[Resenha] Finais Felizes Acontecem..., Eduardo Martins

Título: Finais Felizes Acontecem...
Autor: Eduardo Martins
Editora: Chiado (cortesia)
Páginas: 236
Onde comprar: Loja da Editora 
"As histórias de amor, na maioria das vezes, contam-nos a história de um rapaz que conhece uma rapariga, que apaixonam-se e separam-se, mas no final, o romance quase sempre termina com um final feliz. A vida real é algo muito mais complexo e difícil do que isso, não é apenas construída com base em episódios românticos, é também feita de dramas, tragédias, mistérios e por vezes, comédia, sendo o final feliz difícil de alcançar."

Por mais que tudo possa dar errado, nunca sabemos o que a vida nos reserva. Um único segundo pode ser decisivo e um único ato impensado pode ser capaz de assombrar o futuro de alguém.

Pôde-se dizer que Ricardo começou com o pé esquerdo. Sua família é uma das tradicionais em Portugal, mas acabou perdendo todo o dinheiro no passado. É por essa razão que ele e a mãe decidem ir para os Estados Unidos, tentar a sorte. No entanto, Ricardo não conseguiu deixar seu passado para trás: ele havia praticamente abandonado o pai doente e carregava nas costas segredos atormentadores. Já antes dos vinte anos de idade, ele tinha as mãos manchadas de sangue por amor.

É, então, nos EUA que o protagonista vai passar por todo tipo de provação, sentimentos e sofrimentos. É onde vai errar, enganar e ser enganado, se apaixonar novamente e aprender a lidar com os fatos. Além disso, a família de Ricardo é repleta de segredos também, que ao serem desenterrados vão mostrar a ele que, o primeiro passo para seguir em frente é perdoar a si mesmo e lutar pelos seus sonhos com garras, unhas e dentes.

Finais Felizes Acontecem é uma história de reviravoltas e surpresas. Embora muitas coisas aconteçam em poucas páginas, a narrativa do autor foi um grande problema para mim: é infantil e desordenada. Diversas vezes tive a impressão de que estava lendo uma redação de criança. O excesso de repetição de substantivos também me irritou bastante. O que prende a atenção mesmo é a criatividade da história, uma verdadeira novela mexicana, acompanhada de paixões, crimes, superações e revelações de segredos estarrecedores.

Apesar de ruim, a escrita não deixa de ser fluida, e o fato de ser pouco aprofundada contribui para uma maior dinâmica. A falta de detalhes pode ser algo ruim, porém não se pode negar que leituras enroladas são uma verdadeira festa de tédio. As páginas correm rápido, principalmente porque são interessantes. Indico o livro para quem procura uma leitura agradável para ser lida num único dia. 
"Amava a vida como se todos os dias fossem os últimos, não deixava palavras por dizer, nem sentimentos por declarar. (...) O amanhã seria sempre um desafio, mas eu estaria lutando pelo meu final feliz."    

Classificação:

13 comentários

  1. Oi, Gabi!
    Ainda bem que a escrita não foi algo tão prejudicial à leitura. Eu já abandonei livro por causa disso. Nada legal..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, achei a capa do livro linda e o título bem interessante, mas acho que a sua consideração sobre a narrativa do autor ser bagunçada me desmotivou a conhecer a história.
    Valeu pela sinceridade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu não conhecia esse título, mas fiquei curiosa sobre a premissa, apesar de seu comentário a respeito de uma narrativa desordenada e também infantil. Claro que acho que tais aspectos podem ser trabalhados, mas de um modo geral gostaria de saber mais a respeito da história e seu desenvolviento.
    Beijos,|F

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,
    Nossa que capa mais amor... e o título muito me agrada também.
    Parece se tratar de um livro com ensinamentos muito bons, já quero ler. Dica Anotada!
    Parabéns pela foto também, sempre arrasa!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Você foi bem direta em sua resenha,sem falar na sinceridade,que bom que mesmo a escrita ruim não tenha atrapalhado na sua leitura, já que as vezes largamos um livro por muito menos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabrille,

    Parabéns pela sinceridade na resenha. Eu não tenho paciência para livros que querem abordar um tema X, mas não possuem a competência narrativa para tal. Infelizmente desordenação e infantilidade são coisas que não me atraem em uma história e mesmo sendo fluida, pra mim não vale a ruindade. Hahhaa.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    A história parece ser interessante, mas o fato de a narrativa sr infantil e desordenada com certeza me faz ficar com o pé super atras e não dar uma chance para a leitura; Preciso comentar que a capa podia ser diferente (não sei se ela se encaixa perfeitamente na história), mas essas capas com recortes de fotos já estão extrapolando um pouco rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Não curti essa capa, e que bom que a escrita é fluida apesar de ser prolixa, dos males o menor.
    Acho que não leria o livro, não senti aquele "tchan", sabe?

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Fiquei curiosa em saber os segredos da família do personagem.
    Porém desanimei ao ler que a escrita dele parece uma redação infantil, e isso me irrita profundamente.
    O legal do livro talvez fosse as reviravoltas que ele traz, mas novela mexicana!? kkkkk
    Isso é bem chato.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e toda vez que olho lembro daquele livro Se Eu Ficar, por conta da capa kkkkk Bom, eu nunca parei para saber mais sobre essa história, por isso fiquei animada com seu post logo de cara. Achei a premissa muito curiosa e adoro histórias com várias reviravoltas e surpresas. Enfim, uma pena a narrativa ser infantil, mas ainda sim parece uma história interessante e por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oie
    parece uma leitura legal para se passar o tempo, não gostei da capa mas gostei do enredo, a editora lança uns livros bem interessantes, parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!
    Confesso que a história não me atraiu nem um pouco...
    Ainda mais depois que você disse que parecia uma novela mexicana e que a narrativa do autor era infantil, realmente não fiquei com vontade de ler rs
    Obrigada pela dica, mesmo assim!

    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e o autor. A capa é bonita, mas não chamaria minha atenção numa estante.

    Com certeza, a única certeza que temos é de que nada é certo. huahuah!

    E credo! Não gosto quando o autor tem uma boa história, mas não sabe colocá-la no papel! Ao contrário de você, gosto de aprofundamentos e detalhamentos. Juntando a ausência disso a escrita errada... eu passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir