Para Refletir #05


Olá leitores!

Há muito tempo não trago essa postagem. Em partes, porque tenho lido pouco e, em partes, porque tenho gostado de guardar esses trechos mágicos que mudam completamente meu pensamento. Recentemente, li um livro que mexeu muito comigo: Ainda não te disse nada. Esse livro foi repleto de marcações e mais marcações, pois ele tem passagens, realmente, incríveis. Mas, uma em especifico me fez pensar demais e gostaria de compartilhar isso com vocês.

“Tu disseste que alguns sonhos não se concretizam. Mas, pensa... Que graça teria, caso todos eles sempre se tornassem realidade? A beleza da vida está em sua imprevisibilidade. Saber que expectativas ora se concretizam, ora não, é que torna tudo mais saboroso e instigante. Um sonho não se realizou? Sonha outro! (...)”

Esse trecho mexeu muito comigo e levei um tempo para tomar coragem e trazer ele aqui para vocês, pois queria desfrutar dele apenas para mim, sabe? Quando li essa passagem refleti sobre como temos o costume de reclamar que as coisas não deram certo, que nossos sonhos não se realizaram, mas será que deveríamos agir assim, pois, afinal, que graça teria se todos os sonhos tornam-se realidade? O mesmo acontece com dias tristes e felizes, qual a graça da vida em viver todos os dias assim.

Será que, se estivéssemos sempre felizes, saberíamos dessa condição por não termos ficado tristes nunca? Será que valorizaríamos um sonho realizado se nenhum deixou de ser realizado? Será que apreciaríamos uma boa leitura se não tivéssemos lido um livro ruim? Será que valorizaríamos a luz sem a escuridão?

Essas foram algumas das perguntas que fiz ao ler esse trecho e cheguei à conclusão de que não. A resposta para todas essas perguntas é não, pois não saberíamos identificar as coisas boas da vida, então, devemos valorizar todas ela e sermos gratos por terem acontecido. Além disso, caso algo não tenha dado certo, isso não significa que a vida terminou e nós podemos tentar de novo.

Me contem se vocês gostaram do trecho e o que pensaram ao lê-lo.


Beijos,

22 comentários

  1. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu tenho certeza! Esse é mais um dos sinais que indicam que eu preciso ler esse livro... todas as criticas que ouvi foram super positivas e sempre destacam o livro com trechos marcantes.
    Eu adorei esse trecho, preciso mesmo parar para refletir um pouco sobre ele, acho que vai mudar alguns pensamentos meus.
    Muito obrigado pelo post Bru <3
    Abração,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. sonhos são o motor da vida, sem eles nós não seriamos nada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que trecho maravilhoso. E realmente nos faz refletir bastante sobre nossos próprios sonhos, sobre o que vale a pena lutar. Enfim, rende uma boa conversa e mensagens interessantes. Muito bom você dividir com seus leitores algo que te marcou tanto.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua reflexão. O trecho é realmente tocante e concordo plenamente com você. não daríamos o devido valor as coisas da vida, da mais simples as mais complexas, se todas as ossas vontades nos fossem concedidas. O equilibro é sempre necessário em nossas vidas.

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna. Esse seu texto e o trecho do livro, me lembraram do filme Divertidamente (já assistiu?). O filme fala algo parecido com isso e eu também concordo. Acho que tudo que é muito fácil, nem sempre é valorizado e se tudo fossem flores o tempo todo, não daríamos valor à conquistas suadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti, sim Bia.
      Fico muito feliz que você concorde ♥

      Excluir
  6. Bruna, adorei!!!
    Que tragédia seria se todos os sonhos se realizassem... acho que Oscar Wild já tinha falado algo parecido: Existem duas tragédias na vida: uma é não alcançar seus objetivos e a outra, é alcançar!!!
    De novo, adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Às fico pensando exatamente nisso! Se uma coisa não dá certo , era porque não tinha que dá certo naquele momento. O que não podemos é parar de viver, se não deu certo agora, tenta outro sonho . Não podemos parar de tentar!!! Ótimo trecho!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. A gente precisa seguir em frente sempre!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa... adorei o recorte que você postou... realmente traz reflexão... Fiquei curioso pelo livro. Vou pesquisar. Mas acredito que se todos os nossos sonhos se realizassem assim no momento que queremos, os sonhos não teriam o mesmo valor que tem hoje, após uma espera... enfim... não vou filosofar antes de ler o livro... Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei essa sua reflexão e entendi o porque de você ficar meio receosa em trazer aqui para a gente. Acho que todos os sonhos se realizam sim, se corrermos atrás, a cada momento necessário na nossa vida eles com certeza se realizarão.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, que trecho bacana. E sua reflexão sobre ele foi, digamos, perfeito. Eu super concordo com o que você disse. E isso não se encaixa somente nos sonhos, mas, como você mesma disse, nos dias felizes, nos bons livros, nas boas amizades e assim por diante. SE sabermos que há o ruim, vamos ser gratos pelo bom, que um dia tivemos.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Realmente uma passagem muito interessante, realmente que graça teria? As vezes algumas coisas não se concretizam por que não está na hora ou por que tem algo muito melhor por vir, e talvez se tivermos certeza que todos os nossos sonhos iram se realiza não iriamos nos empenhar tanto para tentar torna-lo possível. Preciso ler esse livro

    ResponderExcluir
  13. Oieee
    Amei a reflexão. A vida é feita de sonhos, mas se um não se realiza, não significa que não possamos sonhar outro, certo? Isso faz com que o ser humano se impulsione a correr atrás do que quer para realizar seus sonhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem?! Eu adorei a reflexão que nos trouxe através de um quote tão bonito como esse. É natural do ser humano reclamar quando não está satisfeito ou não consegue algo...mas se tudo fosse fácil...com toda a certeza não valorizariamos as nossas conquistas e alegrias. E tudo que é realizado com luta tem um gostinho melhor.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    São os sonhos que nos movem para que possamos alcançar nossos objetivos.
    Sem sonhos não somos nada além de vazios.
    Adorei a reflexão e acredito que se tudo fosse simples como gostaríamos que fosse, não teríamos aquele gostinho de dever cumprido.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bru

    Realmente esta é um belo trecho. A vida é complicada, né? Nunca vamos conseguir tudo o que queremos, mas sonhar é o que nos move, sempre vamos dormir fazendo planos, pensando no futuro, pensando no que queremos conquistar...muitos desses sonhos nunca se tornarão realidade, mas viver sem sonhar não é viver, não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas confesso que adorei o trecho que você trouxe para a postagem pois ela é realmente digna de muitas reflexões. Adorei ver o que você sentiu sobre ele os seus sentimentos sobre e realmente tenho que concordar com você. Acredito que nessa vida temos que saber conviver com o equilíbrio, quando momentos ruins acontecem, por exemplo, ninguém percebe que eles ajudam a tornar as lembranças boas muito mais marcantes, impactantes e memoráveis. Se durante toda a nossa existência apenas coisas boas acontecessem, não saberíamos como é o sentimento de conquistar algo que queremos muito, não saberíamos como é ser forte pois nunca haveria empecilhos para nos atrapalhar no caminho que pretendemos seguir e principalmente, acredito que não saberíamos como amar alguém e valorizar essa pessoa. Amei o trecho que você colocou pois ele realmente faz as pessoas pararem para pensar nas coisas que acontecem no nosso cotidiano.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Adorei este trecho que você escolheu, e concordo plenamente com ele. Se tudo o que sonhávamos fosse realizado, nem nos esforçaríamos mais em realizar os sonhos. A vida e suas dificuldades é o que dá charme aos dias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Amei o quote e o pensamento do post, e concordo com você, temos que ter momentos ruins, para que os bons estejam em perspectivas. E os sonhos? que graça teria se todos se realizassem sem o mínimo esforço? nenhuma, não seriam mais sonhos. Espero que veja mais posts como esse

    ResponderExcluir
  20. Amei o quote, assim como você, quando eu pego um livro que me marca muito eu fico um tanto relutante em postar pois gosto de refletir nele sozinha.
    Achei esse um quote maravilhoso, muito boa sua escolha.
    Afinal de contas, a vida seria chata se fosse previsível e sempre tem lugar pra mais de um sonho.
    bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna, tudo bem?
    Achei o trecho lindo e muito reflexivo, não conhecia o livro ainda e devo dizer que já senti vontade em ler ele. O trecho me fez pensar em sonhos e sobre a vida, que realmente o bom dela é por ser imprevisível e não sabermos o que acontecerá no amanhã. Achei linda essa passagem.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir