu tenho muita vontade de fazer a leitura dessa obra, mas ainda me falta oportunidade, mesmo ele tendo se perdendo e pecado em alguns pontos, a minha vontade ainda permanece a mesma! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro. Assisto o canal do Bruno há bastante tempo e os vídeos dele são incríveis. Logo que foi anunciado o livro me chamou muito atenção.
    Adorei sua resenha, não vi muitas até agora sobre Azeitona. Vou tentar ler o livro com poucas expectativas então, acho que é sempre melhor, né?
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Embora eu adore os vídeos dele, não fiquei com vontade de ler o livro.
    Porém, só li comentários positivos sobre ele, então creio que deva ser muito bom.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gosto muito do trabalho do Bruno, e queria saber mais dessa trama, fico meio dividida entre as opiniões, e espero poder apurar melhor lendo. Fiquei feliz em saber que você gostou da obra mesmo com alguns problemas.
    Quero lê-lo o mais breve possível.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse livro tem uma capa legal e um título curioso, o que me faz querer lê-lo. Fico curiosa pra saber se a mentirinha que os personagens contam vai gerar algum problema para eles e como vão lidar com isso.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, mesmo que com algumas ressalvas...

    Que bom que Bruno esta bem construído, mesmo que outras personagens, como Emilia, te tenham desagrado pelas suas escolhas...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse autor,confesso que a obra não me chamou muito a atenção. Pelo simples fato da Emilia ter mentido sobre uma coisa séria como gravidez, eu já acho que não leria.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Já vi esse livro por ai, mas nunca senti interesse em realizar a leitura dele! E agora depois da sua resenha, vi que fiz uma escolha sabia kkk Fico triste que o autor não tenha desenvolvido alguns assuntos melhor, mas acredito que nos próximos ele irá melhorar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei engraçada a capa e o título...
    Então, o enredo é interessante, essa questão de relacionamento adolescente que tem mentira envolvida no meio é um ingresso para o desastre. É um tema que eu gosto de ler e vamos ver, quando pintar a oportunidade de leitura para mim, quais serão minhas impressões...
    Adorei a resenha e até mais!!!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Acho curioso o nome do livro, rs. Até cheguei a cogitar dar ele a uma amiga que adora azeitonas, só pelo nome mesmo.
    É a primeira vez que leio uma resenha do livro, e fiquei meio assim por ser de um youtuber... Realmente, se a pessoa escreve bem, não importa de onde ela veio, mas fico pensando que, se fosse uma pessoa normal a escrever o mesmo livro, será que ele seria publicado? Será que não existem obras infinitamente melhores e que não tem essa oportunidade de 'brilhar' só porque uma pessoa que não tem fama a escreveu?
    Não me interessei pela trama, mas ainda estou pensando em presentear minha amiga! heheh

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já vi muitas resenhas positivas sobre essa obra, então tenho muita curiosidade em conferir. Essas mentiras também me incomodariam, acho que nunca fui uma adolescente inconsequente e por isso não sei como é ser assim hahaha Mas adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa para fazer essa leitura em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Não conhecia a obra ou o autor, mas achei o enredo um pouco complicado.
    Imagino que deve ser difícil manter uma mentira dessas em um programa de televisão, me lembrou Teen Mom. Então acho que as mentiras acabam virando uma bola de neve no decorrer da trama. Também achei os motivos dele mais nobre que os dela... Não é um enredo que me atrai no momento, mas anotei a dica para referencia futura.
    Beijos.

    ResponderExcluir