[Resenha] Batom no dente, Maria Helena Mossé

Título: Batom no dente
Autora: Maria Helena Mossé
Editora: 7Letras
Páginas: 108
Onde comprar: Livraria da Travessa

Batom no dente é um livro escrito pela psicanalista e artista plástica Maria Helena Mossé. Nesta obra, nos deparamos com os mais variados tipos de pessoas e as mais variadas situações nas quais elas se envolvem, divididas em uma seleção de 21 contos em 108 páginas.

A escrita de Mossé é agradável e cotidiana. Os temas escolhidos por ela para comporem seus contos são interessantes, reais e palpáveis. Aliás, a respeito da estrutura dos contos, tenho algo importante para dizer: estou encantada! Há contos de apenas duas folhas, frente e verso, mas nenhum ponto solto. Escrever é difícil. Num texto bem escrito, o início deve consentir com o final. E todos os contos escritos por Mossé não contém mesmo, nenhum ponto solto. Repito: estou encantada com a escrita da autora.
“Na fala me perco, mergulho em brumas, cada sílaba torna-se pegajosa, o pensamento fica frouxo e furado. Minha verdade é o que eu escrevo.”
Um ponto muito interessante de Batom no dente é que alguns contos se complementam. Por exemplo, os contos “A visita” e “Sobreviventes” têm personagens em comum, bem como “A professora” e “Robinson”. Quando me dei conta deste fato, fiquei ainda mais maravilhada com a obra. 

Você não sabe, mas há grandes chances de que determinada situação descrita pela autora seja vivenciada por você no futuro. Entre os temas explorados por Mossé, há o ato de envelhecer, a doença, o medo da morte, a imaginação fértil, a saudade da juventude e muito mais.

“O mapa da seca” é um dos meus contos preferidos de Batom no dente. Neste conto, Mossé da vida a mulheres autossuficientes, que amam acima de qualquer coisa, a si mesmas. Eu me identifiquei com Theresa gostaria de ser, em alguns aspectos, como ela no futuro. Há outro conto que eu adorei, o “A senhora de preto”. Nele, Mossé fala de saudade e as possíveis formas de lidar com os acontecimentos inevitáveis da vida. Enfim, marquei vários contos como “preferidos”, mas não vou poder falar de todos por aqui, pois isso estenderia demais a resenha. Deixarei os títulos dos meus preferidos: “Blecaute”, “Vermelho-sangue”, “Entre lençóis”, “A visita”, “De olhos bem fechados” e “The end” – este último m fez suspirar.

Falamos aqui, de um livro extremamente bem escrito. Falamos aqui, de uma escritora brasileira que merece aplausos. Com Batom no dente, você vai viajar por diversos lugares e vai sentir os mais variados sentimentos. Obrigada, Maria Helena Mossé, por escrever. A sua escrita encanta, prende e inspira.


Classificação:

32 comentários

  1. Eu já fui com a cara do livro, achei a capa super legal! Depois de ler a resenha então.. curti mais ainda.
    Adorei conhecer seu blog, super lindo e harmônico.
    Um beijo,
    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é diferente, rs. Que bom saber disso! E fico feliz ao notar que gostou do UOH. ♥
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii Thamiris

    Que linda a resenha, nem conhecia a autora mas fiquei impressionada com os elogios, certamente me deixa curiosa pra conhecer o livro.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris, tudo bem? Não conhecia a obra e nem a autora, mas fiquei encantada coma capa e o formato de contos. Parece mesmo ser um ótimo livro! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. A capa me deixou curiosa, assim como a premissa e seus comentários. Legal saber que alguns contos se complementam, realmente acho isso bem interessante. Dica anotada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Confesso que não gosto muito de livros de contos, mas este em especial parece ser bem intrigante e achei a temática muito boa. É bom saber que a leitura provoca vários sentimentos ao leitor, isso sem dúvidas alguma enriquece a obra e me deixou aqui curiosa pelo que vou encontrar. Dica super anotada!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas curti por se tratar de uma coletânea, curto um pouco contos e sempre estou disposto a ler novos rsrs. O título pro si só já é bem impactante e essa capa é muito bela. Que bom saber que a escritora merece aplausos pelo belo trabalho. Espero ler em breve. Até mais ver
    Bjksh

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Ele é bonitinho, né? hahaha. Foi a Bru que montou ele, adorei.
      Que bom que gostou do livro.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Sinceramente não gosto muito de livros de contos mas fiquei surpresa e muito animada quando você disse que há no livro contos de duas páginas que contam uma história completa sem deixar pontas soltas. Isso é algo incrível e me deixou com a sensação de que a autora sabe muito bem o que está fazendo. Seus elogios à escrita dela só reforçaram o quão talentosa ela parece ser e isso só aumentou a minha curiosidade.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia nem a autora nem o livro, achei interessante a sua resenha e avaliação, o título é bastante interessante tbm. Achei legal por se tratar de vários contos dentro de um livro só, isso é bom mostra a diversidade de escrita do autor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Não sei se tem muito a ver, mas a sua resenha me lembrou o livro Rei de Amarelo, que gostei muito e indico também.
    É realmente muito difícil escrever um conto com duas páginas e não deixar qualquer aresta a ser aparada.
    Gostei muito da sua resenha, e achei a obro intrigante.
    Vou acrescentar a lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que esse livro é muito bem escrito mesmo, mas eu parei para fazer matemática. São 21 contos em 108 páginas o que dá poucas páginas para cada um deles aí entra minha cisma com.conto. será que ela dá conta de falar em tão poucas páginas dando um sentido de completude? Vou ter que ler para ver. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee Thamiris ^^
    Eu ainda não conhecia a autora, e nem sou muito fã de livros de contos, mas você falou tão bem das histórias e da escrita da autora que até conseguiu me deixar curiosa...haha' é bem difícil um conto encantar, principalmente porque muitos autores deixam pontas soltas ou correm demais, né? Fico feliz em saber que não foi o caso da autora ♥
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thamiris

    Essa capa fora de foco me deu gastura nos olhos! hahahaha
    É bem legal quando o texto tem o poder de fazer a gente se identificar, de serem histórias que poderiam acontecer com a gente...
    Eu não sou muito de ler coletâneas de contos, gosto mais dos avulsos, pois para mim contos só funcionam assim, não sei bem o motivo...
    Bacana também que os personagens aparecerem em mais de um conto, e o título do livro é bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia a obra e já fiquei fascinada com o efeito dessa capa...kkkk
    Adoro livros de contos, por isso curti muito essa dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adorei o nome do livro haha e depois de ler a resenha, acho que combina demais. Gosto de ler contos e como não conhecia o livro, vou anotar pra ler em breve!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Que livro diferente! Eu ainda não conhecia essa publicação!
    Já achei a capa bem interessante, e vou anotar essa dica para poder conferir futuramente. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Não leio muitos contos, apesar de gostar. Me deixou ainda mais interessada em realizar a leitura dessa obra ao saber que alguns contos se complementam, isso não é muito comum em livros de contos que já li antes. Adorei poder conhecer a obra e saber que é um livro muito bem escrito. Espero ler algum dia!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá =) Legal que tem contos que se complementam. Adoro história com mulheres forte. Que bom que você se identificou com um personagem. Adorei a resenha, bem detalhada. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!
    Não conhecia esse livro. Fiquei bem curiosa para ler, eu gosto bastante de livros de contos e esse chamou a minha atenção por um conto completar com o outro. Já li um livro assim e amei. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Achei a capa super linda e não tem como você não ficar olhando para ela um bom tempo antes de ler a resenha.
    E depois de ler a resenha, fiquei ainda mais curiosa sobre a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e eu adoro contos, principalmente se o livro for nacional, como é o caso. Eu vivo falando disso, há autores que sabem amarrar todos os nós de em um conto minusculo, enquanto outros fazem páginas e mais páginas de um conto e deixa váaaarios pontos sem nós, amei que a escrita da autora seja tão boa assim. Vou anotar a dica e colocar o livro na lista.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  22. oIE
    UAU adorei a capa e o titulo, parece ser um livro diferente e interessante, espero poder ler em breve pois to precisando dar uma variada e ler algo diferente, nao poderia vir melhor a calhar a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que gostei muito, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Thamiris, eu adorei seus comentários sobre meu livro. Essa resenha é extremamente gratificante para mim. Beijo.

    ResponderExcluir
  25. Oi Thamiris, eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro. Deve ser interessante, já que a autora é psicanalista, isso já me deixa intrigada pela leitura. O único porém é se tratar de contos. Evito esse tipo de livro pois sempre fico querendo mais! Abraços

    ResponderExcluir