[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry


Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Vozes
Páginas: 96
Onde comprar: Saraiva

Gosto de dizer sempre que não somos nós quem escolhemos o livro que vamos ler, mas eles quem nos escolhe. E O Pequeno Príncipe me escolheu

Antes de começar a minha resenha, devo dizer que sempre me senti chateada e distante das pessoas por ser a única pessoa que não havia lido esse livro, mas, hoje, sei que, se tivesse lido antes, não teria tido a maturidade de absorver tudo o que essa história traz.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

O Pequeno Príncipe conta a história de um Príncipe, muito inocente, que vivia em seu pequeno planeta com dois vulcões e uma rosa muito exigente. Durante uma revoada de pássaros em migração, nosso amado Príncipe viaja de planeta em planeta e conhece diferentes pessoas, animais e coisas. Apesar de todas essas viagens, sua maior aventura foi na Terra.

É na Terra que ele conhece um aviador que estava perdido no Saara, com pouca água e precisando arrumar sua aeronave. O aviador estava muito mal-humorado por conta de tudo o que estava lhe acontecendo, mas o Príncipe com seu temperamento bem-humorado fez toda a diferença.  

O aviador, quando mais jovem, treinou alguns desenhos, mas os adultos não conseguiam entende-los. Sempre achavam que era um chapéu, apesar de ser uma cobra que havia engolido um elefante...

Nós conhecemos os planetas pelos quais o príncipe passou, as pessoas, animais e coisas que conheceu e, a mais importante, quando ele conheceu a raposa. Ah, que linda raposa...
"Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

O narrador da história é o aviador e ele nos apresenta a história de uma forma magnífica.

O Pequeno Príncipe é um livro infantil feito para adultos. Ele nos faz refletir sobre toda a inocência perdida, sobre como damos valor para as coisas erradas da vida e, ah, nunca podemos deixar de ser crianças.

Como disse anteriormente, se tivesse lido esse livro mais nova, não teria tido o mesmo proveito que tive agora. Leitura mais do que recomendada. Aliás, uma leitura praticamente obrigatória. 

Classificação:

21 comentários

  1. Eu acho tão legal nas partes em que o principezinho passa pelos planetas! Ver cada morador como um estereótipo de adultos: o vaidoso, o ambicioso o workaholic entre outros nos mostra como perdemos a pureza da infância.

    Adorei a resenha e já li esse livro umas cinco vezes, no mínimo!

    Beijos!

    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  2. Li ano passado,mas já tinha uma noção do que se tratava, e o que dizer da raposa? (as melhores frases até porque nada se espera de uma raposa né?) E o filme que saiu ano passado, já assistiram? ___Tenho que assistir...

    A braços...

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Sempre ouço falaram muito bem deste livro, mas ainda não li.
    Bjos.
    www.batomnacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li e, confesso, nunca tive vontade de ler. E é a primeira vez que eu leio uma resenha para saber do que realmente fala o livro. Eu achava que era só infantil. Legal a ideia de ser um livro infantil para adultos. Muito inteligente.
    E amei os quotes, parabéns!
    Beijoo, Mari

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Li O Pequeno Príncipe quando eu era uma criança. Ganhei do meu pai aos 7 anos e foi amor para vida toda!!! Adoro demais!!! Hoje, já adulta, eu questiono muitas coisas que eu achava incríveis no livro, mas continua sendo muito amor!
    Ponto de exclamação

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Eu nunca li este livro, mas tenho certa curiosidade, principalmente para saber quais tipos de reflexões ele pode me levar a ter.
    Parabéns pela resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua resenha, me motivou mais ainda a ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi!
    Confesso que até hoje não li O pequeno príncipe (embora eu lembre de flashs do desenho, da minha infância). Certamente é um livro muito simples e cativante, como você mostra em sua resenha.
    Preciso desse livro! <3
    Bj

    Notinhas de rodapé ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!

    Como sinto saudades do meu exemplar do Pequeno Príncipe, quando leio uma resenha sobre ele. Eu emprestei para minha tia que tomou posse dele. Acho que vou ter que comprar outro. Sua resenha está muito cativante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro, mas tenho vontade. A história sempre me chamou a atenção e nem sei porque ainda não li..rsrs.
    Eu tenho uma amiga que é apaixonada pelo O Pequeno Príncipe. Ela ama tudo referente a ele, onde contagia a gente a ler também.
    Ótima resenha ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  12. Ooi, Bruna.
    Olha, vou pensar como você: Ainda não tô na maturidade certa para ler esse livro. rs Sempre vejo galera amando esse livro mas eu nunca tive vontade de ler. Não me sinto incomodada com isso, mas é uma situação chata as vezes.
    Enfim, se eu não ler vou acabar vendo a animação de qualquer forma (o caminho mais fácil).
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  13. Hi baby, tudo bem? eu amoo tanto esse livro <3 é a coisa mais linda desse mundo! também só li agora, depois de mais velha e tive um melhor proveito da obra, como você disse na resenha esse é um livro de crianças para adultos e trás grandes ensinamentos <3 ótima resenha amore, adorei sua escrita e também seu Banner (stitch <3) seu blog é lindo!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. É sem dúvida um dos melhores livros que li, amei do começo ao fim, sempre indico pra todos que não conhecem a história. Assisti ao filme no ano passado e também gostei muito.

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem?
    Que bom que a leitura do livro fluiu tão bem pra ti... e que você conseguiu captar a essência e as mensagens que vem nas entrelinhas... eu particularmente não pretendo reler... o li quando tinha 17 anos e pra mim foi uma leitura normal, não senti tudo isso que vejo muitas pessoas expressando em resenhas, talvez porque era muito nova sei lá... devo confessar que gosto de muito quotes dos livros, porque realmente ele tem excelentes mensagens, mas só... sua resenha ficou ótima... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna!
    Que bom que teve todo esse aproveitamento do livro! Ele foi o primeiro livro que lia na vida e apesar de gostar, me recordo de poucas coisas. Agora que ganhei uma edição linda quero reler pra poder absorver melhor as coisas também.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu amo o pequeno príncipe, de todo o meu coração. Tenho um exemplar bem antigo, caquético, caindo as pedaços, mas não abro mão dele. Como você mesma disse, é um livro em formato infantil, mas escrito para adultos.
    Li quando era crianças, mas não possuía a capacidade emocional para compreender todas as mensagens profundas que ele tenta transmitir, ainda assim acho bom ler para crianças porque alguma coisa pode entrar mesmo que inconscientemente. Reli na adolescência e julguei ter entendido tudo, mas ao reler na via adulta notei que ainda havia mais para aprender com ele.
    O pequeno príncipe, para os mais atentos, na minha opinião, é um livro que sempre terá o que ensinar a cada vez que for lido.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Que delícia de resenha a sua! É um clássico para ser relido várias e várias vezes durante toda a vida! Revemos os nossos conceitos (sobre o livro e sobre a vida) a cada leitura! Parabéns pela abordagem simples e verdadeira sobre o livro, adorei!
    Abraço!
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie
    eu li o livro mas faz tanto tempo que me recordo de bem pouco, vou tentar ler em breve e quero muuuito ver o filme, adorei a sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Own amo forte esse livro, mas nunca pensei em fazer resenha dele. Acho ele tão complexo e ao mesmo tempo tão simples.
    Esse livro realmente mexe com nossos sentimentos.
    Parabéns por resenhá-lo
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir