Vamos conversar? #4

Olá leitores 💕

Hoje decidi compartilhar com vocês algo que está acontecendo comigo: Não estou conseguindo ler. É isso mesmo que vocês leram, nada tem me agradado e todos os livros que começo estão adquirindo um ar cansativo e estou bem cansada de ler. Acho que isso se deve pelo fato de eu estar com uma Ressaca Literária. Já é a segunda do ano e queria que isso parasse.

- Fonte
Acredito que a ressaca se dá por dois motivos, o primeiro, porque você leu um livro tão perfeito que não consegue se desconectar e o segundo porque você anda tão estressado ou cansado que não consegue se envolver com nada.

Acho que o que estou passando, no momento, refere-se à união dos dois motivos. Eu li um livro perfeito e não consigo me desligar dele (Belgravia) e ando extremamente estressada, então, o que fazer para curar?
- Fonte -
A primeira atitude que tomei foi: Pausei todos os livros que tinha começado (Ele está de volta – que estou lendo há meses – e Brilhantes) e comecei um livro que estava bem ansiosa (Apenas um Garoto). Eis que essa atitude não surtiu efeito e o livro Apenas um Garoto está me decepcionando muito, mas, talvez, seja por conta do momento.

A segunda atitude que tomei foi ler contos, lembro que muitos me falaram que contos ajudam a sair dessa fase ruim, eis que li três: A Mariposa e o Espelho, Sejamos Todos Feministas e O dia em que decidi morrer. O primeiro não me agradou muito, mas os dois últimos foram incríveis. Solucionou meu problema? Claro que não!

A terceira – e última – atitude que tomei foi tentar ler um livro de um autor que sei que leio rápido, foi aí que li A Garota do Calendário – Março e, por incrível que pareça, um livro de um gênero que não gosto, me ajudou a sair da Ressaca Literária. Apesar disso, a leitura não foi totalmente agradável, mas, adianto, é o melhor livro da série que li até agora e ele recebe um carinho especial por ter me tirado dessa situação terrível que me encontrava.

Agora, ‘bora partir para tentar terminar os livros que eu deixei de lado e colocar as leituras em dia, pois já faz dez dias que estou nessa situação.

Contei toda essa história para saber o que vocês fazem quando estão com Ressaca. O que leem e se possuem alguma dica que pode me ajudar numa próxima vez, que espero que demore a vida 😂😂.

Beijos 😘

31 comentários


  1. Olá Bruna. Nossa ressaca literária ninguém merece. Todos nós leitores passamos ou passaremos por essa situação incômoda. Bom, o que eu geralmente faço é, fico mais ou menos de dois a três dias sem ler absolutamente nada. Quando termina esse período de jejum literário eu começo a ler livros de um gênero totalmente diferente do que aquele que me fez ficar com a ressaca, se não funciona, acredite comigo às vezes não funciona mesmo. Aí eu vou para o tudo ou nada, o que eu quero dizer com isso é que eu começo a assistir algumas séries de meu interesse, assisto ao Discovery Channel, assisto desenhos animados, animes ou coisas desse tipo. Leio jornais de bancas de jornal, os jornais da internet eu não aconselho, leio revistas de tecnologia, esportes, ou algo que me interessa bastante, tipo revistas de biologia e ciências, sobre o Universo num todo. Enfim, procuro de todas as maneiras e alternativas possíveis de me livrar disso o mais rápido possível. E na maioria das vezes funciona para mim, espero de verdade que funcione pra ti também. Forte abraço Bruna.

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sou praticamente obrigada a dar pausas para ler outro livro em seguida. Além de ficar presa na história anterior eu não posso forçar a vista pq se acabo ficando com visão dupla (problemas de saúde U_U), então é bem difícil eu ficar de ressaca. Mas acredito que dar um tempo para ler um outro livro deva funcionar.

    Beijos. ^^

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já passei por várias ressacas literárias. Costumo ser bem chatinha quanto à leitura e sei bem o que gosto de ler, então costumo gostar da maioria dos livros que leio e vira e mexe estou de ressaca (claro que toda regra tem exceção)!

    Quando acontece, tenho dois procedimentos padrão: Ou fico totalmente sem vontade de pegar outro livro e de fato não o faço; ou leio um livro curto com uma história bem leve. Funciona para mim.

    Que bom que conseguiu sair da ressaca! Mas vejamos o lado positivo: Apesar dela ser ruim, se apareceu é porque um livro muito bom foi lido ;)

    Beijoca! 💋
    Desenrola, Gabriola!

    ResponderExcluir
  4. Pode ser a mente pedindo um "descanso" mesmo, percebo que há uma cobrança por estar sempre lendo coisas novas, mas tem horas que se faz necessário mesmo uma pausa, que pode ser rápida ou demorada, a depender do momento e depois reencontrar algo que possa reativar os neurônios e motivá-los à continuar lendo. Como não sou um leitor compulsivo (até que preciso aumentar a quantidade de livros que leio), não sofro disso. Mas já sofri de uma longa pausa quando escrevia Ambiguidade (que você leu).
    Ah, se encontrar espaço na sua estante, posso te enviar Chapada - Volume 1. Tenho ele fisicamente (as páginas são brancas e acho que você já reclamou de um livro assim).

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bru!
    A última vez que tive ressaca foi quando terminei de ler os livros da série Amores Improváveis, da Elle Kennedy.
    Que bom que você conseguiu sair da ressaca o/
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bruna! Ressaca literária é uó rsrs fico feliz que você já tenha conseguido se livrar dela *--* a última vez que tive foi quando li A Sereia da Kiera Cass me deixou extremamente pensativa e cansada kkkk acho que passei umas 3 semanas sem ler! Estou louca por Belgravia <3 Já está na minha lista de desejados :D

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Até semana passada estava com certa ressaca literária também, mas ai chegaram alguns livros que eu estava ansiosa, comecei a ler e agora passou. Estou lendo menos que o ano passado, por exemplo, mas isso acontece porque esses últimos meses estão sendo bem estressantes para mim. Ainda assim, sou persistente e tento não me abater muito e assim consigo me distrair um pouco lendo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu passei um ano mal lendo livros porque vivia de ressaca. Ô VIDA!
    É um saco mesmo, mas já anotei suas dicas pra próxima hahahahah

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bruna, acho que você associou muito bem, duas situações: ter lido um livro perfeito ( poxa vida, Belgravia é realmente bom) e estar em um momento não favorável para ler - estresse. Comigo funciona assim também, mas o que incomoda me impede de mergulhar em uma outra leitura é a ansiedade. Adorei o post e foi mega bem argumentado!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    É um período bem complicado para um leitor, afinal estamos acostumados a ler para nos deixar felizes e isso deveria nos proporcionar prazer.
    Fico feliz que um livro de um gênero que não gosta a ajudou a sair dessa ressaca e espero que consiga colocar a leitura em dia logo.
    Quando estou nesses momentos, procuro fazer uma releitura de uma obra que me agradou muito ou recorro a um dos livros de Nicholas Sparks! Sempre tenho um reserva sem ler para tais momentos rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi amore,
    Ahhh a famosa ressaca literária... Quem nunca!
    Uma dica que deixo aqui é... tem livros que tem os momentos certos para serem lidos...
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse ano foi o que eu mais tive ressacas literárias, estou lendo muito pouco e sempre ando demorando para engatar nos livros, não sei o que está acontecendo comigo, e ainda tem o fator da faculdade, sempre que estou lendo o livro tenho que interromper para ler algum do curso e perco o fio da meada

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruninha
    Eu nunca tive uma ressaca literária, acredite ou não!!! Eu sempre dou um intervalo de um livro para a outra,geralmente de dois dias, mas nunca dei uma pausa tão grande rsrs. Deve ser difícil para que sente esse tipo de coisa, e espero que eu nunca sinta nada do tipo. Adorei o post,bem criativo. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ola , sua experiencia parece com muitas que já tive,mas não sabia dessa de ler contos.A ultima que tive eu curei pegando o primeiro livro que achei na biblioteca da escola,que foi ''se eu ficar'',me prendeu bastante e foi um jeito magico que achei haha

    beijinhos

    http://www.brilhou.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruna!
    Estou atualmente nessa fase :/ começo a ler o livro e parece que ele não anda. Espero que a fase passe logo e meu ritmo de leitura retorne.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna! Tudo bem?
    Já passei por isso e segui a dica de uma amiga. Li um livrinho curto, clichê, previsível e florzinha! Sei que os coitadinhos não são bem vistos, mas adoro e funcionou para mim. por isso sempre que sinto que uma ressaca se aproxima, já coloco nos próximos um livrinho assim!
    Mas quando a ressaca é por cansaço ou estresse, resolvo assistir filmes ou séries e ler menos! Também ajuda! Mas para ressaca, cada um tem uma receita, não é mesmo?
    Bj e que a ressaca passe em breve!

    ResponderExcluir
  17. Oiee Bruna ^^
    Aah, as ressacas literárias... Horríveis, não é mesmo? kkk' já faz um tempinho que não passo por isso, mas ainda me lembro de algumas que tive, e foram os momentos mais improdutivos do ano para mim, pois estava lendo um livro e pensava no outro, chegava até a sonhar com a continuação do livro que me deixara de ressaca, e por aí vai. Não sei bem como sai das ressacas, acho que fui tentando ler outros livros até que um finalmente deu certo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Ah, Bruna, te entendo completamente. Quem nunca viveu uma ressaca literária, nunca saberá o que é amar tanto um livro ao ponto de chorar de alegria por tê-lo terminado ao mesmo tempo em que chora de tristeza por não ter mais dele. Enfim, concordo com você que devemos tentar ler... tentar concluir leituras pendentes, talvez ler coisas mais curtas para não se forçar tanto. Contos sempre me ajudam.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Bruna, tudo bem? Te entendo perfeitamente, viu? Passei por isso várias vezes esse ano, a última foi mês passado e fiquei um bom tempo trocando de leituras, pois é isso que faço nas ressacas kkk. Eu não consigo ficar muito tempo sem ler nada, então acabo optando por coisas diferentes até finalmente as coisas andarem e eu sair dessa fase. Espero que faça boas leituras daqui pra frente!
    Ah, Belgravia é mesmo perfeito <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna!
    Mulher, acredita que eu também passei por uma ressaca literária na semana passada? Tentei começar cinco livros e nenhum deles estava bom. E tenha certeza, alguns eram bons! Tudo culpa do livro que li no final de semana anterior, o "Swear on this life". Daquele tipo de livro que te envolve tanto que nenhum outro alcança o mesmo patamar! Bem, eu não sei direito o que eu fiz, provavelmente fiquei um dia sem ler, e já me curei e voltei ao normal (ainda bem)....rs
    Espero que você também já tenha melhorado! ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Nossa, esses dias eu tava igual você, HAHA.
    Eu eu peguei um livro que ganhei num sorteio que eu tava louca pra ler, e mesmo tendo muitas páginas, eu adoro a escrita do autor, é bem leve e o tema era bem interessante, então ajudou muito. E acredita que o motivo da minha ressaca foi o Belgravia também?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  22. recentemente perdi um amigo e de lá pra cá, sinto que minhas leituras diminuíram... o título que estava lendo quando se deu o fato ainda não foi terminado, e a leitura nem era ruim, mas acho que traumatizei com a obra... porque vai me lembrar da manhã que tive a notícia...
    acabei lendo mais quadrinhos do que costumo ler por mês, e alguns de poesia... me ajudou bastante... aos poucos tô retomando as leituras de parceria e afins...
    mas ressaca é de lascar... a minha só passa com HQ e poemas hahaha
    espero que aos poucos seu ritmo de leituras volte ao normal...
    bjs...

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Ultimamente, estou lendo bem menos do que o normal. Mas, não acho que posso chamar isso de "ressaca", porque o motivo que me impede de ler são as séries que estou assistindo no momento. Enfim, quando estou de ressaca, eu procuro ler livros que eu queria há muito tempo ler (mas isso não deu certo para você :/) ou leio livros mais leves e divertidos, chick-lits, romance de bancas e romances de época ou água-com-açúcar me ajudam. Livros hots também me ajudam, pois não sei o que esses livros tem que eu sempre leios mais rápidos que o normal hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Nossa Bruna, me identifiquei muito com seu post porque tem meses que eu simplesmente não consigo ler nada. E acho que não seja nem por causa de um livro muito bom que eu li e sim porque tenho tantas coisas a fazer que acho que ler um pouco irei desperdiçar o tempo. Pode também ser um pouco de ansiedade devido às várias coisas da faculdade que tenho para fazer, mas quando isso acontece eu simplesmente deixo um pouco de lado e volto alguns dias depois para ver se já melhorou. Geralmente comigo funciona.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna,
    É horrível essa sensação de querer ler e não poder por causa dessa "Ressaca Literária". O pior é que a todo momento estamos propícios a isso. Eu. Geralmente fico sem ler por uns 5/6 dias e quando retorno, geralmente pego algo bem leve, bem água com açúcar, mas que seja divertido, vou relaxando com a leitura e quando percebo saí desse calabouço.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  26. Olha, infelizmente não tenho dicas para acabar com a temida ressaca literária não... nunca entro nela por ter gostado muito de um livro, mas essa coisa do cansaço às vezes acaba comigo mesmo, só que não luto, rs, me rendo e só tento pegar um livro de novo mais ou menos uma semana depois. Normalmente consigo me recuperar nesse período.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Bru!
    Ressacas literárias são um problema pra nós blogueiros, né? As leituras ficam muito atrasadas, enfim, uma confusão só!
    Fiquei feliz que você tenha conseguido sair dela, então, meu conselho não vai valer muito á pena rsrs... Da próxima vez, que passar por essa situação, leia PÓ DE LUA da Clarice Freire, o livro não tem uma história e creio que aqueles versinhos desenhados te animará, pois, sempre funciona comigo.
    PS: também AMEI Belgravia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Me vi descrita nesse post, sou assim também, quando a Ressaca Literária aparece ela estraga nossas leituras e principalmente quando as leituras precisam de prazos para serem postadas as resenhas. Gostei dos métodos que usou, eu leria algum livro da minha autora favorita, Paula Pimenta, que com certeza atiçaria minha vontade de continuar outras histórias.

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna!

    Olha, eu passo por ressacas literárias mais vezes do que gostaria, então entendo bem o que você passou.
    Por incrível que pareça, eu não tenho nenhuma tática para sair da ressaca, ou pelo menos, eu achava que não tinha. Quando terminei de ler sua matéria, fiquei pensando nas minhas ressacas e percebi que quando me encontro nesses momentos eu me ausento completamente do mundo literário é foco em alguma série. Assim, consigo superar a trama perfeita ou o momento de estresse e depois volto com o gás todo para os livros.
    Bem, espero que a dica ajude.

    Beijos
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  30. Oi, bru, também estou me sentindo nessa ressaca, mas não por ter lido um livro tão perfeito, e sim porque tive muitas provas em setembro, estudei maior parte do mês e fiquei sem ler e aí desanimei. Sabe quando você se empolga "depois que acabarem as provas vou ler loucamente". aí acaba e você não lê nada. Essa sou eu. Aí essa semana terminei um livro bacana, mas sem vontade de começar outro. Espero que passe logo, detesto ressaca e setembro foi o mês que menos li.

    ResponderExcluir
  31. Felizmente ainda não me deparei com uma ressaca literária, mas acho que o cansaço é um dos motivos para termos uma. Acho que uma troca de gênero, de preferência por um bem diferente do que deu a ressaca, ajude na recuperação.
    Bjs!

    ResponderExcluir