[Setembro Amarelo] Livros sobre Suicídio

Olá queridos,

Esse mês estamos na campanha Setembro Amarelo contra a Prevenção do Suicídio. Ontem, dia 10, foi o dia mundial da prevenção do suicídio. Pensando nisso, decidi trazer algumas indicações de livros e contos que abordam o tema.

- Fonte -

O dia em que decidi morrer, Francine Porfirio
"Sempre fui reservado. Acho que apenas perdi a tênue distinção entre a privacidade e a solidão. Não sei quando comecei a me sentir assim. Sinceramente, não importa. Eu passei pelos dias, os dias passaram por mim."
Um conto sobre suicídio.

Ainda não li esse conto, mas li outro da autora (Tobias) e sei que ela escreve muito bem. Além disso, a Francine é uma psicóloga e escreve com muita propriedade. Não tenho dúvidas que escreveu esse conto muito bem.

Compre: Amazon

A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Em A Playlist de Hayden temos um personagem que comete suicídio e ele deixa uma playlist para seu amigo, Sam. Nessa obra, temos uma abordagem mais ligada ao arrependimento de quem ficou vivo por não ter notado e isso acontece porque as pessoas não falam e nós, infelizmente, não sabemos identificar as atitudes deles antes de cometerem esse ato tão terrível.

Compre: Saraiva | Submarino

Eu estive aqui, Gayle Forman
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.
"Eu estive aqui é a mais perfeita mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora. "
Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível

Eu estive aqui foi uma obra que mexeu muito com meus sentidos, pois a forma como a Gayle trabalhou a obra, me fez pensar que era certo suicidar-se quando as coisas não estão dando certo. Nessa obra, temos uma personagem, que era melhor amiga de Meg – quem se suicidou – que começa a pensar que isso poderia ter sido culpa dela e acho que isso acontece muito com as pessoas que ficam vivas.

Compre: Saraiva | Submarino

Os Treze Porquês, Jay Asher
Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela.
Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.
Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.

Por fim, indico esse livro que ainda não li, mas que recebe muitos elogios de todos os leitores. Acredito que essa obra cativa muitos leitores e que é uma leitura bem interessante. Também estou muito ansiosa para fazê-la.

Compre: Submarino

Essas são algumas indicações de livros sobre o tema. Deixem nos comentários se já leram alguma delas e o que acham da campanha!


Beijos,

31 comentários


  1. Oi Bruna. Como vai?
    Muito bacana essas suas indicações de livros que tem como tema o suicídio. Desses que você citou eu li o primeiro, e por sinal adorei. Acredito que você vá gostar de lê-lo, foi um conto muito bem escrito. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Dos livros mencionados, eu já li A Playlist de Hayden e foi uma leitura bem bacana.
    No momento não consigo lembrar de algum livro que envolva suicídio na temática.
    Gostei muito da ideia do post!
    Bom domingo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Os 13 porques é um livro ótimo, foi o único que li da lista. Mas adorei ver os outros aí e já coloquei-os na lista de próximas leituras.
    Abraço!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Qie post bacana! Suicídio é um assunto muito sério mas com o qual nem todos sabem lidar. Livros como esses podem, por vezes, nos ajudar a ter uma visão mais ampla sobre o assunto e assim conhecê-lo melhor, além, é claro, do prazer da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, bru, ainda não li nenhum desses livros, mas tenho certa curiosidade com eu estive aqui e quero ler. O tema suicídio é muito forte e precisa ser realmente trabalhado. Gostei das indicações.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo sobre o primeiro conto citado, parece ser realmente muito bom, mas tenho corrido um pouco de e-books. O único que eu conhecia e li é os 13 porquês e me fez refletir muito no final mesmo que eu não tivesse me simpatizado pela personagem principal, a Hannah. Adorei a sua postagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito boas as dicas!
    Já li os 13 porquês e adorei! Uma trama muito bem construída!Embora seja triste, adoro livros sobre esse tema...
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor!
    Obrigada pelo carinho em recomendar meu conto, mesmo que ainda não o tenha lido. Espero atender suas expectativas quando puder lê-lo. :) Acho muito importante postagens como essa, que indicam livros sobre um tema tão delicado. Precisamos falar sobre o suicídio e a literatura é mesmo uma porta sempre aberta para abordar o tema. Parabéns por compartilhar algumas indicações literárias!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    que triste termos um mês de combate ao suicídio, isso nem deveria existir, mas infelizmente existi.

    Bom, as suas escolhas fazem jus ao mês e espero ler alguns deles. Não sabia que OS TREZES PORQUÊS era sobre esse assunto, e a Play List de Hayden é uma leitura bem melancólica.

    P.S eu fiquei um pouco triste em saber sobre o assunto do mês. Que pena
    Beijos querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!

    A sua lista me parece que só tem boas indicações, eu não li nenhum ainda, mas só leio resenha positivas deles. De todos o que eu mais quero ler é 13 porquês.

    Estou adorando essa série de postagens, pra mim que não conheço muitos livros sobre o tema, está sendo bem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi. Este mês de Setembro é um ótimo mês para lutarmos contra este mal que infelizmente vem levando pessoas queridas ao redor do mundo. Confesso que nunca li nada sobre suicídio, mas eu quero muito ler Os 13 Porquês. Sei que é um livro arrebatador, que nos faz refletir sobre a vida e como a gente a leva. Amei as indicações!
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  12. Oiee Bruna ^^
    Eu sou doida para ler "A Playlist de Hayden" desde o lançamento do livro, mas ainda não consegui. Gostei de "Os 13 porquês", mas esperava bem mais da história, acho que criei expectativas muito altas em relação a ele. Gostei muito de "Eu estive aqui", o livro também mexeu bastante comigo. Ainda não li o conto da Francine, mas também gostei bastante de "Tobias", me surpreendeu bastante.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiiii tudo bom ?
    Um dos livros que mais sinto vontade de ler é a " A Playlist de Hayden" o livro sempre me chamou bastante a atenção. Os outros livros também tenho a enorme vontade de ler, e espero que em breve o consiga ^^
    Gostei das dicas de livros sobre o suicídio, realmente é uma questão bem complicada, onde pessoas que cansaram de sofrer tentam aliviar suas dores, e sem pedir uma ajuda, acabam cometendo suicídio!
    beeijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá amore!
    Parabéns pela belíssima iniciativa... adorei!
    Dos livros mencionados tô aqui curiosa pra ler A Playlist de Hayden a algum tempo já!
    Os outros tem uma pitadinha de curiosidade até, mas, nenhum me instigou bastante assim pra ser sincera.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu estou achando muito bom ver essa interatividade nas redes sociais com o setembro amarelo. Gostei muito das suas indicações literárias e já li o Eu Estive Aqui, gostei muito do livro e principalmente pelo alerta ao suicídio que ele traz. Os outros livros citados eu tenho muita vontade de ler também.

    ResponderExcluir
  16. Só li a Playlist de Hyden, e confesso que fiquei um pouco frustrada com o livro, pois achei que faltou emoção na narrativa. Os 13 Porquê é um que eu quero ler ainda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna! Tudo bem?
    Estou achando incrível essa iniciativa, muito legal mesmo! Parabéns. Dos livros selecionados por vc, dois estão na minha lista de leitura: A Playlist de Hayden e Eu Estive Aqui. Espero poder ler em breve!
    Adorei o post!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Oii,gosei bastante das indicações principalmente do ''eu estive aqui''

    beijinhos

    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Todas as indicações que você citou for de livros que não li, mas que estão na minha wish como A play list de Hayden e os 13 porquês. Ainda acrescentaria nessa lista o livro Por lugares incríveis. É uma obra chocante e que mostra com muita clareza a realidade de pessoas que estão prestes a cometer suicídio. E, sim é um fator muito comum nos tempos que estamos vivendo. E achei a ideia da sua postagem brilhante pois não vi em nenhum outro blog, apesar de ter abraçado essa causa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? :)
    Suicídio é um tema pelo qual me interesso bastante, mas desses li apenas "Os 13 Porquês" e nem gostei assim tanto. Quero muito ler "Eu Estive Aqui" e também outros como "Veronika Decide Morrer", você conhece?
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre quis ler "Eu estive aqui", acho que esse é o mês ideal mesmo. "A Playlist de Hayden" é outro que me chama a atenção desde que foi lançado e é a primeira vez que eu parei pra ler sobre o que ele trás.
    Realmente é um tema excelente, nunca li um livro sobre isso e espero começar em breve.

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Bruna, tudo bem? Gostei muito das suas indicações e já li duas delas: A Playlist de Hayden e Eu Estive Aqui. Ambos muuuuito bons. Fiquei curiosíssima para conferir O Dia em Que Decidi Morrer! Gosto muito de livros sobre o tema, muito mesmo. É um assunto pesado mas que deve sim ser abordado, inclusive e especialmente na literatura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Dos livros indicados, o único que não li foi O dia em que decidi morrer, e tenho que confessar que esse título me intrigou um pouco, anotarei a dica para posteriormente.
    Gostei muito de Eu estive aqui e Os 13 porquês, e apesar de achar algumas atitudes da Hanna egoísta, o autor conseguiu criar uma história comovente. Não gostei muito do final de A playlist de Hayden, mas a história em si é muito boa.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Sempre vi a capa de Eu Estive aqui, mas nunca parei para ler sobre o enredo, me parecia ser só mais um livro de amor, mas agora vejo que o enredo é extremamente interessante, a leitura deve ser bastante envolvente e pesada com o clima de luto. Adorei a seleção que você fez, ainda não li o conto da Francine, mas tenho certeza que é tão bom quanto Tobias.
    Beijos

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna.
    Essa é uma campanha muito importante mas também muito delicada, pois tenho visto muita gente se propondo a conversar com as pessoas nessa situação, mas é muito difícil saber o que dizer a uma pessoa pensando em suicídio, além de uma grande responsabilidade. Já em relação aos livros, acho que é um tema que todos devemos ler. Acredita que eu não sabia que a Playlist de Hayden falava sobre isso? Eu estou lendo agora Por Lugares Incríveis, que também fala sobre o tema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu vi essa campanha em algum lugar, mas não tinha me atentado sobre o que era exatamente. Eu acho super válido isso. Eu conheci uma pessoa que se suicidou. Dei aula de Ginástica Laboral numa multinacional, muitos anos e certo dia quando cheguei pra trabalhar, fiquei sabendo que um dos alunos havia se suicidado com um tiro. Foi um choque. Desses livros eu tenho a playlist, mas ainda não.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  27. Hey, hey Bruna! Eu li Os Treze Porquês e gostei bastante mas não cheguei a amar, o autor parece tentar isentar a Hannah de culpa e mesmo com toda a pressão que ela tenha sofrido acredito que a responsável pela decisão ainda é ela, e também me estressou ele não ter dito como ela se suicidou. A Playlist de Hayden já estava na minha lista e agora vou acrescentar O Dia Em Que Decidi Morrer.

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna! :)
    Infelizmente a taxa de pessoas que cometem suicídio é enorme, a sociedade, as pessoas estão tão concentradas em si mesma, na sua vida que acabam por não perceber os sinais da depressão e de como isso está afetando um pessoa, na maioria das vezes alguém que é querido e próximo. Acredito que as campanhas relacionadas a qualquer assunto deveriam ser algo para o ano todo e não em apenas um mês, para que dessa forma pudesse alcançar um número maior de pessoas e ajudar mais assim. Ano passado, se não me engano, fiz um vídeo para o meu canal falando sobre esse assunto como base no livro A Playlist de Hayden, que é um livro maravilhoso para nos fazer refletir sobre a vida e a forma como tratamos as pessoas, as vezes uma coisa tão pequena pode destruir uma pessoa de uma tal forma que não notamos.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  29. Olá Bruna,
    Parecem ser ótimos livros, não li nenhum desses, mas todos eles parecem fazer o leitor refletir sobre o assunto de maneiras distintas.
    Li dois livros que abordam esse tema: "Perdão, leonard peacock" e "Como eu era antes de você".

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Que legal saber dessas publicações com a temática suicidio, vi um pessoal no book tube falando sobre essa campanha do Setembro amarelo, muito boa essa ideia. Não leio muitos livros sobre o tema por isso quase não tenho a acrescentar.
    Adorei o post, parabéns
    Bjs
    Leituras da Mary

    ResponderExcluir