[Resenha] Preconceito, orgulho & café, Moira Bianchi

Título: Preconceito, orgulho & café
Autora: Moira Bianchi (cortesia)
Editora: HRC
Páginas: 296
Onde comprar: Amazon

Preconceito, orgulho & café escrito por Moira Bianchi, foi inspirado na obra da escritora Jane Austen, Orgulho e Preconceito (meu favorito da vida). Já adianto o seguinte fato: indico muitíssimo a leitura para quem gosta de livros eróticos.

O livro nos apresenta Maria Antonia Marisguia, ou simplesmente Toni, que acidentalmente tropeça no tapete da mudança dos advogados sócios Henrique e Maurício Noronha. Depois do pequeno incidente, o fato de Maurício achar Toni extremamente atraente e alguns breves acontecimentos, Toni e Maurício acabam se encontrando e dando início a um relacionamento.

Eu precisei ler e reler o início da estória, pois sinceramente, achei muito confuso. Na verdade essa confusão se prolongou bastante. Aparentemente, foi pelo fato de a estória se iniciar com os personagens dialogando. Só depois é que as coisas são brevemente explicadas e eu consegui compreender melhor as coisas.

As minhas primeiras impressões foram de curiosidade, mas assim que esse momento passou, infelizmente, comecei a me decepcionar.

A escrita da autora é singular, mas não de uma forma tão positiva, pelo menos na minha humilde opinião. Algumas vezes eu senti que estava lendo um roteiro de filme ou novela, não sei explicar ao certo, mas o texto contém pouquíssima descrição de lugares e breves contextualizações, o que predomina são falas e ações. Outra coisa que percebi é que há muita repetição, exatamente como costumamos falar. Por exemplo, perdi a conta de quantas vezes Mauricio pensou: nossa! Como Toni é rica e linda! Aliás, tem muita gente rica nesse livro.

Mas, tudo bem. Mesmo com um estilo de escrita diferente, eu pensei: ainda há a possibilidade de eu gostar da obra, então fiquei aguardando as características da personagem Elizabeth Bennet em Toni e outras especificidades inspiradas em Orgulho e Preconceito, já que pela sinopse, é o que aparentemente o livro deveria trazer consigo, mas isso aconteceu muito pouco. Fora alguns fatos a respeito da família de Toni e a inversão da riqueza, pois no livro Maurício não é tão rico quanto Toni, eu não encontrei outras características de Orgulho e Preconceito que fossem convincentes.

Mas, tudo bem. Eu deixaria tudo isso de lado se a essência do livro fosse outra, pois o que se sobressaiu, em minha opinião, foram as cenas de sexo entre o casal. Eu queria, queria mesmo ter gostado, mas isso não aconteceu. Não consegui me identificar em nada com Toni, não sou a pessoa mais segura do mundo, mas sua personalidade cheia de dúvidas me incomodou bastante. Também tive a impressão de que a autora tentou ser engraçada em alguns momentos, como as menções culinárias que ela fez, mas essas menções não me convenceram também.

O relacionamento entre Toni e Maurício é movido pela possessividade, ciúme bobo e sexo. Dou ênfase a este último. Perdi a conta de quantas descrições das cenas de sexo entre o casal há no livro. E as descrições são, algumas vezes, constrangedoras para mim. Eu sei que há pessoas que curtem esse tipo de leitura, mas eu não curti.

A minha intenção com essa resenha não é dizer: não leiam esse livro. É claro que não é isso o que eu quero passar. Eu sei que existem muitas pessoas que podem gostar do estilo da autora e adorar a leitura, mas ela não funcionou para mim e eu simplesmente expus o motivo de não ter funcionado. Então, por favor, não se direcione pela minha opinião, se direcione por sua vontade de conhecer a obra.

Mas nem tudo é ponto negativo. Houve algo bastante bacana que tirei da leitura: a autora usou algumas palavras diferentes, que não pertenciam, mas passaram a fazer parte do meu léxico. E eu aprecio bastante essa questão, conhecer novas palavras. Ponto positivo aqui!

Preconceito, orgulho & café não me agradou pela sua essência, mas eu sei que muitas pessoas podem gostar da leitura, inclusive, pensei em alguns nomes conhecidos e pretendo indicar o livro a eles.



Classificação:


54 comentários


  1. Oi, Thamires. Tudo bem? Poxa, que pena que a leitura não tenha lhe agradado. Eu li esse livro, algum tempinho já, entretanto a leitura para mim, não foi totalmente ruim. Porém acontece, infelizmente a leitura de um livro nunca agradará à todos, né verdade! Amei a sua resenha, parabéns à você e a todas do blog. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola, que pena que o livro não atendeu as suas expectativas, apesar de gostar de erótico, esse livro não me chamou a atenção. Mas gostei de como expôs sua opinião na resenha, bjs viu!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei de poder conferir sua resenha, especialmente por não conhecer esse título. Uma pena que para você não tenha sido uma leitura tão válida, mas compreendi suas impressões sim.. Talvez eu possa ler e tirar minhas próprias opiniões.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa, que triste o livro ter te causando essa conflito. Eu realmente nunca tinha visto nada a respeito dessa obras, mas já de carae desanimei um pouco. Nunca li nada da Jane então não posso fazer uma comparação, mas achei a idéia muito boa. Gostei também da capa. Enfatizar o sexos quando tem outros elementos que podia ser destacados realmente deve ter sido chato até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Thamiris, que pena que o livro não funcionou para você. Acredito que também não funcionaria para mim porque não curto literatura erótica e as muitas cenas sensuais me deixariam cansada. Adorei a sua sinceridade, a resenha está completa e verdadeira e isso é muito importante!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Thamiris,

    Primeiramente, queria elogiar a sua resenha, pois está muito boa e me deu exatamente o que eu queria saber sobre o livro. Eu sempre vou sem expectativas quando é uma obra inspirada em um clássico, ainda mais se o clássico for algo que eu gosto muito. Neste caso, Orgulho e Preconceito é um livro que adoro e não percebi muitas características mesmo.

    É uma pena que foi decepcionante para você. Eu detesto livros eróticos que são só eróticos e nada mais. Gosto de escritas que mesmo singulares e simples, me envolvam e sejam agregadoras de valor sabe? Outra coisa que senti é o roteiro machista e misógino com essa possessividade no relacionamento, não gosto.

    Em suma, não leria o livro, pois tem muitos problemas e passo longe deles por agora. Parabéns pela sinceridade que teve ao resenhar a obra.

    beijos =) ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Anelise!
      E agradeço pelo seu comentário.
      Beijos

      Excluir
  7. Parece ser um livro muito gostosinho de ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, Thami.
    Eu acho que um livro que é inspirado em Orgulho&Preconceito ter cenas de sexo já é um contraste muito grande, já que na obra da Jane nem beijo tem, haha. Ainda mais se essas cenas são tão recorrentes. Acho que muita gente que é fã da Jane vai cair na pegadinha desse livro, ainda bem que você avisou.

    Beijos, Hel.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thamiris. Olha, mesmo gostando muito de livros eróticos, esse não me despertou interesse. Eu ainda não li "Orgulho e preconceito" (vergonhoso, eu sei) mas morro de vontade, quando vi o título desse livro e o primeiro parágrafo da sua resenha eu fiquei curiosa mas foi eu ler a resenha completa que perdi o interesse. Não consegui me atrair pela história e essa confusão inicial se estender me desanima.

    ResponderExcluir
  10. Oi Thamiris!
    Eu gosto bastante do gênero erótico mas diapenso livros que não tenham uma história por trás e que sobrevivam de cenas excessivas de sexo. Acho que não flui e nem proporciona uma boa leitura. A narrativa da autora também não me agradou, já li alguns livros que possuíam o mesmo estilo narrativo e foram experiências que eu não gostaria de repetir. Creio que de modo geral seria uma leitura que não me agradaria assim como não agradou você.
    Quero te parabenizar pela resenha que que ficou muito bem escrita. Você soube expor os lados negativos do livro de uma forma muito educada e profissional.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, a história por trás não me cativou.
      Obrigada, Larissa, pelo elogio. Fiquei um pouco receosa, mas acho que está tudo certo.

      Excluir
  11. Nossa, classificação ruim?? É a primeira vez que vejo isso na vida hahaha. Gostei muito de ver a sua sinceridade, e confesso que a história desse livro também não funcionaria pra mim. Eu não gosto muito de histórias que já começam "começadas" e me deixam confusa. Não parece ter muito em comum com o clássico, então deixa a desejar nas inspirações, não é? Dispenso a leitura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não curto livros eróticos então de cara essa leitura não me chamou tanta atenção.
    Lendo sua resenha então os pontos falhos dessa obra ficam bem claros o que só deixou mais explícito pra mim que esse não é um livro pra mim.
    O único fato que me chamou atenção nessa história foi a relação com o livro Orgulho e Preconceito que é um de meus favoritos, mas pelo visto nem isso foi bem desenvolvido na história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei legal o livro ter se baseado em Orgulho e Preconceito, apesar de nunca ter lido essa obra (pretendo mudar isso em breve). Eu realmente não gosto de romances com cenas de sexo, ainda mais em excesso, simplesmente é algo que não me agrada mesmo e só esse motivo é o suficiente para descartar o livro. Suas impressões negativas sobre a obra também me faz sentir desmotivada para conhecê-la, além de não conhecer a obra de Jane Austen, o livro peca com o início confuso, com os personagens já dialogando e acabaria se tornando uma leitura arrastada para mim. Quem sabe um dia?

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Gostei do título (Jane <3)
    Já a história, não sei. Gosto de romances com um erotismo mais sutil, não tão explicito e repetitivo como esse parece ser.

    Bom fim de semana :*

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Quando você mencionou que indicava para quem curte eróticos, já sabia que não era para mim. Não gosto de livros do gênero e saber que tem inúmeras cenas de sexo, além dessa escrita singular sem ser no bom sentido me fazem querer correr do livro.
    Não leria mesmo.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. poxa, uma pena que a leitura não vingou de forma alguma... =T ele tem uma capa bonita e quando vi o título, realmente lembrei do Clássico Orgulho e preconceito... sobre os diálogos iniciais, isso não é ruim pra mim, mas pela pouca contextualização,acredito que não será uma leitura bacana pra mim tbm...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que os diálogos iniciais complicaram bastante.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  17. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que não gosto de livros do genro também! :) ahah A essência não me agradou igual, e essas cenas de sexo não são nada do meu agrado...

    Pelo menos aprendeste palavras novas!! :) ahah Mas realmente... Não lerei mas espero novas dicas! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Já vi que foi um livro que se tivesse outros elementos, talvez tenha gostado mais. Vou deixar para um outro momento, quem sabe eu fique interessada em ler. No momento, não me chamou a atenç~~ao.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Sinceramente estou um pouco cheia desses livros hots, também fiquei desinteressada por você ter falado da confusão, história embolada não dá né?
    Não gostei de esse livro tão pouco "atraente" ter sido inspirado no fabuloso "Orgulho e Preconceito", achei frustrante.
    Bom, vamos em frente que outros bem melhores virão. bjs

    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    O título do livro me chamou bastante atenção, porém a capa nem tanto. Sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas seria difícil eu dar uma chance a ele.
    Pelo o que notei da resenha, percebo que eu também não me identificaria, mas isso é questão de opinião né? Uma pena não ter gostado!
    Parabenizo pela resenha tão bem estruturada!
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é apenas uma questão de opinião.
      Obrigada pelo elogio, Vitoria.

      Excluir
  21. Oi não conhecia o livro, mas não me senti animada a fazer leitura, pois apesar de gostar muito de obras hot, não gosto de obras que se baseiam em outras, seguindo até mesmo a singularidade do título. Por isso essa é uma indicação que eu passo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu sou tipo uma grande fã da Jane Austen , então quando vi o título desse livro relacionei logo com " Orgulho e preconceito ". Uma pena que a autora tenha deixado a desejar na hora de relacionar melhor os dois livros. Gostei muito da sua resenha , principalmente pela sua sinceridade. Porém acho que não leria essa obra , pois cenas de sexo em livros me deixa desconfortável também. Abraços!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá ♥
    Não conhecia a obra, mas amo um bom livro HOT, mas fiquei muito receosa com a leitura depois de vê seus comentários.Eu gosto de livros descritivos, pois amo em imaginar no lugar enquanto leio, mas fiquei decepcionada em saber que autora não fez isso e que parece mais um script de novela. Fico triste que de certo modo a autora não soube levar a obra por que tendo como referencia Orgulho e Preconceito era para o livro ser perfeito. Por mais que a capa seja linda vou deixar a dica passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não fique receosa.
      Infelizmente não deu certo para mim, mas pode ser que dê certo para você.
      Beijos

      Excluir
  24. Olá Thamiris,
    Logo no início fiquei bem empolgada com o paralelo de Orgulho e Preconceito na história, mas depois fui vendo que não era bem assim. Não tenho problema com o gênero Hot, curto até uma certa quantidade de livros desse gênero, mas essa obra me pareceu vender algo que não está em seu foco, e sobre isso me sentiria decepcionada em iniciar a leitura pensando ser uma coisa é no final se demonstrar outra. Ainda assim, a história parece ser interessante, mas infelizmente não me agradou no momento.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tammy!
      "mas essa obra me pareceu vender algo que não está em seu foco", eu tive essa impressão também.
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Thamiris,
    Eu não tenho nada contra livros eróticos, até leio com certa frequencia. Mas concordo com você, às vezes o livro se perde nas cenas de sexo, deixando o enredo fraco e pobre. Pelo que você relatou, ele parece mais ser uma fanfic, não? Uma pena. Abraços

    ResponderExcluir
  26. Que pena que sua experiência com o livro tenha sido tão negativo, a ponto de ganhar apenas 1 estrela. Não leio livros eróticos e nunca li nenhum livro da Jane Austen, ai estão dois pontos para não querer ler a obra.

    ResponderExcluir
  27. Eita senhora, não leria, nem lerei.
    Amei sua resenha é o livro já não me agrada por ser Hot. Enfim. Senhora, você lacra mesmo hein kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Logo que meu livro ficar pronto quero você lendo e resenhando. Ahajaja

    ResponderExcluir
  28. Oi amore,
    Já era curiosa pra ler Orgulho e Preconceito... agora esse to mais curiosa ainda...
    Uma pena que com o decorrer da leitura tenha e decepcionado.
    Também curto muito a questão de ter palavras novas... é sempre bom conhecer as coisas...
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir