[Resenha] A Menina da Neve, Eowyn Ivey

Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352

A Menina da Neve é um livro maravilhosamente diferente, fora do convencional; perfeito para quem espera uma leitura tranquila, profunda e cheia de mistérios.

Só a sinopse já é motivo para todo leitor querer ler e já deixo avisado que nada é como esperamos. Então, sim, é bem surpreendente - não daquelas surpresas de dizer "Oh meu Deus", mas de outras que tocam o coração lentamente. Quando dei por mim estava completamente hipnotizada pela história, pelos personagens e pelo cenário.

Mabel e Jack sempre quiseram um filho. Na juventude, sonharam com a terra que o Alaska prometia e tudo que ela poderia lhes oferecer: fartura, beleza e felicidade. No entanto, não foi bem assim. Anos se passaram, e o casal cada vez mais afastado, começou a viver uma melancolia diária e praticamente individual. Mas, quem sofria mais era Mabel, uma mulher que lamentava todos os dias a perda do filho e, impedida de trabalhar na terra por Jack, aprendeu a viver com o silêncio e a solidão.
"Podemos fazer isso, não, Mabel? Inventar nossos finais e optar pela felicidade em vez da dor?"

Entretanto, a rotina do velho casal (a própria autora os chama assim, embora em nenhum momento a idade deles seja revelada) estava fadada a mudar com a vinda do inverno. Junto com ele veio uma menininha, a misteriosa e selvagem menina da neve.
"Não era necessário entender os milagres para acreditar neles (...). Talvez você tenha de parar de procurar explicações e segurar a coisinha em sua mão o máximo possível antes que ela escorresse feito água entre seus dedos."

Nem é preciso dizer que logo Jack e Mabel se afeiçoaram a ela. Tentavam se aproximar mas a garotinha insistia em ser arisca e a guardar seus próprios segredos. Ela ia e vinha quando quisesse, sempre fugindo para as montanhas e para o frio durante o verão. Muito tempo se passou até que os velhos se acostumassem a isso e desistissem de tentar domar aqueles cabelos tão claros quanto a neve e aqueles olhos tão frios quanto o gelo.

O grande mistério em torno da garota é mantido durante todo o livro mesmo que alguns segredos sejam revelados aos poucos. Afinal, será que a garotinha realmente existia? Será que ela não era apenas a imaginação de Jack e Mabel que tanto desejavam um filho?

A Menina da Neve é um livro que beira o genial. Eowyn Ivey consegue fazer com que o estilo de escrita se confunda com a história, com o modo de vida dos personagens e, principalmente com o cenário. Ainda devo dizer que o final carrega consigo muitas surpresas inimagináveis - redundante, eu sei -  para o leitor. Quando virei a última página flagrei uma lágrima e senti meu coração partido de uma maneira estranhamente boa.
"Nunca sabemos o que vai acontecer, não é mesmo? A vida sempre nos joga para um lado e para outro. É uma aventura não saber onde você acabará e como pagará sua passagem. É tudo um mistério e, se dissermos o contrário, estamos mentindo para nós mesmos. Diga-me uma coisa: você alguma vez já se sentiu tão viva assim?"




Classificação:

23 comentários

  1. Oie...
    "Um livro que beira o genial"... Com uma frase dessa é impossível não desejar o livro! Confesso que havia desistido de ler essa obra devido a algumas resenhas negativas que tinha lido, mas, após ler esse post é impossível não desejar a leitura.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hummmm!!! Já deu vontade de ler... E a foto ficou show: além de ler, deu vontade de comer essas delícias também! hahahahaha
    Adorei a dica!

    Beijos da Ka!
    www.cerejabranca.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabrielle, eu já li esse livro e foi no passado, mas parece que a história está fresca na minha cabeça. O final é mesmo surpreendente e ainda espero poder ler mais obras da autora, porque seu desenvolvimento é mesmo genial . Também me emocionei muito com essa leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem com você?
    Beirá o genial? Sério? Rsrs. Eu já vi várias críticas bem bacanas sobre o livor e sempre dizem que ele é realmente muito surpreendente. Eu amo livros assim e essa sinopse me deixou mais curioso do que eu já estava. Adorie a capa também. Então assim que a página de cortesia da Novo Conceito tiver liberado eu vou solicitar o livro para leitura. Adorie as suas considerações! Até masi vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabrielle, achei o enredo bem diferenciado e acho imaginei alguns detalhes, só em função do que você escreveu. Muito curiosa quanto ao mistério que envolve a menina e já fazendo minhas deduções.
    Espero poder ler em breve!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse livro está entre os meus desejados, e quero muito lê-lo principalmente por essa temática diferente de surpresa, dessa menina que pode ser real ou uma alucinação do casal por desejarem tanto ter um filho.
    Enfim, a história realmente parece prender o leitor, e espero ter a oportunidade de l~e-la algum dia

    ResponderExcluir
  7. Oie, assim como você também já li esse livro e gostei muito dele, achei aquelas descrições das paisagens do Alasca tão vivas. E também me emocionei com a menininha e terminei o livro sem saber se ela era realidade ou fantasia. E também fiquei curiosa para saber a idade do casal. Que bom ver que você gostou.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi!
    Eu já li zilhões de resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda não bateu a vontade de ler :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oie Gabrielle,
    menina nunca pensei que esse livro guardasse uma trama tão densa como a que você descreveu em sua resenha, confesso que já tive várias oportunidades de adquirir esse livro, mas nunca dei muita atenção por não acreditar no potencial da obra, agora no entanto vou ficar de olho e assim que possível vou garantir meu exemplar.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabrielle!
    Essa capa e essa premissa são muito interessantes mesmo. Eu to pra ler esse livro, mas ainda não tive um tempinho. Eu adoro mistério, histórias profundas e tudo mais. Esse livro parece reunir coisas que eu amo. Sua resenha me deixou bem mais atenta de que 'eu tenho que ler', haha.

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oiee Gabrielle ^^
    Gente, eu estou doida para ler esse livro ♥ parece ser tão diferente de todos os livros que eu já li, sem contar que a capa é linda, né? Saber que é um livro genial me deixou ainda mais curiosa para lê-lo, estou mesmo precisando de uma história que arranque lágrimas e que me surpreenda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela capa desse livro e então fiquei sabendo mais sobre a história e fiquei bem animada também, bem curioso essa coisa da menininha aparecer para o casal, né? Enfim, acredito que é uma história bem interessante mesmo e por isso espero ler algum dia ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabrielle, eu estou com esse livro aqui em casa para ser lido mas não consegui arrumar tempo ainda, e sabe que eu morro de curiosidade com ele. Eu amo o enredo dele e pela sua resenha parece ser bem do jeito que eu imagino, juro que não vejo a hora de conhecer a obra. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!!

    Primeiro: chocolicia 😍😍😍😍 melhor bolacha do mundo!
    Eu não li esse livro ainda, mas só vi críticas positivas para a obra e a forma como o enredo foi montado e a sua resenha só prova isso.
    Aaah gosto do cenário também!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim do livro, a ponto de o considerares genial! :)

    Eu acho que vou ler esse livro.. Adoro o misterio formado a volta dela... O que tera acontecido nesse final? :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu tive uma opinião bem diferente da sua a respeito da leitura. Não achei o mistério da garota tanto mistério assim, e infelizmente não consegui me envolver com o enredo. Mas sou exceção, a maior parte das pessoas compartilha da sua opinião sobre a leitura, só não foi leitura para mim, ou de repente li no momento errado. Mas fico feliz que tenha gostado!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Sou uma pessoa muito ansioso então eu tenho certeza que ficaria doido pra saber os misterios. Vendo suas impressões fiquei doido pra ler pois o livro parece ser bem envolvente e intrigante de se ler. Não o conhecia mas já adicionei nas minhas leituras.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu quero muito ler esse livro! Ainda bem que li que essa resenha e agora já sei mais ou menos o que esperar, afinal até agora o livro tinha me conquistado pela capa e eu não sabia muito sobre ele. Quero muito ler esse livro e me apegar (ou não) à menina da neve e seus segredos.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Oie.
    Quando li a sinopse desse livro achei tudo tão novo e genial que fiquei curiosa, mas confesso que isso passou depois de um tempo e com algumas resenhas não tão boas assim, mas bem, digamos que fiquei curiosa de novo!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu estou doida para ler esse livro, minha curiosidade só aumenta a casa resenha que eu leio e quero saber logo de onde surgiu essa menina ou se de fato ela existe ou se é fruto da imaginação do casal. Sua resenha ficou muito bem elaborada. Adorei

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Queria tanto um livro sobre neve quando estava viajando, mas só descobri um a altura agora! A história do casal deve ser mesmo incrível!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, esse livro divide muitas opiniões. Fico feliz que tenha gostado e espero poder conferir o livro logo.

    Beijos,

    ResponderExcluir