[Resenha] A Noiva Devota, Mari Scotti - Família Hallinson #2

Título: A Noiva Devota
Autora: Mari Scotti (cortesia)
Série: Família Hallinson #2
Editora: Amazon
Páginas: 245

Concluí a leitura desse livro há quase um mês e, até agora, não consigo encontrar palavras para expressar como foi ler esse livro.

A Noiva Devota é o segundo volume da série Família Hallinson. Apenas esclarecendo, essa série pode ser lida de forma independente, mas os personagens estão intrinsicamente conectados, já que, aqui, temos a história do filho do casal formado no primeiro volume – Montanha da Lua – então, se você não leu o primeiro livro, e pretende, receberá um balde de spoilers
“Estava destinado ao amor. E o que eu menos queria era encontrá-lo.”

No passado, ser um Hallinson era carregar uma maldição e o medo do amor, já na geração que temos nessa trama, os personagens são herdeiros do amor, pois a maldição fora quebrada e o amor prevaleceu. Samuel Hallinson é um homem que sempre acreditou que deve se casar por amor, mas adia essa escolha fazendo diversas graduações. Fora de casa, quase concluindo sua segunda graduação, Samuel sente-se entediado e começa a sentir falta de uma donzela. Essa falta faz com que ele tome uma atitude abrupta: Ele volta para casa e vai a um baile de sua irmana esperança de cortejar sua amada, mas tudo muda após se ver em uma situação complicada com a irmã da donzela por quem ele é apaixonado, Rosalina Acker.

“Suportar-me por todas as horas do dia estava me desgastando.”

Rosalina é aquela moça que acredita piamente no amor, principalmente, porque ela já ama alguém. Sim, ela ama Samuel Hallinson e sempre sonhou em ficar com ele, mas como ele escolheria já que nem sua família se importava realmente com ela? Se vendo numa situação complicada e não querendo que Samuel se case com ela por obrigação, Rosalina terá que tomar várias decisões que poderão definir o rumo de sua vida e destruí-la.

Quando concluí a leitura de Montanha da Lua não imaginei que a Mari pudesse me surpreender mais, mas estava completamente enganada, pois ela o fez. Os personagens nesse volume possuem uma personalidade diferente dos personagens do primeiro volume, pois eles são conscientes que o amor existe e têm esperança de que o encontrarão.

A paixão de Rosalina pelo Samuel não surgiu do nada e – apesar de um pouco platônica – foi bem fundamentada. Mas, o ponto mais positivo nisso tudo foi ver que o amor verdadeiro não significa você querer a pessoa apenas ao seu lado, mas você querer vê-la feliz, independentemente do quão destruído você será. 
“Eu amava Samuel Hallinson desde a minha meninice, casar-me com ele era tudo o que sempre desejei, mas meu anseio incluía um olhar devoto, palavras de paixão e promessas de amor eterno, não a obrigatoriedade social devido a uma situação em que ele não teve culpa.”

Já Samuel é um homem, simplesmente, apaixonante. É impossível não amá-lo, por ser cavalheiro, por cumprir com seus deveres, mesmo quando gostaria de não estar naquela situação, por ser um homem que acredita no amor, por se apaixonar, pouco a pouco, pela pessoa que está ao lado dele e, principalmente, por ser o típico homem que toda mulher sonha e não saber isso.

A escrita da Mari evoluiu muito nesse volume e ela soube dosar essa obra lindamente. Nada nela é em excesso e tudo se encaixa perfeitamente, como um quebra-cabeça. Minha única ressalva com relação a esse livro é que ele terminou e eu queria que ele durasse para sempre. Se você ainda não leu nada dessa autora, você tem que parar tudo o que está fazendo e ler.

 Classificação:

19 comentários

  1. Oi, Bruna! Esse livro é maravilhoso, eu o li no ano passado e, simplesmente é apaixonante, assim como os personagens dessa estória. A querida Mari Scotti é uma escritora de mão cheia, certamente ela encontra-se entre as melhores da literatura nacional. Você já leu o primeiro volume? É tão bom quanto este segundo volume. Sua resenha tá perfeita Bruna, parabéns. Abraços!!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Ainda não li esse livro mas já comprei os dois da série e estou esperando o tempo certo para lê-los. Já li algo da Mari e gostei muito da escrita dela, então acredito que essa obra me surpreenderá bastante.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Bruna, que linda a sua resenha! Amei loucamente! Obrigada por sua paixão explicita por esse livro! Essa família é meu xodó então sempre fico apreensiva nas resenhas, torcendo para que vocês tenham curtido. To feliz, obrigada!!
    Espero que goste do Gregório no próximo volume também.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Confesso que fiz a leitura do seu livro por alto com medo de spoiler. Eu acompanho o trabalho da Mari pelo Facebook e vejo que ela tem muita domínio na escrita, acho isso fantástico. Eu achei o trama da obra bem interessante e vou procurar saber mais da anterior, adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas fiquei bem curiosa diante da premissa e da série em especial por conta do gênero também, sem contar que tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora. Sua resenha ficou ótima, o que me deixou ainda mais encantada para conhecer essa família!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna!
    Adorei sua resenha!
    Você me deixou encantando por Rosalina e Samuel. Pelo que vejo Rosalina vai sofrer um pouquinho até Samuel finalmente a notar de verdade. Estou com muita vontade de realizar a leitura.
    Já adicionei o livro na minha listinha. <3
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li nada da autora, mas fiquei interessada em saber que no segundo volume a escrita da autora amadurece. Assim quando eu ler o primeiro livro, não vou desanimar e vou continuar a ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura. Eu confesso que não sou grande fa de históricos, mas...

    Enfim, acho ótimo que a escrita esteja melhor, e que o relacionamento se va construindo aos poucos.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, nun ali nada da autora, mas acho que essa pegada mais histórica pode me agradar e fiquei curiosa com o protagonista apaixonante e com o fato da autora ter dosado os elementos de forma coerente enredo.
    Amei a dica
    Meu Amor Pelos Livros
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas desse livro e todas muito positivas, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada da escritora! Mas fico babando sempre pelas capas que compõe os livros dela, são lidas! Espero em breve conseguir realizar a leitura desse livro, e espero gostar dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu só li Montanha da Lua e amei, então estou bem curiosa para ler Noiva Devota. Muito legal saber que a escrita da Mari evoluiu de um livro para o outro, acho muito bom quando podemos perceber isso. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não conhecia essa série ou a autora, mas fiquei bem animada com sua resenha sobre esse segundo volume e me interessei bastante, já que tenho estado em busca de autoras nacionais desse gênero que tanto amo. Dica super anotada, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Dos livro da Mari Scotti li apenas Híbrida que foge do estilo romance de Época. Aliás, só agora fiquei sabendo que ela escreve esse gênero. /como ainda está no formato digital, terei que esperar pela publicação física para ler. No entanto, já gostei de cara a proposta dele.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bru

    Eu ainda não li Montanha da Lua, por isso A Noiva Devota vai ter que esperar. Acho essa capa maravilhosa, a coisa mais linda. Que bom que a Mari conseguiu te conquistar ainda mais com essa história, sempre que leio resenhas sinto cada vez mais simpatia pela Rosalina, e tenho a ligeira impressão de que o Samuel vai se tornar crush literário! Hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Li a resenha meio por cima para não levar muito spoiler já que não tinha lido o primeiro, mas fui atrás do primeiro também hahahah adorei as capas dos livros e gostei muito da premissa de ambos, já estou adicionando na minha listinha. Obrigada pela indicação!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Não conhecia o livro e nem a autora,e como AMO romance de época já inclui ele na minha listinha de leitura que já passa de 100 oO. Fiquei bem curiosa pra conhecer um pouco da estória do Samuel e Rosalinda..tenho certeza que é uma série apaixonante!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-rainha-das-trevas-trilogia-as.html

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora e confesso que nunca fiquei muito animada com as histórias, porque não são muito do tipo que eu leio, sabe? Pelo que entendi esse livro é independente, mas não totalmente, ou seja, melhor ler em ordem kkkkkk Mas gostei de saber mais sobre a hsitoria, principalmente saber que a autora não exagerou em nada e que conseguiu te surpreender ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi esse livro, li várias resenhas positivas dele! Fiquei muito interessada (desde a capa) até a sinopse!

    Suas opiniões sobre ele me deixaram ainda mais animada! É sempre bom observar a evolução dos autores em sua escrita, assim como de seus personagens!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna!

    Tenho que dizer que amei a capa do livro, linda mesmo.
    Fiquei bem empolgada com a sua resenha e estou até pensando em, de fato, largar tudo o que estou fazendo em ir ler esse livro. haha
    Me identifiquei um pouco com o Samuel no quesito fugir do amor e se afogar nos estudos. haha Fiquei com bestante vontade de conhecê-lo depois de ler tantos predicados a seu respeito. Obrigada pela dica.

    Abraço.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir