[Resenha] Pax, Sara Pennypacker

Título: Pax
Autora: Sara Pennypacker
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Onde comprar: Livraria Cultura | Submarino
"Apesar de uma coisa ruim ter destruído você, a gente sempre pode recomeçar do zero como a fênix."
Peter e Pax.

Pax e Peter.

Um certo dia Peter encontrou uma ninhada de raposas. Todas já haviam morrido de fome e de frio, exceto uma: Pax. Os dois cresceram juntos, um zelando pelo outro, menino e raposa, melhores amigos para sempre... ou, pelo menos, era assim que pensavam, até a guerra começar. O pai do garoto serviria o exército e Peter teria de ir morar com avô. Sem Pax.

Desesperado, Peter foi obrigado a abandonar Pax sozinho na floresta. Aquela raposinha domesticada, que amava tanto manteiga de amendoim e ainda mais seu menino.

Sozinha. Com frio. Com fome. Mas fiel. Seu menino voltaria para buscá-la, ah, voltaria!
" - O que é guerra?
- Tem uma doença que às vezes dá nas raposas que as faz deixar de agir de maneira normal e atacar estranhos. A guerra é uma doença humana parecida. (...) Os homens que estavam com essa doença cuspiram caos pelo caminho todo."
"Pax" é aquele tipo de livro que já esmaga seu coração nas primeiras páginas. Essa história é sobre o amor, a fidelidade e a compreensão. Sim, somos capazes de abrir mão de muitas coisas por aqueles que amamos de verdade! Somos capazes de cometer loucuras, de mover montanhas. Peter lutará para salvar sua raposa. Pax permanecerá fiel ao seu menino até o fim.

Essa história é, acima de tudo, sobre a amizade. Um laço que foi posto à prova diversas vezes, mas que se arrebentou na hora certa, por um motivo certo, por uma escolha em nome do amor.

Sara Pennypacker soube colocar tudo isso no papel muito bem, uma vez que os capítulos são alternados entre as visões do menino e da raposa, cada um imerso em sua própria angústia, em sua própria saudade. Dotada de uma escrita delicada e sincera, o leitor quase chega a acreditar que há realmente um animalzinho narrando a história. Os pensamentos do bichinho são tão simples e inocentes quanto os de uma criança pequena. São convincentes!

"Pax" nos faz questionar o sentido que damos à palavra "casa". Casa é um lugar? É uma pessoa? Ou é um estado? Um estado de PAZ?

Peter e Pax.

Pax e Peter.

Para sempre menino e raposa. Para sempre, uma amizade, um amor. Para sempre paz!
" - Aqui tenho paz.
- Por causa do silêncio?
- Não. Porque estou exatamente onde deveria estar e fazendo exatamente o que deveria fazer. Isso é paz."
 Classificação:

31 comentários

  1. Fiquei encantada com a resenha, com a capa e as quotes! Já coloquei o livro na minha wishlist *-*

    Beijos
    https://menteviajantee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabrielle!
    Que coisa mais emocionante! Fiquei com muita vontade de ler o livro.
    Meu coração já ficou apertadinho, acho que vou sofrer bastante, mas acredito que valerá a pena.
    E amei esse trecho: "Apesar de uma coisa ruim ter destruído você, a gente sempre pode recomeçar do zero como a fênix."
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente do Céu, eu quero esse livro, mas não sei se o leria! é o tipo de amor que admiro mais do que tudo, mas sou muito molenga para esse tipo de livro, tenho certeza que no que eu começarei a ler, irei desandar a chorar! Amei essa citação que você colocou na resenha:

    " - Aqui tenho paz.
    - Por causa do silêncio?
    - Não. Porque estou exatamente onde deveria estar e fazendo exatamente o que deveria fazer. Isso é paz."

    Não vejo a hora de encontrar essa tão esperada Paz!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielle, acho que pra quem tem um animalzinho de estimação, este livro deve ser um tiro no meio do peito, né? Puxa vida, não é o meu caso e eu já fiquei meio que comovida pelo enredo. Muita vontade de ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu já conhecia o livro que tem sido muito resenho por ai, realmente!! :) ahahah Fiquei com uma vontade de ler!!

    Que bom que trata de amizade e que a autora consegue passar a mensagem e o sentimento eficazmente! :) Acho isso ótimo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu estou meio que enjoada de romance, então ler um livro de amizade cai bem. Já vou me preparando para tentar não sair com o coração esmagado. Sua resenha além de me apesentar o livor me deixou curiosa. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Nossa, já fiquei aqui arrasado com tudo o que força essa separação, unir criança e animalzinho é de arrebentar corações; lembrei do pequeno príncipe. Não conhecia o livro, mas já fiquei encantado e quero muito ler logo. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, e achei bem legal.
    Obrigada pela indicação e parabéns pela leitura.

    ResponderExcluir
  9. Se eu não me engano esse livro me parece quase como uma.fabula na qual os animais assumem características humanas. Adorei a sua resenha e pretendo ler esse livro muito em breve. PS: essa capa é linda! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ouço falar muito desse livro no booktube, mas nunca parei para saber mais, não sei o que me encantou mais, a premissa da história ou a sua resenha; os detalhes que você ressaltou me deixaram curiosa para saber ainda mais dessa relação. Essa capa é maravilhosa.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É normal ficar emocionada só com uma resenha? Só de ler sobre a história e essa amizade tão bonita e fiel, me fez ficar emocionada. Achei lindo o autor colocar Pax e Peter, tão diferentes, como tão amigos e já torço para um final feliz com os dois. Realmente é uma bela história de amizade e fidelidade, coisa rara hoje em dia. Definitivamente eu leria e espero poder fazê-lo em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu to louca para ler esse livro, porque sei que vou me envolver e me emocionar. Sua resenha também conseguiu transpassar exatamente o que eu espero sobre o livro e as reflexões que ele me trará. ADorei, preciso ler loooooooogo!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee Gabi ^^
    Eu quero muito ler esse livro, mas sei que vou chorar...hehe' até morrer, se possível *-* só a sua resenha já deixou a minha garganta apertada, então eu sei que vou ficar devastada. Sou muito sensível em relação a animais...e também a desenhos animados, mas aí já é outra história *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que resenha linda!!
    Desde que lançou ele esta na minha lista de desejados, por causa da capa que eu amo. Só que ainda não tinha lido nem a sinopse acredita?? E você conseguiu fazer minha vontade de ler aumentar. rsrs.

    Amei seu blog.
    Beijinhos.
    https://literatusocuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa, que história mais fofa. Amei ter tido a oportunidade de conhecer, pois eu nunca tinha ouvido falar. Eu sou apaixonada por raposas, acho os bichos mais lidos lindos, por isso de imediato já fiquei interessada por esse livro. Adoro histórias entre animais e pessoas, acho que vou amar essa. Dica anotada.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. A foto que você tirou é maravilhosa, estou apaixonada <3 Essa história me lembra muito O pequeno princípe e gostaria de ler, ambos, a edição é fantástica, a capa dura, o cuidado... Está na minha meta de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Sou louca para lê esse livro, vejo tantas resenhas positivas que só me anima a ler.A premissa dessa estória me encanta, e saber que saber que a estória já esmagou seu coração logo no começo me deixou mais louca ainda querendo ler. A foto que você tirou esta maravilhosa, aliás vocês sempre arrasam nas fotos .
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Eu sempre vejo falarem desse livro, mas tenho medo de ler.
    Sou aquele tipo de pessoa boba que deixa de assistir um filme ou ler um livro pq conta a história de um animal e não gosto de ver animais sofrendo.
    Para você ter uma noção até o filme infantil o cão e a raposa me deixou angustiada.
    E saber que esse já começa com o menino deixando a raposinha para trás e que os pensamentos dela são como os de uma criança pequena me deixam com ainda mais medo de ler.
    Parece ser um livro lindo, mas eu não leria no momento.

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruna, como você está?
    Não sabe o quanto fico feliz vendo essas suas impressões do livro, pois o tema amizade trazido nele fez com que você refletisse bem sobre o que a autora queria passar. Ela escolheu uma forma diferente de mostrar como fazemos de tudo por quem amamos, e que existem diversas formas de amor. Cuidarei de ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Esse livro me ganhou pela capa desde o seu lançamento. Sou apaixonada por raposas, então não poderia deixar de ficar curiosa. Saber que o livro traz uma história tocante entre lealdade e e amizade é ainda melhor.
    Mas não sei se entrou pronta pra ter meu coração esmagado em uma leitura.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem por aí?

    Eu não vejo a hora de ler esta obra... Eu fiquei muito encantado pela premissa e pela capa e a cada resenha que leio sobre esse livro, a vontade de lê-lo cresce. Que bom que você gostou, assim, só reafirma o quanto deve ser uma história maravilhosa!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  23. Oieee
    Nossa a história parecer ser bem forte e emocionante.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Desde de a divulgação do livro que ele está na minha lista, mas até agora ainda não consegui comprar (sabe quando você lembra do livro depois de fechar a compra? me odeio por isso).
    Ler sua resenha me deixou empolgada e ao mesmo tempo com o coração apertado... É bom saber que tudo acontece no tempo certo, mas pensar em uma amizade entre um garoto e seu animal sendo posta a prova já me deixa melancolica...
    Interessante demais o fato de a raposa também narrar a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Toda vez que leio alguma resenha da obra fico emocionada com o companheirismo entre o garoto e a raposa e também intrigada para saber se irão se reencontrar e como!!
    Adorei saber suas impressões e mal posso esperar para fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas quero muito, porque ele tem uma premissa bem bacana e só li bons comentários sobre. Esse parece ser um livro que corta o coração mesmo,mas deve ser lindo acompanhar essa amizade e eu adoro narrativas intercaladas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Oi Gabi, tudo bem?
    Esse livro lembra um pouco a história do pequeno príncipe lendo sua resenha. Achei super interessante saber que os capítulos são alternados entre a visão do menino e dá raposa e tenho certeza que é um livro emocionante. Ele já está na minha lista de leitura faz um tempinho e espero conseguir lê-lo em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá tudo bem?
    Já tinha me apaixonado por esse livro e depois dessa resenha estou amando mesmo. O enredo é maravilhoso, mas saber que a autora soube escrever e colocar o sentimentos no papel me deixou bem alegre.
    Outra coisa que gostei foi o fato dé ser narrado pelos dois personagens.
    Espero ler em breve.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Eu já havia me apaixonado por esse livro pela capa, que é uma fofura só. Após ler sua resenha, fiquei encantada com a obra mesmo sem lê-la. Adorei esses questionamentos sobre casa e essa abordagem sobre amizade entre o menino e a raposa. Quero esse livro para ontem. Linda resenha!!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Acho que caiu um cisco no meu olho. Já fiquei emocionada com o livro só de ler a sua resenha, imagina na hora que eu ler o livro. Adorei o enredo do livro e sua dica está mais do que anotada aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Como que faz, gente? A pessoa aqui já ficou com os olhinhos marejados só de ler a resenha, pensem a choradeira que vai ser com o livro? Rss Gabrielle, adorei sua resenha e como você conseguiu apresentar todo o encanto do livro . Parabéns!

    ResponderExcluir