Indicações para leitores de 12-13 anos - Semana das Crianças #5

Olá leitores,

Hoje temos o quinto post para a Semana das Crianças e decidimos trazer para vocês algumas indicações de acordo com a idade. Selecionamos três livros que acreditamos que crianças de 12-13 anos conseguem ler sem problemas, vamos conferir!


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor(a): J.K. Rowlling
Editora: Rocco
Onde comprar: Fnac | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino
Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Título: Extraordinário
Autor(a): RJ Palacio
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Fnac | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Título: O ladrão de Raios
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Fnac | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Nos contem se vocês já leram algum desses livros e se concordam com as indicações.

Beijos,

11 comentários

  1. Oi, adorei o post!! "Extraordinário" está na minha lista de leitura, não vejo a hora de começar a ler. E o que dizer de Harry Potter? Marcou minha infância, minha adolescência e continua na minha fase adulta <3

    Não sei se você viu, mas seu blog foi um dos que eu indiquei ao Prêmio Dardos 2016 :) Estou enviando o link para o meu blog para que conheça mais sobre a iniciativa e também os demais blogs indicados: http://dicas-malu.blogspot.com.br/2016/10/indicacao-premio-dardos-2016.html

    ResponderExcluir
  2. Um dia ainda dou uma chance para extraordinário. Eu acho essa capa linda, só ouço falar bem desse livro, mas parece que nunca encontro tempo para ler ele.

    Adorei a Ideia da postagem especial com indicações de livros para criança.

    Bjs
    Tiffannyk
    paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente adorei essa ideia dos posts da semana da criança, esses livros fizeram parte da minha infância e espero que surpreendam outras crianças. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna. Adorei suas indicações e estão super condizentes com as idades. Aliás, HP é para todas as idades, né? não tem quem não goste!! (Bem, dos livros eu não gosto, mas amoooo os filmes). Percy eu sou super fá e Extraordinário é um livro que eu tenho uma grande curiosidade em ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna!
    Adorei o post e suas indicações. Já li os três livros e sou apaixonadinha por eles! Queria muito que mais crianças tivessem oportunidade de lê-los!
    Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu não consegui ler nem Harry Potter e nem Percy Jackson? E olha que eu gosto de livros infanto juvenis. Mas eu acho que foram os temas, que eu curto e então acabo preferindo os mais adultos quando tratam de mitologia, bruxas e essas coisas.
    Quero ler Extraordinario desde que ele foi lançado (com a primeira capa que era tão perfeita, mesmo essa azul sendo linda também) mas ainda não consegui encaixar ele na lista de leituras... Quem sabe nesse mês?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Apesar das indicações serem apropriadas às crianças, fiquei bem interessada pelo livro, Extraordinário. O tema chamou a minha atenção, porque, minha neta é portadora de uma síndrome rara. Minha nora escreveu uma carta aos pais dos amiguinhos dela, da escola, para falar sobre o preconceito. Imagino o drama vivido personagem Auggie!

    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bom?
    Acho que você fez boas escolhas.
    Harry Potter nem preciso falar muito, amor eterno! Na verdade, acho que você trouxe opções que são boas para todas as idades.
    Geralmente quando vou em livrarias, sempre tem alguma mãe perdida querendo saber quais livros seus filhos podem ler em determinada idade, e acho que os livreiros tem de tá ligados. Eu acrescentaria na sua lista, alguns livros da Thalita Rebouças.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oii Bruna, tudo bem? Já li os três livros indicados e amo todos! Li com 15/16 anos e foram ótimas leituras. Acho que se tivesse lido com 12/13 não teria nem chegado na metade, pois naquela época não tinha muita paciência com textos longos hehehe. Gostei muito do post! Acho que, para crianças dessa idade, eu indicaria o livro O Menino de Vestido.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Bruna ^^
    Vi o título da postagem e já pensei na série do Percy Jackson ♥ aaah, como eu AMO essa série! Também gostei bastante de "Extraordinário", é um livro que eu recomendo para todo mundo...hehe' Só não gostei muito de "Harry Potter" quando eu li, mas sei que muita gente gosta, então é uma boa dica :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei esse post, sou uma verdadeira fã de literatura infanto juvenil Sempre que posso leio algum livro do gênero. Dessa lista, ainda não li nenhum, e pasmem eu tenho Extraordinário e Harry Potter.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir