[Resenha] O Diário da Princesa, Meg Cabot - O Diário da Princesa #1

Meg Cabot sempre foi uma autora que despertou minha curiosidade, mas que, até o momento, não tinha tido a oportunidade de conhecer. Ah, e como foi bom ter conhecido!

O Diário da Princesa é o primeiro volume de uma enorme série com o mesmo nome e é narrada pela própria protagonista Mia Thermopolis, uma menina que era bem diferente do normal. Ela é extremamente alta, não tem peitos, usa sapato 44, não tem um namorado... e acabou de descobrir que é uma princesa. Isso mesmo, pessoal. Mia é filha do Príncipe da Genovia, mas, até o momento, não conhecia essa condição.

Diferente do que muitas pessoas poderiam pensar, Mia não gosta dessa condição e faz o possível e impossível para esconder isso de sua melhor amiga Lilly.

Tudo na vida de Mia parece estar dando errado, mas, como diz aquele ditado: Pode piorar. E, pasmem, piora: Mia briga com sua melhor amiga e tem a sua condição de princesa revelada a todo mundo.

“Diga a ela que você não quer que ela saia com ele. Eu não compreendo você, Mia. Você anda por aí mentindo sobre como se sente. Por que, para início de conversa, você não diz realmente o que sente? Seus sentimentos têm valor sabia?”

Não vou me estender muito contando a história, para não falar nada que não deva ser dito e tirar o brilho da história. Gente, O Diário da Princesa me encantou, eu devorei o livro e ficava o tempo todo querendo ler, pois queria saber o que aconteceria com a Mia. Como o próprio título sugere, ele é escrito na forma de diário e isso nos faz entrar na mente da personagem.

A Mia é mentirosa e apronta muuuito, ela se mete em cada enrascada que até Deus duvida. Além de ter me encantado com a história no todo, gostei muito dos personagens. A Mia foi, em minha opinião, bem construída, mesmo que seja bastante imatura em diversos momentos. Apesar dos altos e baixos com a Lilly, também achei uma personagem incrível. Mas, de todos, Michael (irmão de Lilly) foi o que mais me encantou. Eu me apaixonei por esse personagem e queria um Michael em minha vida!

Por fim, recomendo muito a leitura, mesmo que dê medo ao sabermos a quantidade de livros, é possível ler muito rápido e, com certeza, todos se apaixonarão

PS: Há muito tempo vi o filme, mas, pelo que me lembro, existem muitas diferenças. Pretendo assistir novamente e trazer uma opinião para vocês.


Classificação:



23 comentários

  1. Oi, Bru!
    Realmente, ainda não li O Diário da Princesa por conta dos zilhões de livros. Um dia, eu começo..
    Uma amiga leu e disse que o filme é beeeeem diferente.
    Te indiquei numa tag lá no blog :)
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Bru, gostei muito da sua resenha.
    Eu já tinha visto o filme e nem sabia que era de um livro, hahaha.
    Fiquei com vontade de ler, aparentemente é algo bem adolescente, leve, etc.
    Amei!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Sempre vi diversos elogios graciosos sobre essa escritora e me sentia um peixinho fora d'água por nunca ter lido nada dela. Isso mudou quando eu li o seu conto em O Livro das Princesas e percebi o motivo de tanto sucesso. Confesso que ainda não li essa série por pura preguiça, já que ela possui muitos livros. Porém, depois de ler a sua resenha, me bateu uma tremenda vontade de começar a ler logo hahahaha

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Teve uma época em que minha melhor amiga estava lendo estes livros e sempre me falava muito bem deles, mas eu nunca cheguei a ler. Não sei se a história faz muito o meu tipo, então ainda fico com um pouco de receio, principalmente porque é uma sequência enorme. Mas já vi o filme, não sei se é fiel ao livro, mas gosto bastante. Anne Hathaway é diva! hahahaha Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu sou louca pra ler o Diário da Princesa! Já assisti aos filmes umas 1000 vezes e amo!
    O que me desanima para ler é que o livro é meio carinho e a série é enorme!
    Nunca encontro esses livros por um bom preço :/.
    Espero um dia ler e tenho certeza que também vou amar essa história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Menina, ainda não li nada da Meg Cabot e morro de curiosidade para conhecer sua escrita. Já cheguei a dar esta coleção de presente para minha sobrinha e eu mesma, não conferi. Adorei sua abordagem e sua resenha está mega fofa!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Acredita que ainda não li esse livro? Eu preciso começar, pois acredito que vou gostar dessa trama. Mas vou deixar para frente, pois estou tantos atrasados que não dá para acrescentar mais nada kkk
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Até hoje eu tive a experiência de apenas uma leitura da Meg Cabot, que foi um conto curto no livro Formaturas Infernais, conhece? Na época do crepúsculo ele fervia por aí! rs
    Acabou que não curti tanto a leitura, não me chamou muita atenção, então nunca mais me interessei por nenhuma leitura do gênero.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna, eu sou suspeita de falar pois sou apaixonada por essa série maravilhosa da Meg, eu comecei a ler anos atrás e não terminei ainda, apesar de ter todos os livros aqui em casa. Quero tirar um tempo para reler todos ainda.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-15.html

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu ainda não li essa série tão comentada nos anos atrás. Eu só tive um único contatô com a Meg , e foi pelo seu conto no Livrocdos Princesas. E para ser sincero o texto que mais me da agradou foi o dela, achei a forma que ela escreve (pelomenos aquele conto) muito complexa e um pouco até cansativa. Espero ter a oportunidade de ler essa série.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna!
    Pois é... estou com essa coleção enoooorme aqui me aguardando para começar a leitura, mas... cadê a coragem? Kkkkkkk! Adorei a sua resenha sobre o primeiro livro da série, adorei mais ainda a sua nota! Bom saber que Mia é um personagem bem construído, assim fiquei ainda mais interessada! Vou ter que furar a fila de leitura com ele, com certeza! Não sabia que havia adpatação ao cinema, depois vou procurar o filme para assistir também!
    Valeu a dica!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruna,
    Já faz um bom tempo que quero ler algum livro dessa autora.
    Eu não sabia que esse livro tem filme, mesmo sendo um pouco diferente, vou procurar no netflix rs
    Lendo sua resenha, me fez lembrar da minha adolescência quando escrevia tudo em um diário, tudo mesmo kkkk
    Parabéns pela resenha, vou tentar ler e tenho certeza que vou engolir as letras rsrs
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Bruna já ouvi falar muito dessa série e sempre há diferenças grotescas entre os filmes e livros. E, embora ela seja imatura creio que isso é normal para a idade que ela apresenta, e se tratando de Michael, no filme ele já é encantador imagina no livro?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    adorei ler a tua resenha!!!! sempre tive curiosidade sobre essa série, já que eu adoro a autora, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dela, e posso te dizer que adorei!!!!

    com certeza vai já para a minha lista interminável de leitura!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Hey, Bruna! Tudo bem?
    Sou louca para ler essa serie, que realmente é enorme e por isso dá medinho de começar. Sei que vou gostar, pois adoro narrativas mais leves e simplesmente AMO o filme, apesar de saber que tem suas diferenças do livro. Gostei da resenha, bem direta e objetiva. Me deixou com mais vontade de ler :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee Bruna ^^
    Eu adoro os livros da Meg, mas ainda não li a série "O diário da princesa". #shameonme *-* Minha irmã vive dizendo que eu preciso ler e etc, porque é uma das melhores séries da autora, mas são tantos livros que eu confesso que tenho preguiça de ler tudo. Cheguei a ver o filme algumas vezes, mas algumas cenas só, então não me lembro bem da história *-* Vou acrescentar os livros na listinha de 2016, quem sabe não os leio *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu estava prestes a dizer não tem um filme com essa história? Fui surpreendida agora pois eu não imagina que esse filme era adaptação de um livro e muito menos da Meg!
    Mesmo assim não me interesso muito pela leitura. Acho uma história mais para adolescentes...
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu estava prestes a dizer não tem um filme com essa história? Fui surpreendida agora pois eu não imagina que esse filme era adaptação de um livro e muito menos da Meg!
    Mesmo assim não me interesso muito pela leitura. Acho uma história mais para adolescentes...
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  20. Só vi o filme até agora e, pelo que você disse, acho que tem bastante diferença mesmo... comprei esse livro quando a Meg veio - uma edição especial com capa de tecido linda - porque era obrigatório ter para os autógrafos, e vou ler, mas não acho que vá dar continuidade na série. Apesar de amar a escrita da autora, é realmente longa demais. Eu não ia querer edição econômica e os livros de edição normal são sempre caríssimos. Fico feliz de saber que você acha que todo mundo vai se apaixonar!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Já faz uma eternidade que quero ler esses livros,
    o tamanho da série é justamente o que me desanima... Assisti o filme e amei de paixão. Assim como você sou super curiosa com relação a escrita da Meg, li um livro dela com o codinome Patricia Cabot e amei.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu nunca li os livros da Meg Cabot, só vi os filmes de Diário de Uma Princesa.
    É muito bom saber que existem diferenças, porque eu sempre gostei dos filmes e achava que não valeria a pena ler os livros. Obrigada por provar que eu estava enganada! haha
    Adorei a resenha e vou correndo colocar a série inteira na minha lista!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir