[Resenha] Trilogia A Seleção - Kiera Cass

Título: A Seleção, A Elite, A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Onde Comprar: Saraiva

Passei muito tempo resistindo à trilogia "A Seleção". Foram anos assistindo ao amor incondicional dos fãs por esses livros sem nunca entender o porquê de tudo isso. Até que, um belo dia, eu resolvi dar uma chance à Kiera Cass. E eu estaria mentindo se dissesse que amei tanto assim como a maioria. Mas também não estaria sendo sincera se dissesse que não gostei.

Li os três livros em menos de duas semanas - e se não fosse a maldita falta de tempo teria sido mais rápida. A verdade é que eu não queria desgrudar meus olhos, nem por um segundo, das páginas. Eu sentia necessidade de saber o que iria acontecer em seguida - não, necessidade, não, DESESPERO. Eu não esperava ser tão surpreendida por essa história delicada e também inusitada. Mais que isso, eu não esperava gostar tanto de America Singer. (Meus parabéns à autora por ter construído uma protagonista admirável, sincera e humana.)

No entanto, é óbvio que algumas coisas não me agradaram. Dentre elas está o relacionamento entre America e Maxon. Sim, me julguem, mas eu achei bem forçado no primeiro livro. Preferia mil vezes Aspen - já podem me matar. O importante é que essa sensação de "esquisitice" foi passando ao longo das páginas, e no final acabei me apaixonando pelo casal.

A narrativa um pouco atropelada e mal desenvolvida foi outro problema. Muitas vezes precisei parar para pensar onde eu estava de tão rápido que algumas coisas aconteciam. Mal tinha tempo de digerir a informação. Claro que isso confere dinamismo à história, mas o enredo deixou a desejar, já que senti falta de algumas explicações no desfecho, principalmente. Acabou rápido demais, poxa! Nem deu tempo de chorar minhas lágrimas de felicidade...

No geral, adorei a trilogia. Me arrependo de não ter lido antes e já estou pulando aqui de ansiedade pela adaptação cinematográfica (que está de rosca, aliás!).

Classificação:

 

23 comentários

  1. Oi, Gabrielle!
    Lendo seus comentários, senti muita saudade da trilogia, faz um bom tempo desde que concluí o terceiro livro.
    Assim como você, senti essa ansiedade de ler loucamente até descobrir tudo o que ia acontecer. No começo eu preferia o Aspen também,mas depois me dei conta de que Maxon e America formavam o casal ideal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu resisti por um tempo também para ler a trilogia e adorei cada livro. Concordo que às vezes a narrativa era rápida demais, mas te garanto: você sentirá falta dos personagens. Li ano passado a trilogia e esse ano li os dois seguintes, mas estou sentindo uma saudade de America e Maxon...

    Sobre a adaptação... Espero que não fracassem! A última adaptação que assisti não me desanimou, porém, outras como Convergente... Prefiro nem comentar.

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabrielle, você não tem noção de como eu quero terminar essa série logo. Juntei dinheiro no sufoco para comprar o primeiro livro, isso faz meses já, e até agora não consegui comprar o restante. Estou enlouquecendo de curiosidade!
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. olá, assim como você me arrependo de não ter lido antes, a trama em si é ágil, tem um toque romântico permeado de ação e um que de aventura e é extremamente fluida, nos três livros há um crescimento dos personagens que muito me atraiu
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Que bom que você curtiu a leitura desses três livros. Eu também custei a ler, mas quando comecei, não parei mais e logo no primeiro livro já me apaixonei pelo casal. Confesso que sentia uma raiva enorme de Aspen, mas logo esse sentimento passou. Sobre America, acho impossível não gostar dela, pois ela é muito bem construída e sempre se destacou por seu desenvolvimento. Sobre a adaptação, tenho medo do que vão fazer....

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabrielle. Eu também estou resistindo à essa tentação mas vejo que não vou resistir por muito tempo, cada vez que vejo algum post sobre um dos livros da série eu fico louca para ler logo. Gostei de saber que você se agradou tanto da série e que leu bem rápido, te entendo com a falta de tempo, às vezes podemos ler um livro em um dia só mas a falta de tempo não permite. Acho que não se agradar por completo é normal, afinal a história é longa e pelo que leio nas resenhas esse relacionamento parece mesmo ser forçado mas não tenho respaldo nenhum para afirmar. Eu quero muito ler e espero que até o final do ano eu leia.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu já tive muita vontade de ler a trilogia Seleção, mas depois que de trilogia virou série e toda hora tem livro novo, fiquei bem desanimada. Mas aí li um livro único da autora e fiquei maravilhada com a escrita da Kiera e agora a vontade de conhecer a série pela qual ela ficou famosa, voltou.
    Amei sua resenha e não sei se tem spoilers, mas aumentou minha curiosidade quanto ao universo que a autora criou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabrielle, tudo bem?
    Eu acredito que seja realmente uma leitura proveitosa, mas não me sinto encaixada no público alvo da trilogia Seleção. Até pretendo ler algum dia, só não sinto aquela necessidade urgente para realizar tal tarefa, não sei se é pelo fato de já ter ideia do que vai acontecer (impossível fugir de spoilers) durante os livros ou se é pelo fato de ter tantas pessoas apaixonadas pelo livro, não sei exatamente o motivo, mas não é minha prioridade de leitura. Quem sabe um dia eu não dou uma chance aos livros e assim como você goste da leitura e me pergunte o porquê de não ter lido antes.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Assim como você, também venho resistindo a ler essa série. Não sei porque mas nunca me senti realmente interessada... Porém, espero algum dia poder ler para ver o que tanto agrada aos fãs :)
    Sempre vejo falar que a leitura é muito fluída, e talvez isso seja um ponto que me agrade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Eu li os três livros em um final de semana. SÉRIO! E não é pq a escrita dela é tão maravilhosa. Achei o enredo bem simples mas eu adorei a escrita da autora. Acho que ela perdeu a mão nos demais livros, esses três já estavam ótimos.
    Gostei da resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi, tudo bom? Eu nunca tive vontade de ler essa serie, acredita? Principalmente por ser quase que completamente um romance, e também porque, como você disse, a autora corre demais em algumas partes deixando o leitor perdido... Não é uma trama que me instiga a fazer a leitura, apesar de todos os comentários elogiosos que leio sobre. Eu gostei muito da tua resenha, bem concisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, gab, eu também fico assistindo o amor dos fãs e fico tentando entender e assim como você tenho andado bem tentada a dar uma chance para a série. Que bom saber que te agradou, mas acho que essa narrativa atropelada também me incomodaria um pouco. Mas mesmo assim valeu a pena conhecer né. Espero poder ler logo também.

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!

    Ainda não li essa série e assim como você creio que gostarei mais não irei amar, tenho uma tendência natural em ser do contra. A sua é primeira resenha que vejo apontoar o empecilhos presentes na narrativa, a demais são tantos elogios que parece ser tudo perfeito demais. Enfim, pretendo ler, mas não agora. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie! Caramba eu ainda faço parte do time de que não li essa trilogia e nem sei se quero ler pois o enredo não chama minha atenção. Até que foi uma leitura bem fluída para você mesmo com os pontos que te desagradaram. Quem sabe um dia eu leia mas por enquanto vou deixar a dica passar...
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu simplesmente me apaixonei por essa trilogia, li os três livros em apenas três dias e fiquei muito chateada quando acabou. Mas não sei, eu nunca gostei do Aspen, então o Maxon me conquistou a primeira vista. Gostei muito de como o relacionamento dos dois foi construído, mas às vezes a America me deixava completamente nervosa e com raiva dela hahaha Mas com certeza é uma das melhores trilogias que já li. Aguardo ansiosamente o filme também <3
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabrielle,
    li os três livros em uma maratona pessoal louca, li em 48 hs corridas, sem parar nem pra dormir, acredita? Eu nunca gostei da América com o Aspen, só achei bonitinho eles bem no comecinho lá casa da árvore, mas depois que ela foi para o palácio achei que o relacionamento dos dois perdeu espaço imediado, acho que grande parte dessa minha sensação se deve ao fato de que era tão perigoso eles se encontrarem por lá, eu sempre ficava aflita com medo de que algo terrível acontecesse a ambos, então torcia loucamente pra que ele deixasse America de mão logo.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu estou resistindo a ler esse livro por receio de não gostar, e assim como você fez, estou adianto a leitura. Fico feliz que tenha gostado da obra, mesmo que ela tenha deixado a desejar em alguns pontos. Às vezes é mesmo ruim a narrativa ser corrida, acabamos tendo muitas informações de uma vez só. Espero também poder dar uma chance à obra.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi linda, tudo bem?
    Eu também reluto com relação a leitura dessa série!
    Amo distopias e esse é um dos motivos de eu querer ler esse livro e o outro é claro que são as opiniões dos leitores sobre esses livros.
    Acho a premissa da série interessante e a cada resenha que leio penso "tenho que começar a ler", mas dai acabo deixando pra depois e nunca leio.
    Entendo os motivos que te fizeram não amar tanto assim os livros, mas fico feliz em saber que mesmo assim você apreciou a leitura.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabrielle, tudo bem?

    Eu sempre que vejo resenhas sobre essa série, eu tenho vontade de ler, mas quando vou para ler, desisto. Sei que vou me incomodar muito com várias coisas, então eu fico com um pé atrás. DETESTO romance forçado e agora que você citou, ficarei mais receosa ainda. Adorei o seu post, acredito que seja uma história legal, mas que não seja tudo isso como muitos fãs acham. Espero ler e tirar minhas próprias conclusões. Parabéns pela sinceridade haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  20. Oi, confesso que li esses livros quando só haviam os dois primeiros e eu achei que eram os únicos... resultado: sofri milhões de meses até que fosse lançado o desfecho. Não irei te julgar por no início não ser tão fã de Maxon com a América, eu também preferia o Aspen, até que fui lendo e lendo e quando vi já não torcia mais por ele e sim pelo príncipe. Não acho que seja algo forçado, mas sim que acontece bem rápido a história e também gostaria de mais... Mas é uma ótima leitura e você lê tão rápido que ao terminar se pergunta: como assim já acabou? Gostei da sua resenha e suas críticas!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Essa série é tão amada no mundo literário, né? O que deveria me deixar animada com os livros,mas não acontece isso, tanto que tenho esses livros e eles ainda estão no plástico kkkk Acredito que deve srr uma história bacana mesmo, com bons personagens, mas não me sinto animada e saber que a narrativa é atropelada me deixou mais desanimada ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Muito bacana sua resenha que inclui os três livros, sabe que tenho eles aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, porque estou bem curiosa e animada para ver esses livros que todo mundo fala tão bem. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e recomenda, estou bem ansiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu comecei a ler o primeiro livro e achei a narrativa da Kiera super dinamica e interessante. Não sou muito fã de distopias, mas essa seria uma que eu até seguiria em frente. Acontece que antes da metade do primeiro livro eu senti uma coisa e é o que você confirma em sua resenha... Apesar de deixar a leitura dinamica, a rapidez dos acontecimentos faz com que muitas coisas fiquem desenvolvidas de modo superficial. E isso me faz perder a vontade de continuar lendo, sabe?
    Achei super interessante a sua resenha incluir os três livros e sem nenhum spoiler. Vi resenhas de apenas um deles com mais spoilers do que gostaria, então achei isso um super ponto positivo. Parabéns!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir