Como organizo minhas leituras

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Muitos têm me perguntado como organizo minhas leituras e como faço para ler tanto. Por conta disso, decidi compartilhar isso com vocês, então, vamos lá?


Primeiramente com relação a minha organização nas leituras. Como vocês devem ter visto, crio sempre uma meta anual. Nesse ano escolhi ler cinco livros, que foram: O Sorriso da Hiena, Imperfeitos, Antes de Partir, The Kiss of Deception e Destinado. Dessa pequena lista já fiz a leitura de Destinado e foi muito boa. Também comecei a ler The Kiss of Deception, mas a leitura está se arrastando há bastante tempo, porque não consigo simpatizar com a protagonista. De toda forma não vou desistir. Mas, aí vocês vão me perguntar, mas Bru você norteia suas leituras apenas por essa meta? Não, gente, minhas leituras são norteadas pelos livros que recebo em parceria com editoras e autores, vejam, não solicito livros que não tenho vontade de ler e acho que esse é um dos motivos que me faz ler tanto. Tento sempre ler os livros por ordem de chegada, mas, às vezes, não tenho vontade de ler determinado livro naquele momento, então, parto para outro e assim vai. A verdade é que a melhor organização com relação aos livros é ler o que você tem vontade.

Para me ajudar, tenho uma planilha – sim, sou maluca – com todos os livros de parceria que tenho para ler, a quantidade de páginas de cada um, em quantos dias pretendo ler, o que já li, enfim, vou deixar ela aqui embaixo para vocês verem como me organizo.


No mais, sempre leio dois livros ao mesmo tempo, um físico e um e-book. Apesar de ter uma planilha de controle e focar nas leituras dos livros que recebo de parceria, não leio nada por obrigação e nem fico presa apenas a eles, afinal, cadê o prazer em ler?

Agora, com relação ao fato de eu ler bastante. Eu até que leio bem. Nos meses que têm passado, tenho lido, em média, 10 livros. Acredito que são vários fatores que contribuem para isso, o primeiro é ler o que estou com vontade, o segundo é ler dois livros ao mesmo tempo, o terceiro é ler e-books – sim, porque por mais que as pessoas odeiem esse tipo de leitura, ela fluí muito mais rápido – e, o principal, é ler uma quantidade X de páginas por dia. Eu não fico ‘bitolada’ com isso, se num dia não deu para ler, paciência, mas tento sempre manter uma quantidade diária para chegar ao fim do mês com a quantidade de páginas próxima ao mês passado – quiçá maior.

Mas, Bru, você lê por um período no dia? Não, não tenho isso. Leio sempre que tenho um tempo disponível. Enquanto estou mexendo no computador – que fico o dia inteiro! – sempre deixo o Kindle aberto e leio alguns parágrafos ou páginas. Leio no caminho para o supermercado, enquanto seco louça e até enquanto tomo banho. Foi uma questão de adaptação, mesmo porque eu não posso me dar ao luxo de falar: Olha povo, agora vou parar duas horas para ler meu livro. Acho que o mesmo acontece com vocês.

Acho que ler muito é muito pessoal e está muito mais ligado a você fazer o que tem vontade do que ficar preso entre ler uma quantidade de livros ou páginas no mês. Ler é prazer e não pode ser obrigação em momento algum, lembrem-se sempre disso.

Me contem o que costumam fazer quando leem e como se organizam.


Beijos,

20 comentários

  1. Oi, Bruna! Primeiramente parabéns pela sua incrível organização em suas leituras mensais. Vejo que, tu utilizas até uma planilha para se organizar melhor. E, concordo plenamente com você quando diz que, o ato de ler têm de ser prazeroso, senão não vale a pena. Tudo o que nos é obrigado não é legal. Adorei o seu post, parabéns e um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Que legal a sua organização!
    Eu fiz um caderno com os projetos e os meses pra anotar os livros (que chegam de editora, que eu ganho, que eu troco, que li, abandonei...), mas confesso que estava bem mais animada no começo do ano. Agora estou um pouco relapsa e acabo lendo pouco e esquecendo de atualizar o caderno.
    Seu texto me motivou um pouco a atualizar.
    Beijinhos, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu não tenho uma organização assim como a sua, porém consigo ler uma boa quantidade de livros por mês, e confirmo o que você disse, ler o que se quer e quando se quer. Não me prendo a leituras que não estão fluindo ou que não estou com ânimo para fazer, independente de ser parceria ou não. E acho que isso é fórmula para se ler tanto.

    ResponderExcluir
  4. Bru,
    planilha é muito coisa de engenheira!!!! (sei porque também sou uma)
    E adorei que você é como eu, lê nos espaços de tempo que tem... mas tomando banho eu nunca li! rsrs
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem!?! Nossa estou assustada com seu nível de organização!!! Mas é no bom sentido. Às vezes fico tão louca com os livros que uma planilha realmente ajudaria muito. Acho que se eu tivesse algo assim, seria mais feliz rsrsrs!!
    Está de parabéns!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Poxa Bruna que diferente esse seu modo e de certo modo estou precisando, eu sou toda atrapalhada em relação dos meus livros e fiquei feliz de encontrar o seu método, sucesso linda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu tento seguir um cronograma também, mas não me fixo tanto quanto vc nessa organização... rsrs... Não consigo fazer nada sob pressão, então vou estipulando minhas metas conforme vou mudando de leitura, pra mim é mais fácil... rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna, tudo bem?

    Não sou lá muito organizada com relação às minhas leituras, mas posso dizer que depois de 6 anos de trabalho com o blog, aprendi que ler um livro de cada vez, sentar e resenhá-lo é mil vezes melhor que me aventurar em duas ou três leituras por vez, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna!
    também só leio o gosto! Até mesmo com parceria faço isso. Não adianta se forçar a ler determinado livro. :/ Só nos atrapalha.
    Adorei sua planilha. Deve te ajudar muito!!! Eu não faço isso, mas consigo me organizar.
    Esse ano estou lendo pouco, pois a carga de trabalho aumentou e quando chego em casa, estou cansada demais para ler muitas páginas. Então parto para assistir ainda mais filmes e série. rsrs... Já estou vendo a mlehor forma de dividir melhor meu tempo.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru
    Eu não tenho uma planilha, mas uso meu bujo pra anotar tudo o que ainda preciso ler de parceria. Vez ou outra passamos um livro na frente, mas é aquela história de ler o que temos vontade. Até a metade desse mês eu não tinha lido nenhum livro, mas agora á estou quase finalizando 3, o que é ótimo.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  11. Socorro, você lê até enquanto toma banho?? Como você faz isso?? Rs... Estou completamente chocada com a sua organização, eu sou um tanto quanto desorganizada pra organizar o que leio, infelizmente. Bem que eu queria ser como você! Tenho lido uns 10 livros por mês também, mas normalmente um de cada vez, a não ser que uma leitura não flua, aí leio outro livro junto.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna!

    Estou também organizando melhor minhas leituras durante esse ano, mesmo porque tenho um desafio de ler 100 livros. Não sei se vou conseguir, mas estou tentando. Esse ano eu escolhi para ler bastante mesmo, mas meus planos para o outro ano é ler menos e sem tanta pressão. Estou fazendo a minha planilha, parecida com a que você mostrou na resenha, que está maravilhosa. Estou colocando leituras que eu me identifico, acho que isso facilita a leitura e dá ânimo para continuar! Vamos lá! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  13. Neste ano, até estou devagar com as minhas leituras, porque alguns problemas estavam acabando com a minha concentração. Também leio mais de um livro ao mesmo tempo - geralmente de estilos e tamanhos diferentes. Tento escrever sobre eles assim que termino porque as ideias ainda estão frescas na cabeça e não corro o risco de esquecer algo que gostaria de falar. Fiz uma pilha, que fica ao lado da minha cama, com os "prioritários", seja de parceria ou que quero muito ler. De vez em quando, altero a ordem conforme meu humor. Não determino número de páginas e tem dias que leio muito e outros que leio pouco. Virei especialista em ler no ponto de ônibus, no ônibus ou em salas de espera de qualquer coisa. Gosto de aproveitar qualquer tempo livre com um livro na mão. O bom é que cada um encontre o ritmo que agrade mais e permita uma experiência produtiva e divertida, né? Parabéns pelo seu estilo!

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Legal a forma que você organizo! Eu faço quase dessa forma para organizar as leituras de parcerias. Mas, no geral, o Skoob que me salva. <3 Até para me motivar ele me ajuda, graças a meta. haha
    Beijoos, boas leituras!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Gostei de ver a forma como você organizou. Eu definitivamente não consigo controlar minhas leituras, apesar de ter um Skoob. Tenho uma meta de ler todos os livros que ainda não li esse ano, devem ser uns 60... mas não sei se vou conseguir cumprir, haha. O problema é que mesmo tendo uma meta, se o livro não tem a ver com o meu humor no momento, eu nem leio.
    Vou tentar seguir a sua dica e ver se consigo me organizar melhor.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bru
    Eu concordo que temos que ler por prazer e não ficar só preso nas leituras de parceria. Eu procuro não atrasar minhas leituras e ao mesmo tempo ler aquilo que quero naquele momento. O bom é que escolhemos os livros de parceria, né?
    Muita organizada sua planilha, mas não sei se conseguiria ser tão minuciosa rs. Mas também traço metas. Ótimo post!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  17. Heiii, tudo bem?
    Também tenho uma planilha que faço controle das minhas leituras de parceria.
    Quando são livros da estante, eu tento intercalar com os de parceria, mas nem sempre rola, ainda mais por conta da quantidade e do prazo.
    Gostei do que falou sobre o seu jeito de organizar, acho que ajuda mto conhecer outras blogueiras assim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Gostei muito do seu metodo de organização, eu normalmente anoto na agenda e planejo as datas das resenhas, mas fazer planilha também é uma forma muito organizada. Adorei suas dicas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Oiee Bru ^^
    Planilha? OMG! E eu achando que eu era organizada...haha' também tento ler os livros de parceria à medida que vão chegando, mas não dá para resistir quando um está nos chamando e pedindo para furar a fila, né? Gostei de conhecer um pouco sobre como você organiza as suas leituras :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna, sua linda, tudo bem?
    Não consigo ler dois livros ao mesmo tempo. Inclusive, enquanto estou escrevendo a resenha do livro que acabei de ler, não consigo pegar outro, tenho que terminar primeiro, risos... Eu paro tudo o que estou fazendo quando vou ler. Achei muito legal você compartilhar como se organiza.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir