[Resenha] A Máscara do Rei, Francine Cândido

Título: A Máscara do Rei
Autora: Francine Cândido (cortesia)
Série: A Máscara do Rei #1
Editora: Arwen
Páginas: 227
Onde comprar: Loja da Editora

A Máscara do Rei é um livro nacional do gênero de fantasia muito bem escrito. Nele somos apresentados à história de dois reinos – Vuthan e Darastrix – na disputa do controle da cidade sagrada. 
“Entre viver com sofrimento e morrer com piedade, você escolherá ser rei.”

Eldon, filho de Svern e futuro rei de Darastrix, é um menino que vê as coisas diferentes do seu pai. Ele acredita que pode chegar à paz para o seu reino e que não existirá mais morte. Ele é praticamente criado pelo Padre Mayer, um homem que o ama muito. A criação fica a cargo do Padre pois sua mãe, Cassandra, falecera e seu pai nunca superou a perda dela, nem quando se casou com a megera Sarene, uma mulher que parece buscar apenas o poder. 
“A guerra mata até mesmo aqueles que não vão para o campo de batalha.”

Também temos como personagens – que ouso dizer que são igualmente principais – Baern Falkrum, o padrinho de Eldon, Auran, rei dos Vuthans, e os Hazans, que são um povo que fazem pactos com humanos lhes dando o que desejam em troca de algo importante. É quase como se os humanos vendessem suas almas.

“Homens que não possuem fé não conseguem manter a esperança por muito tempo.”

Os povos estão prestes a sair em uma nova guerra e Auran descobre que foi traído e que possui uma arma muito mais forte do que imaginava. Mas ele parece ser um homem justo e não quer lutar em tamanha vantagem. Já Svern, quando descobre a vantagem de Auran, acha que ele optou por isso e parece ficar ainda mais desejoso de lutar e vencer. Qual dos dois povos merecem a cidade sagrada? O que Eldon poderia fazer para mudar tudo? 
“Aprendemos na guerra que a vida é muito valiosa e mesmo assim, permanecemos com armas em punhos.”

Esse primeiro volume é um livro bastante introdutório. Ele faz o leitor criar inúmeras perguntas e responde apenas algumas, mas isso não o torna ruim ou enfadonho. Os personagens, todos, foram bem construídos e já nos dão uma ideia do que acontecerá nos próximos volumes. Entretanto, meu coração foi conquistado pelo Eldon, um jovem extremamente forte e corajoso, e pelo Padre Mayer, um homem que acredito que fará muita diferença na trama. 
“Humanos são contestáveis, pois sua essência é mutável. Quando crianças, queremos aprender. Quando jovens, queremos explorar. (...) Quando adultos, queremos poder e, quando idosos, só não queremos morrer.”

As cenas são igualmente bem escritas e desenvolvidas e me senti, facilmente, nos palácios e nas guerras que os personagens participaram. Minha única ressalva com relação a essa obra é que a continuação ainda não foi publicada. No mais, é uma fantasia medieval que agradará muitos leitores e que, com certeza, mostra como a literatura nacional é boa e como devemos valorizá-la. 
“Para aprender a perdoar é necessário deixar parte de nós partir, para depois nos reencontrar.”

Classificação:

28 comentários

  1. Olá!
    O chto de ler série é a espera e quando ainda nem foi publicado o seguinte como no caso deste e acaba com o leitor rs O enredo pareceu interessante. Boa espera!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A resenha tá ótima! Mas o que me chamou mais atenção foram as frases escolhidas, fazem a gente refletir muito! Porque mesmo a historia sendo um universo de fantasia,os quotes "combinam" com a vida real!

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é amedrontadora!!!
    Geralmente o primeiro volume de uma serie tem essa coisa de nops apresentar a trama de uma forma geral, mas acho que não ficaria satisfeita se houvesse muitas coisas para se resolver nos volumes seguintes.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Nunca tinha lido nada sobre o livro, me pareceu uma história bem interessante, embora o primeiro volume seja mais introdutório e deixe aberto vários questionamentos, isto me incomoda um pouco porque sou dessas loucas ansiosas que começa a criar a história na cabeça rs, então com esse tipo de história eu prefiro esperar lançar tudo primeiro pra depois começar a ler, assim não fico tão desesperada e criando mil teorias rs, de toda forma valeu muito pela dica, vou deixar anotado aqui.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas sobre esse livro, e por mais que eu goste de histórias como essa, faltou alguma coisa nesse livro que me instigasse para realizar a leitura dele e tirando que essa capa me causou um certo desconforto, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem??
    Eu não curto fantasias medievais, então a história em si não me chamou muito atenção pela leitura. Pra mim o importante de sua resenha, é como você contou a história e como se sentiu cativada. Essas questões de próximos lançamentos me deixa doida, principalmente quando você lê um livro e gosta muito e a demora de esperar é cortante. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Adoro fantasias medievais, mas ainda não conhecia esse livro. A premissa é, sem dúvida, muito interessante e gostei de você falar que os personagens são bem construídos. Para mim, isso é fundamental para eu gostar de um livro.
    Fiquei muito interessada em ler, só me desanimou um pouco saber que as continuações ainda não foram publicadas. Sou muito curiosa kkkk
    De qualquer forma, adorei a resenha e a dica está anotada. Vou tentar segurar a curiosidade e esperar as continuações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu adoro livros de fantasia, principalmente nacionais, eles sempre me oferecem algo muito bacana. Acho que não li nenhuma obra com uma pegada tão medieval quanto este parece ter. Os personagens, assim como o universo criado pela autira parecem muito interessante e conquistam o leitor de forma inexplicável. Voc~e conseguiu despertar minha curiosidade, quero muito ler a obra agora!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei a resenha, achei a premissa do livro bem interessante, e essa capa está maravilhosa!
    Sou bem fã de livros com conteúdo medieval, e esse com certeza entrará na minha lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Não tem coisa melhor do que ler um livro e se sentir na história. Principalmente em histórias com espaços medievais e fantásticos. O livro tem uma premissa incrível e uma capa muito linda. Os autores nacionais (espero chegar lá um dia rsrs) estão cada vez mais se destacando na literatura, com histórias muito bem montadas e com tramas fabulosas e bem trabalhadas. Amei a resenha e fiquei muito curioso para conhecer os personagens e o final desse primeiro volume. Mais indo pra lista... Rsrsrs Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Apesar que esse volume seja mais introdutório e crie vários questionamentos, parece ser um livo bem interessante para quem gosta do gênero, infelizmente não me senti muito atraída pela obra, mas que bom que este livro te agradou e faz com que o leitor se sinta inserido no cenários. Adorei poder conferir a resenha, ficou ótima!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna! Lembro de ter feito primeiras impressões da obra, era realmente intrigante e com boas descrições das cenas. Gosto muito de fantasia medieval em geral e a Francine mandou bem. Fiquei muito curiosa pelo restante do livro e vi que você gostou, então deve mesmo estar ótimo!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Fantasia não é meu forte, então dificilmente lerei essa obra. Mas estou apaixonada pela capa! A Arwen está de parabéns, porque fez um trabalho incrível, a altura do mundo criado pela Francine!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Amo fantasia é um dos meus gêneros favoritos da vida. Já vi esse livro pelo facebook e o que me chama a tenção nele é essa capa linda, no entanto não tinha lido nada a respeito, confesso que gostei bastante e com certeza estará na minha lista de leituras futuras. Parabéns pelo post, eu adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu tinha visto a divulgação da capa ano passado e tinha amado!
    Eu não sou leitora da fantasia, acho interessante todo esse universo de guerra, todo esse universo fantástico, mas acho que por eu ser muito team romance kkk, não me prende!
    Fico feliz que tenha gostado (pq essa capa minha gente é de babar kkk) e mais ainda por ser nacional!

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Já tinha ouvido falar do livro e fiquei na época bem curiosa a respeito, mas até hoje não o li. Gosto bastante de fantasias, porém creio eu que nunca li fantasia medieval e ficaria bem feliz começar por uma obra nacional. Que bom que apesar do livro ser bem introdutório ele não fica enfadonho. Já que a continuação ainda não foi publicada, vou esperar até ser e então leio o primeiro volume. Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Normalmente livros que tem continuação o primeiro é bastante introdutório mesmo. Que bom que todos os personagens foram bem construídos, isso faz toda diferença. Melhor ainda saber que todas as cenas foram bem desenvolvida e faz o leitor facilmente se sentir na cena. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna, adoro o gênero fantasia e tendo como pano de fundo a época medieval, é mais um ponto positivo para este livro. Uma pena mesmo que a continuação ainda não tenha sido publicada
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, como está?
    AMO demais o gênero fantasia apesar de eu estar em falta com ele desde um tempo já. Achei a trama do livro bem interessante e esse universo da Francine Cândido parece ser fascinante. Dica anotada para o futuro por uma razão: lendo uma certa série porque resolvi experimentar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Como sou uma grande amante do gênero fantasia, fiquei bem curiosa com esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento. Achei bem interessante que, apesar de ser um livro introdutório, ele não se torna maçante em nenhum momento, pois sei que isso é bem difícil. Adorei conferir a sua resenha e espero realizar essa leitura em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oiee Bruna ^^
    Eu vi bastante coisa a respeito deste livro, tanto que estou curiosa para lê-lo, mesmo não gostando muito do gênero fantasia. Fico feliz em saber que você gostou da história (e que já tem os seus personagens favoritos), espero gostar bastante também. Só não sei se o lerei logo, pois tenho uma pilha de livros para ler aqui...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Bruna, tudo bem? Gostei bastante da resenha e já anotei a dica, pois adoro fantasia e tenho tido bastante interesse nas medievais. Acho que seria uma leitura bem interessante para mim também. Bom saber que as cenas foram bem desenvolvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Bruna! Confesso que eu não sou muito fã de fantasia, porém pretendo mudar isso esse ano, sair um pouco da minha zona de conforto, rs. Além disso, me interessou por ser uma obra nacional.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Bru

    Eu não curti muito essa capa, mas não posso negar que ela tem a ver com o enredo pelo pouco que conheci dele aqui.
    Não curto muito fantasia medieval, mas leio alguns aqui e ali. Nesse primeiro momento eu não fiquei muito interessada nele, acho que ficaria meio frustrada pelas perguntas sem respostas... quem sabe depois que a continuação for lançada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Desde que vi esse livro, eu gostei da sinopse! A capa me deu um bocado de medo, huahuah!

    Amo fantasia, então para mim esse é um prato cheio! Adoro quando a história acerta em cheio nas descrições, pois nesse gênero elas são muito importantes para narrar mundos que não fazem parte do nosso imaginário. Espero que o segundo livro mantenha a mesma qualidade!

    Ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruna
    Acho a capa desse livro perfeita, mas confesso que a história não me atrai muito.
    Mas fiquei feliz por você ter gostado e apesar de ser um tanto introdutório, pareceu agradar bastante.
    Espero que a continuação não demore.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Oie amore,
    Olha vou ser sincera, nada nesse livro me chamou a atenção, pode ser que seja nesse momento... então, passo a dica.
    Embora você tenha falado muito bem do livro, não é um gênero para esse momento de minha vida, sei lá.
    Quotes muito bem escolhidos, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Se for julgar pela capa, eu passaria muito longe deste livro, é assustadora, kkkkkk
    Mas gostei de saber mais do enredo e ver que a primeira impressão não é a que fica que o livro tem muito a oferecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir