domingo, 4 de setembro de 2016

[Resenha] Belgravia, Julian Fellowes

Título: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca (cortesia)
Páginas: 430
Onde comprar: Saraiva | Submarino

Belgravia é um romance histórico um pouco diferente do que estamos encontrando atualmente. Nessa obra o foco principal está nas intrigas e na descoberta de um segredo que mudará completamente a vida de muitas pessoas. O livro é divido em duas partes, o ano de 1815, às vésperas da Batalha de Waterloo, e o ano de 1840, quando Belgravia já estava construída.

O ano é 1815 e as regras tão rígidas à época ficaram um pouco de lado para que jovens pudessem aproveitar o momento antes de partir para a batalha. É isso que acontece com Sophia Trenchard e Edmund Bellasis. São dois jovens que estão extremamente apaixonados e não conseguem esconder isso. É por conta dessa paixão, que Sophia e seus pais, James e Anne, são convidados para o baile da duquesa de Richmond, tia de Lorde Bellasis. Os convidados estão se divertindo, mas Napoleão escolheu aquele momento para estourar a batalha. Mortes acontecem e a perda de pessoas queridas é inevitável.

“Ela estava naquele período da vida pelo qual quase todo mundo deve passar, quando a infância terminou e uma maturidade falsa, sem os impedimentos da experiência, dá à pessoa a sensação de que tudo é possível, até que a chegada da idade adulta prova que definitivamente não é.”

Agora, o ano é 1840 e o cenário passa a ser Belgravia, uma cidade que foi desenvolvida com muito luxo para abrigar membros ricos da sociedade londrina. Se passaram 25 anos desde a famosa batalha de Waterloo, mas, até hoje, as pessoas que estavam naquele famoso baile são questionadas de acontecimentos e guardam segredos e feridas em seu âmago.

A vida das famílias Bellasis e Trenchard mudou completamente. Agora, 25 anos depois da batalha, muitos segredos – que muitos não imaginavam – começam a vir à tona e intrigas são formadas.

É apenas isso que posso dizer da história, pois, qualquer outra informação, revelaria demais e faria a história deixar de ser instigante. A primeira coisa que me agradou nessa obra foi a escrita do Julian Fellowes, ainda não conhecia seu trabalho (sim, vivo debaixo de uma pedra) e fiquei encantada com o que li. O contexto histórico de Belgravia é incrível e as descrições que o autor fez, me fizeram sentir naquela época vivendo com aqueles personagens.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e isso foi essencial para que o leitor pudesse acompanhar todos os núcleos de personagens sem ficar perdido. Temos desde os acontecimentos com membros de ricas famílias até o que os empregados conversam enquanto seus patrões estão dormindo ou em um baile.

O segredo nos é apresentando no começo da leitura e permite que acompanhemos o que as pessoas interessadas fazem para tentar descobrir. Desde suborno até roubo de itens, os personagens fantasiam sobre as mais diferentes possibilidades e isso, de certa forma, é engraçado, pois quase ninguém chega perto da verdade.

Com relação aos personagens, existe um, em particular, que me incomodou muito, pois ele se mostrou bastante machista e o sabe tudo. Todas as vezes que ele aparecia, eu sentia vontade de sacar uma arma e mata-lo. Apesar disso, é notável que a construção dele foi muito bem-feita, como todos os outros personagens.

Além das intrigas também temos, em segundo plano, a presença de um romance proibido, mas não vou dizer entre quais personagens, para que vocês descubram quando ler.

“(...) eu enfrentaria dragões, andaria sobre carvão em brasa, entraria no Vale da Morte, se achasse que teria alguma chance de conquistar seu coração.”

Em suma, Belgravia é um livro com uma edição linda, bem revisado e com uma história que me agradou em todos os sentidos e que foi impossível largar, pois a necessidade de saber que rumo tudo tornaria me deixou extremamente ansiosa. Recomendo a leitura de olhos fechados.


Gostaria de deixar meu especial agradecimento à Editora Intrínseca por ter me convidado para participar dessa ação e ter me dado a oportunidade de ter lido essa incrível obra.

Classificação:


17 comentários:

  1. eu gostei do livro tanto pelos segredos quanto por mostrar uma Londres menos romantizada, ter dado participação aos criados, ter mostrado vários ângulos da história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ual! Sempre gostei de romance histórico. Mas, como você mesma disse este parece ser único. Porque não vi nenhum com esse mistério envolto da história. Parece ser realmente incrível. O romance proibido me deixou em suspeita. Do porque você na querer revelar. .....
    Enfim, sua resenha foi maravilhosa e fez com que a vontade de ler o livro surgisse !
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna! Que coincidência! Acabei de falar do livro lá no blog!! Eu tb gostei bastante, mais do que eu esperava até! Amei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, eu também li o livro e amei a leitura, gostei muito do estilo de escrita do Julian que fica ali beirando o clássico e compõe a sua obra como os antigos folhetins. Ah e tamos juntas em baixo dessa pedra porque eu não conhecia o trabalho dele e o livro me fez querer muito assistir a DA.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Não curto muito o gênero... e já li várias resenhas tão boas quanto a sua, no entanto, pra ser sincera ainda não me instigou pra lê-lo.
    Que bom que a história te agradou...
    E adorei a foto com a xicara, bem propícia!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Também participei da ação feita pela editora e achei esse livro muito bom. Adoro o gênero e acabei gostando do livro mais do que imagina que fosse gostar. Posso fazer uma confissão? Também não conhecia o autor até então e olha que já até assisti alguns episódios de Downton Abby mas não fazia ideia de que ele era o criador da série haha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  7. Falou em história do passado já está chamando o meu nome. O pessoal tem investido muito nesta divulgação porque estou vendo muita gente postando no IG fotos e é lindo demais este livro. Agora que vi a editora que publicou, achei que fosse outra, mas claro que quero ler porque parece algo que vai me deixar surpresa e vai me fazer amar. Adoro esta coisa de ir e voltar no tempo. É fascinante!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna!
    QUE XICARA LINDAAA!
    Quero muito ler, adoooooooro Downton Abbey então provavelmente irei adorar esse livro!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar bastante (e bem!) sobre este livro! :) E a tua resenha veio corroborar tudo o que eu pensava ate agora.

    Eu não sou muito de romances históricos mas por ter esse foco diferente nas intrigas e segredos interesso-me bastante! :) Ainda bem que gostaste assim tanto! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu amo romances de época, e esse ainda escrito pelo Julian eu tenho certeza que vou me apaixonar hahaha Fiquei um pouco curiosa sobre esse romance proibido, proibido de que maneira? hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros com contexto histórico.
    Fico super curiosa e sempre descubro várias coisas legais e bá.

    Sua resenha tá muito boa, me deu muita vontade de ler o livro e olha que minha amiga já tinha tentado me fazer ler haha

    Amo intrigas e segredos, já quero descobrir todos que vc não citou (aloka dos spoilers)

    Paraíso Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá, não curto muito romances de época, e mesmo esse sendo bem diferentes dos clássicos que focam nos romances não me chamou muita atenção, acho que prefiro focar mais em histórias que se passam no presente ou no futuro kkk

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu no baile, haha! Adoro enredos que não são baseados na descoberta do segredo, mas sim no que as pessoas fazem diante dele. Ainda não li nada do autor, mas tenho certeza que iria amar esse livro!
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruna.
    confesso que romances de época não me chamam muito a atenção, mas fiquei bem curiosa com este livro pela premissa ser completamente diferente do que estamos acostumados a ler nesse gênero e pelo contexto histórico envolvendo a trama, sem falar no clima de mistério e suspense que deve tornar a obra ainda mais interessante.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Adoro o gênero e tenho lido muitas coisas boas a respeito dessa obra. Fico feliz que as descrições foram tão boas ao ponto de fazer você se sentir daquela época. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Me interessei bastante, já esta na minha lista <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oii Bruna, tudo bem? Eu também amei demais essa leitura! Adorei a forma como o autor desenvolveu a narrativa, os personagens e tudo o mais. A ambientação é ótima e os segredos e intrigas presentes na obra só deixaram a leitura mais envolvente. Se tornou um favorito também <3 E a edição está mesmo lindíssima, não é? A editora caprichou. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir