terça-feira, 29 de dezembro de 2015

[Resenha] Vida e Morte, Stephenie Meyer

A polêmica que foi gerada em cima desse livro havia me deixado bastante receosa de lê-lo, aí, passei por cima do pré-conceito e a Tia Steph me surpreendeu mais uma vez.

A história é basicamente a mesma, com a mudança de gênero. Bella virou Beau e Edward virou Edythe. Assim como outros personagens mudaram. Na verdade, com exceção do Charlie e da Renée, todos mudaram de gênero.

Renée é separada de Charlie e mora com o filho, Beau, na ensolarada cidade de Phoenix. Ela está em um relacionamento com Phil um jogador que está fechando contrato fora da cidade e ela precisará se mudar. Para não prender a mãe, Beau decide mudar-se para a chuvosa cidade de Forks, onde seu pai vive.

Chegar na cidade nova não é fácil, principalmente porque Beau odeia esse tempo úmido e sente falta do sol e da mãe, além de sua relação com o pai não ser muito boa. Beau é conhecido por todos e isso o irrita. É durante um intervalo que ele vê Edythe pela primeira vez e, simplesmente, fica encantado por ela. A história começa a girar em torno disso e acontece, basicamente, as mesmas coisas que Crepúsculo.

No início, ainda sentia um certo receio, pois tentava associar todos os personagens ao primeiro livro, mas, quando vi Vida e Morte como uma nova história, foi muito mais fácil ler e compreender.

Ao contrário do que muitos pensam a Stephenie pensou para escrever esse livro, houve um motivo por trás. Ela quis provar que Bella não era vulnerável por ser mulher, mas por ser humana e isso foi muito bem provado. Outro ponto bastante interessante é o humor que Beau tem, ele possui um humor extraordinário. Ele continua observador, como Bella, mas a forma como nos mostra isso é melhor. A escrita da Stephenie também melhorou muito, uma evolução bastante grande.

Por fim, adorei o final que a autora deu para o livro, ficou tudo muito bem amarrado e era um dos finais possíveis de Crepúsculo, mas ficou melhor em Vida e Morte.

Algo que me incomodou foram os erros que encontrei ao longo da leitura. Muitas vezes está escrito dela no lugar dele e, em algumas passagens, percebemos que foi uma cópia, não sei se foi a tradução ou se o original está assim. Outra coisa que incomoda é a quantidade de vezes que o Beau cora, em determinado momento torna-se irritante, mas consegui superar isso.

Recomendo muito a leitura, mas você deve fazê-la imaginando que trata-se de um livro novo que você nunca leu, pois, dessa forma, aproveitará muito mais a leitura. 

Classificação:

31 comentários:

  1. Oi Bruna!!
    Não sou fã da saga mas gosto do enredo em si. Desejava muito "Vida e Morte", queria saber o que Stephanie tinha aprontado. É a primeira resenha que leio e gostei dos pontos que apontou. Você foi bem sincera e mostrou o que iremos encontrar na história. Confesso que desaminei, não sei expor o que esperava, mas não queria um personagem que cora muitas vezes no livro.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Eu jurava que era a mesma história com a capa diferente hahahahah
    Você ficou igual eu quando li extraordinário, o Beau toda hora corava e o Auggie toda hora assentia -_-
    Gostei da resenha, parabéns!
    estantedoluiz@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna!
    Apesar de já ter lido toda saga Crepúsculo, não iria conseguir ler esse. Minha mente ia ficar fazendo comparações direto e não me concentraria na leitura.
    Mas que bom que você gostou. Pelo que vi, foi uma das poucas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru!
    Eu fico tão feliz em saber que você gostou desse livro, apesar dos pesares, rs.
    Eu nunca li a saga Crepúsculo. Nunca assisti os filmes. Então, o meu conhecimento sobre essa história é bem fraco. Porém, notei uma movimentação ao redor deste livro e fiquei curiosa. Acredito que se eu ler esse livro, então, não terei problemas ao pensar no outro.

    Beijão
    Historiar

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Como não gostei da saga anterior da autora e muito menos simpatizei com Edward ou Bella, não conseguirei ler esse livro. Também não gosto de vampiros.

    Ótima resenha!

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna,
    Gostei tanto a leitura de crepúsculo que me preocupa esses poréns que apontou, muita repetição me irrita e erros de gênero também, além de os nomes serem bem estranhos. Mas não digo que não darei uma oportunidade futuramente. Ainda mais com a boa nota que deu.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!
    Sou fão da saga e confesso que no quando soube do lançamento deste novo livro fiquei em dúvida e disse que não ira ler. Hoje penso diferente. pois tenho visto ótimas resenhas e bons comentárias que como sua aguçaram a minha curiosidade em conhecer e me render novamente a escrita da autora.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Vida e Morte é um livro que eu estou desejando profundamente desde o lançamento. Sou uma fã louca por crepúsculo e pretendo reler toda a saga um dia. Eu adorei a sua resenha sobre Vida e Morte e me deu ainda mais vontade de ler.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu vi toda a polêmica que esse livro gerou tanto para os fãs quanto para os haters da saga!
    Eu vi esse lançamento de uma maneira positiva como um presente da autora para os fãs e achei isso bem legal.
    Li Crepúsculo a um bom tempo atrás e amei, foi um dos livros que me trouxe para o mundo da leitura.
    Se eu tiver oportunidade quero ler Vida e Morte sim e espero apreciar a leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, que bom que gostou da leitura apesar de ter citado coisas que te incomodaram durante a leitura. Os erros quem leu reclamou muito também. Bom, gosto demais dos filmes, apesar de nunca ter lido os livros pois não tenho muito interesse e esse é um livro que eu não leria, pelo menos por agora.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu li Vida e Morte e tive muita dificuldade em trocar os gêneros principalmente da família Cullen. Tentei imaginar uma Rosamund do tamanho do Emett e ficou estranho, rs.
    No final, achei o Beau um bobão e a Edythe muito "masculinizada".
    Gostei do final, arrisco a dizer que se o final desse fosse o final de Crepúsculo, talvez fosse o meu livro preferido.
    Não sei se indico a leitura não,rs.
    Mas que bom que você diferente de mim, gostou.
    bjs
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Já gostei de saber que o Beau é menos irritante que a Bela. Achei interessante a autora mostrar esse outro lado, mostrando que a fraqueza deles era por ser humano, isso é bem claro, já que tanto Bela quanto o Beau vivem em torno de seres sobrenaturais. Fiquei bem curiosa para saber esse final, quem sabe um dia eu possa vir a ler. beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro,mas eu estou doida para começar a leitura.
    Fiquei curiosa com a sua resenha.
    Beijos
    http://bomlivropravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruna.
    Eu não tenho vontade de ler esse livro. Amei a saga Crepúsculo, mas não me interessei por esse. Mas que bom que você gostou. Não concordo com a autora quanto a o ser humano ser frágil, se fosse assim não estaríamos na terra a tanto tempo e cada vez em maior quantidade hehe. Mas sei que esse não é o ponto aqui hehe. Se ganhar até leio, mas comprar eu não vou.

    ResponderExcluir
  15. Olá..
    Eu não gosto quando encontro erros nos livros tmb.
    Não li nada da Saga Crepusculo, tenho a sensação que não vou gostar. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oiê
    Eu não gosto muito de Crepúsculo,mas achei a ideia da Stephanie muito bacana, só não gostei por um motivo! A gente tem que comprar o livro todo, mas vou colocar na minha lista para 2016
    Bjks e Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Gostei bastante da resenha, mas definitivamente não leria o livro. Eu gosto de Crepúsculo (apesar de não concordar com o modo como ela criou os personagens) e acho que ela ter feito um livro praticamente igual (veja esses erros estranhos que você encontrou), mudando detalhes é pura preguiça de escrever uma coisa nova (ou simplesmente a intenção era ganhar dinheiro fácil, daí tudo bem, ela conseguiu)...
    Mas, né... literatura tem para todos.
    Feliz 2016!
    Até + ver! Nu.

    ResponderExcluir
  18. Oii! Adorei a sua resenha. Estava super na dúvida se iria ler Vida e Morte ou não. Mas depois de ler o que você escreveu decidi que vou ler. Tirar minhas próprias conclusões sobre. Como prefiro ler livros em inglês, vou comprar a versão original dele. Aí veremos se existem os mesmos erros ou se foi problema na tradução. hahaha Super beijoo! :D

    http://daniellasantos.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu estou muita curiosa para ler a obra. Adorei a saga, e achei bem interessante essa mudança de gênero. Eu entendi seu ponto em relação a autora mostrar que ela é vulnerável por ser humana, estamos falando de vampiros, então claro que qualquer ser humano é vulnerável por isso, e não por ser mulher. rsrs Teve gente aqui que não sacou isso. :P
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Que bom que o Beau é menos irritante que a Bella, pois é um dos fatos que não quero ler a saga de modo algum, mas mesmo assim é uma leitura que não me interessa, pois nunca consegui ver os filmes. Ao menos o conjunto da obra foi bem satisfatório para você :)

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Eu ainda tenho certo medo desse livro! Mas pretendo ler sim!
    Agora que você citou, entendi a visão da autora, modificar os gêneros para não mostrar a mulher como fraca, gostei muito! Vou por na lista de leitura de 2016!
    Esse livro tb terá continuações ou o final fecha?

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, eu nunca li nada da autora mas sempre tive vontade de conhecer a série Crepúsculo, já que sempre dizem que é muito melhor que os filmes (que eu já assisti), mas assim como você também já ouvi muitos comentários que é melhor ler esse livro aqui sem pensar na série, por isso quero ir atrás dele antes!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruna, para os fãs da saga deve ser um livro bem legal, uma nova forma de se ver uma historia que curtem, mas como eu não sinto muita curiosidade pelo enredo vou deixar passar a dica.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Quando vi esse lançamento fiquei curiosa para conhecer. Mesmo sendo a mesma história só mudando o gênero dos personagens, mas é válido ver como a autora desenvolveu a história. Essa é a primeira resenha que vejo desse livro e com certeza aguçou ainda mais a minha curiosidade para ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olha estava bem curiosa para comprar esse livro, mas eu sinceramente acabei desistindo e acho que vou até ler ele em ebook sabe? Acho que quando estavam anunciando o lançamento todo mundo ficou ansioso para saber como é a estória e tudo mais, agora lendo as resenhas dos blogueiros, eu tenho visto que é quase a mesma coisa, retirando o final que parece que é uma surpresa. Eu acho que vou ler sim, até porque sua resenha me chamou atenção, mas eu acho que mais pra frente sabe?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-2015-livros-e-outras.html

    ResponderExcluir
  26. Olá Bruna, eu achei bem estranho a autora ter feito esse livro, mas como boa fã da saga (sim, me julguem eu amo Ed e Bella)... Eu quero ler para crer....kkkkk
    Pelo que vi pela sua resenha teremos só variação de gênero, mas não muitas novidades, mas mesmo assim quero matar as saudades.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    Estou com a mesma curiosidade que você!Mas confesso que com muito medo também.
    Sempre fui muito fan de crepúsculo, porém faz anos que não releio ou leio nada do universo, estou sinceramente receosa do que irei encontrar.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Como nunca li nada da autora creio que para mim, seria algo interessante. Gostei de sua opinião e também odeio quando a personagem cora demais, pois acaba ficando irrintante e perde completamente a graça da coisa.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  29. Oie...

    Sabe que eu também gostei da leitura? Apesar de ter me incomodado bastante com os erros. E foram só de gêneros né? se não fosse isso eu não teria encontrado erros....

    Menina eu sou suspeita pois adoro a série!!!

    Amei a sua resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Confesso que até hoje tenho preconceitos com os livros por causa dos filmes que eu não gostei. Ganhei os livros de presente e desde então estão na minha estante. Achei até legal isso de mudar os gêneros, vou dar uma chance aos livros, talvez posso até começar por esse haha!
    Erros são normais, as fica muito chato ver uma editora grande errando, e isso realmente incomoda. Adorei a resenha.

    Bjos!
    -Ágno Rosa Vilar
    bookbus1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oie eu não leria, pois não sou fã dela

    ResponderExcluir