Eixos Temáticos #09

Olá leitores!

Hoje estamos dando continuidade à coluna de Eixos Temáticos. Neste quarto post, vamos tratar do eixo Segunda Guerra Mundial, sou apaixonada por esse tema e, sempre que posso, estou lendo livros sobre eles, então, vamos aos selecionados da vez:

Inverno do Mundo, Ken Follett

'Inverno do mundo' retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar, dois irmãos americanos cada qual com seu segredo, seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos - um em Washington, o outro nas selvas sangrentas do Pacífico. Em meio ao horror da Guerra Civil Espanhola, o universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida mais de uma vez. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.

O Diário de Anne Frank, Anne Frank

O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seus diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tronou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O Diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.

O Menino do Pijama Listrado, John Boyne (Resenha)

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Esses livros são, em nossa opinião, ótimos sobre o tema. Nos contem se vocês já leram algum deles e quais mais gostam.


Beijos,

13 comentários

  1. Olá Bruna. Tudo bem?
    Excelente as indicações, eu não li nenhum desses citados, no entanto tenho certeza de que são maravilhosos. Eu li O menino da lista de Schindler, que por sinal é maravilhoso. Abraços!

    Marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Adoro livros com essa temática e sei o quanto você também gosta. ❤
    Dos livros mencionados, eu só não conheço o primeiro, os outros dois eu já li e sou completamente apaixonada, principalmente por Anne Frank.
    Essa coluna é muito boa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Li os dois primeiros e o terceiro vi o filme. Aiiii o filme, que dor no meu coração. Ken Follett sou mega fã né, li todos. E o da Anne Frank gostei mas queria um pouco mais de detalhes mas ela estava escrevendo sobre ela, enfim são ótimos livros e adorei o seu post.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    Esses livros estão na minha lista já há algum tempo, mas ainda não consegui ler.
    As histórias parecem ser ótimas, adorei a indicação.

    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!

    Que bacana a coluna. Não leio muito sobre A segunda Guerra porque me deixa bastante abalada, mas adorei as indicações.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bruna

    O Menino do Pijama Listrado tenho pendente pra ler e tenho altas expectativas, me disseram que é lindo e envolvente.
    O Diario de Anne Frank foi uma das minhas primeiras leituras e já li esse livro mais de 2 vezes, amo a personalidade da Anne, da Margot, do Peter e todos esses personagens inesquecíveis, certamente vale a pena ser lido.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  7. Aquele momento em que me bate a maior vergonha de ter que confessar que não li nenhum dos livros citados.
    Conheço a história de Anne Frank pelas várias postagens e filmes que fazem referencia a ela e assisti o filme do pijama listrado, mas foi a tanto tempo que meio que tá na hora de ler o livro para ter a história mais completa e poder assistir o filme novamente :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!!!
    Que post mais interessante, adorei a coluna, uma ótima ideia!!
    Infelizmente, esses tipos de livros não são para mim... amei as dicas, conhecia todos, óbvio, mas confesso que o único que eu teria coragem de ler é o Inverno do Mundo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna. Amei a ideia de trazer livros falando sobre determinada época ou assunto. Não gosto de livros de guerra, mas amei o.menino do pijama listrado e pretendo ler o diário de Anne Frank algum dia. Senti falta de um livro nessa seleção: a menina que roubava livros. Ja leu? Se não fica a dica, acho que vai gostar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse é um assunto que me fascina e gosto de estar sempre lendo livros sobre o tema. Da sua lista eu só li o do Ken Follett mas sou louca para ler os outros dois. Um livro muito bom sobre o tema é Caçadores de Nazistas (de Damien Lewis), ele conta detalhes que ficaram ocultos por anos, revela sociedades secretas, armas secretas, missões secretas... Muita coisa do que aconteceu e que foi mal contada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna.
    Eu gosto bastante dessa coluna porque nos permite conhecer livros com a mesma temática.
    Eu também gosto de livros que se passem na Segunda Guerra Mundial, assim aprendemos bastante sobre esse período vergonhoso da História.
    Já li "O diário de Anne Frank" e "O menino do pijama listrado".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Esse assunto sempre me deixa desestabilizada, pois quando assisti o menino do Pijama Listrado eu me senti frustrada por naão poder fazer nada. Ainda estou para ler o Diario de Anne Frank, não sei se você já viu o filme O Pianista também fala sobre esse tema. Esse tema é um tanto reflexivo, eu choro bastante quando pego algo para ler ou assisti, mas vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruna!
    Também sou apaixonada por esse tema e sobre a História no geral. Dos livros que você citou o que mais quero ler é o da Anne Frank, todo mundo elogia muito esse livro e ele já está na minha lista de leituras para o ano que vem. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir