[Resenha] Ainda não te disse nada, Maurício Gomyde

Título: Ainda não te disse nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71
Páginas: 236
Onde Comprar: Diretamente com o autor

Ainda não te disse nada é mais um livro que atesta a grandiosidade da escrita do Maurício Gomyde. Nesse livro conhecemos a história de Marina, uma romântica incorrigível que acredita no amor verdadeiro, mesmo que muito não creiam mais nele.

Marina está morando em São Paulo, ela deixou sua cidade no interior para ir em busca de um sonho: tornar-se uma estilista famosa. Ela está trabalhando na agência dos Correios e conversa com sua amiga, Dona Jane, sobre como as pessoas não mandam mais carta a ninguém hoje em dia. Elas perceberam que isso é verdade e tiveram uma enorme surpresa quando uma moça ruiva entrou na agência e postou uma carta.

“ – Ih, desse jeito você nunca vai saber qual é o prazer de escrever... Fechar o envelope... Selar...
Marina acompanhou, de boca aberta, o ritmo das palavras da Dona Jane.
- Postar... Esperar a resposta por dias... Receber... Saborear a letra da pessoa... Imaginar o momento em que ela escreveu cada linha. – Dona Jane olhou para cima, fechou os olhos, sorriu e continuou lenta: - Não vai saber como é bom sentir a presença da pessoa ali... Naquele papel e...”

Essa moça ficou na mente de Marina, pois aquela situação a surpreendeu demais. Outra grande surpresa foi ver a moça na cafeteria, em que Marina passava todas as tardes, escrevendo cartas. Marina, obviamente, foi conversar com ela e se surpreendeu com o que ela disse, que ela escrevia cartas para estranhos a pedido de parentes, se passando por entes queridos que não aparecem há tempos.

As coisas estão indo bem até que ela recebe a informação de que há uma carta na caixa postal de uma pessoa que há tempos não aparece. A carta está na iminência de ser enviada de volta ao remetente. Marina faz o possível para entregar a carta e descobre que o destinatário era a misteriosa ruiva, uma pena que ela não pode mais receber a carta.

Por conta disso, ela decide começar a se corresponder com aquela pessoa. Será que essa correspondência dará certo? Será que ela não se envolverá mais do que deve?

Como disse acima, o livro atesta, ainda mais, o talento do autor e isso me agradou demais. Os personagens foram todos bem construídos e desenvolvidos. É impossível não se apaixonar pela história de amor entre a Marina e o remetente. É visível como ela se envolve e é impossível não nos envolvemos também com os personagens.

A única ressalva que tenho é em relação ao final, eu queria muito mais. Queria saber o que aconteceu e como eles resolveram aquela situação e como é o futuro de Marina. Mas, mesmo com essa ressalva, a história não perdeu seu valor e deve ser lida por todo mundo.

“Como diria Neruda: Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida...”


Classificação:
 

15 comentários

  1. Olá Bruna!
    Curti a premissa. Li o Surpreendente do mesmo autor e não curti, mas daria uma segunda chance pois apesar de não ter gostado do enredo achei a escrita bastante boa.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,

    Li um livro do Maurício e amei e ainda tive o prazer de entrevistá-lo para meu TCC. Não li esse livro dele, mas minha vontade é ler todos, amo a narrativa que ele cria e realmente os livros deixam com gostinho de quero mais. Você vai sentir esse mesmo sentimento quando ler outros dele.
    Adorei a premissa desse livro e espro poder ler o mais breve possível.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bru!
    Nunca li nada do Mauricio, mas fiquei interessada nesse enredo.
    Realmente é muito saboroso escrever, selar e enviar uma carta.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas fiquei muito interessada nesse livro. Gosto de histórias onde podemos ver claramente esse sentimento crescendo entre duas pessoas e acho que foi isso que me chamou a atenção. Fiquei curiosa com esse final meio em aberto que você falou, quero conferir.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Já li o livro e adorei... fiquei com a mesma sensação com o final. Mas o Maurício foi muito feliz com toda a construção da história. Gostei muito do envolvimento da Marina com o remetente da carta, realmente é impossível não se envolver com a história. Adorei sua resenha. E a capa? acho-a linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade em conferir a escrita do Maurício principalmente porque sempre me deparo com tantos elogios a ele, infelizmente ainda não tive a oportunidade, mas espero poder fazer em breve. A premissa do livro é bem interessante, sempre que leio algo sobre troca de correspondências eu fico com vontade de enviar uma carta para alguém, rsrs... Fiquei bem curiosa para saber mais sobre o desenvolvimento do relacionamento de Marina com o remetente da carta. Dica anotada, pretendo ler em breve.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  7. Oi, bruna, eu conheci até agora só uma obra do maurício, infelizmente, por ter uma lista gigante de coisas a serem lidas e tem aqueles livros que vamos adiando. Mas adorei a história do ainda não te disse e já quero lê-lo imediatamente, porque é realmente algo que acontece isso de não enviarmos mais cartas, e fiquei super intrigada com qual motivo fez a ruiva não poder receber mais as cartas. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  8. OI Bruna, eu li um livro do Maurício e ele realmente escreve muito bem, e agora quero ler mais dele. Este parece lindo e olha que ninguém mais escreve cartas mesmo, uma pena, já que é tão lindo receber cartas, mas o mundo é um pouco mais prático. Esta é a nova edição dele né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee Bruna ^^
    Eu adoro a escrita do Maurício, mas ainda não tive a oportunidade de ler este livro. Parece ser tão lindo e apaixonante quanto os outros ♥ Eu adoro quando os personagens se apaixonam por correspondência...haha' Imagino que os personagens sejam incríveis!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom, confesso que essa obra eu não conhecia do autor. Mas ela definitivamente me encantou! Ou quase isso até que vi sobre a parte de que não dá para saber o que acontece com os dois... eu odeio livros que deixam em aberto e não se dá para saber o que acontece, então apesar de ter amado a história fiquei bem receosa em ler porque sei que irei ficar com muita raiva sem saber. Assim como as personagens eu realmente gosto muito de cartas e acho uma pena muitos não a utilizarem mais ): Faz parte com o avanço da tecnologia... Quanto a leitura irei pensar, mas definitivamente você me cativou com sua resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Eu adoro esse tipo de tema que os personagens conversam a distância. Eu mesma estou escrevendo sobre isso e estou torcendo para dar certo. Quanto a história, fiquei imaginando se a misteriosa ruiva tenha falecido, e já senti um grande aperto no coração. Achei a proposta do livro muito interessante e sensível, exatamente o tipo de livro que me chama a atenção. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de lê-lo e, quem sabe, recomenda-lo também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bruna!
    A primeira vista, eu não tinha dado muita importância ao livro, mas depois de terminar a sua resenha, posso dizer que mudei de ideia. Achei a premissa muito interessante, amo história que abordem cartas. Tenho certeza de que eu vou amar a leitura, que espero ter a oportunidade de fazê-la em breve.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Não conhecia esse livro apesar de conhecer autor,ainda não li nada dele e espero poder começar por esse.Amei a capa e adorei a premissa da estória, e claro que a curiosidade bateu mais forte sobre essa troca de cartas e até onde isso vai dar.
    Mais um pra minha imensa listinha ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/07/resenha-seducao-da-seda-loretta-chase.html#comment-form

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade com esse livro, ainda mais que falam sempre tão bem do autor, e sua resenha me deixou mais animada ainda, é difícil passar despercebida por um livro que trás tantos elogios né? Ótima resenha, e espero ler ele bem em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bruna!
    Tenho vontade de ler esse livro faz muito tempo. O autor é super elogiado, mas ainda não tive oportunidade de conhecer o trabalho dele, talvez em breve eu consiga matar minha curiosidade, quero começar por esse livro! :)

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir