[Resenha] Convergente - Veronica Roth

Antes de começar essa resenha, devo dizer que, talvez, ela contenha spoiler dos dois primeiros livros da trilogia, Divergente e Insurgente.

Convergente encerra a trilogia com extrema maestria. Notei uma melhora acentuada na escrita da Veronica e fiquei muito feliz em ver essa evolução.

Tris, Tobias e outros jovens estão saindo da Cidade após descobrir que há um mundo lá fora. Nesse mundo, eles reencontram pessoas que acreditavam estar mortos e conhecem o Departamento, um lugar criado pelo Governo para controlar as Cidades Experimentos, das quais Chicago faz parte é um dos Experimentos mais bem sucedidos.

O que o Governo busca? Para quê criar Experimentos? Como deixaram tudo aquilo acontecer? Aquelas mortes? Todas essas perguntas são respondidas nesse livro e muito bem.

O Governo acredita que o mundo precisa de pessoas Geneticamente Puras, com genes curados, que são conhecidos como Divergentes, pois as Geneticamente Danificadas tendem a agir de forma ruim e cometer atos terríveis.

Além das perguntas acima citadas, muitas outras começam a se formar e Tris e Tobias, em meio a brigas, começam a pensar se creem – ou não – em tudo o que o Departamento preza.

“Eu costumava pensar que, quando as pessoas se apaixonavam, elas apenas iam aonde fossem levadas, sem ter qualquer liberdade de escolha a respeito disso depois. Talvez isso seja o caso no começo dos relacionamentos, mas não é o que está acontecendo agora.Eu me apaixonei por ele. Mas não fico com ele de maneira automática, como se não existisse mais ninguém disponível pra mim. Fico com ele porque decido fazê-lo todos os dias quando acordo sempre que brigamos, mentimos um para o outro ou nos despontamos. Eu o escolho continuamente, e ele me escolhe também.”

A primeira coisa que me agradou muito nesse livro foi o fato de os capítulos serem intercalados pelo ponto de vista da Tris e do Tobias, o que dá ao leitor uma boa ideia de tudo o que está acontecendo. Outro fato determinante para me fazer adorar esse livro foi a Veronica ter posto bastante ação nele e ter deixado a Tris um pouco mais madura e ciente dos seus atos.

O desenrolar da história me conquistou plenamente, pois a Veronica conseguiu amarrar todas as pontas que havia deixado soltas. As escolhas dos personagens, mostra não só maturidade deles como amor. Apesar de muitos não terem gostado, eu adorei o final da trilogia e o que aconteceu com os personagens, senti que era exatamente isso que eles precisavam e que teria que ser daquela forma, pois, de outra, não seriam eles.

Por fim, recomendo muito a trilogia, ela é muito válida e foi o oposto do que Jogos Vorazes foi para mim, pois, nesse caso, amei o final e não gostei do começo e, em Jogos Vorazes, amei o começo e detestei o final. Vale a pena se dedicar a leitura, desde que não haja esperanças de que será a mesma coisa que qualquer outra distopia, porque não é.

Esse livro foi o escolhido pela Layla para eu participar, mais uma vez, do projeto Tá na estante não leu, amigo escolheu. E fiquei muito feliz por, dessa vez, ter conseguido concluir a leitura que foi muito prazerosa, por sinal. Agradeço, mais uma vez a Layla pela indicação.


Classificação:

20 comentários

  1. Amei a sua resenha, mas fiquei com preguiça de ler essa série e fiquei só nos filmes mesmo. rsrs

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bru.... Que bom q gostou!!!!! Nas resenhas dos outros vc tava desanimada... Q achei q não ia gostar deste.... Fiquei muito feliz q vc tenha gostado da leitura.... Concordo com vc em tudo na resenha... Eu amoooo o final deste livro... Pq tudo se encaixa... Achava bobo aquela história de divisão por ser mais altruísta ou corajoso... Mas no fim achei a explicação sensacional... Hehehehehe....
    Livros Terapias
    Fan page

    ResponderExcluir
  3. Confesso que amei o final desse livro por motivos de ódio com a personagem.
    Eu curti muito os capítulos do Tobias, mas de jeito algum consegui simpatizar com a Tris.Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me trás sentimentos bem confusos. Eu não acabei de ler o livro, parei umas 50 páginas antes de acabar, e está até hoje assim. Como já sabia o que ia acontecer, abandonei a leitura, e não engatei de novo. Mas me senti exatamente como você em relação a Jogos Vorazes, não gostei do final, e amei o começo, e infelizmente, isso deixa um gostinho de decepção. Mas nada que o início não compense.
    Que bom que gostou de Convergente, essa trilogia é genial, e merece todo o sucesso.
    Xx

    ResponderExcluir
  5. Sabe... Eu não sou muito fã de distopias, mas essa foi uma que fiquei curiosa.
    Depois de assistir o filme, fiquei pensando se não seria legal dar uma chance e descobrir se eu concordo com todos os elogios que os livros tem.
    Gostei de saber que a Tris amadurece e que a escrita da autora melhora. Acho isso bem importante.
    E pelo final... As vezes as pessoas querem só o felizes para sempre e isso pode tirar a essencia dos personagens. Não sei o que acontece, mas para a maioria não ter gostado e você dizer que tinha que ser assim, acho que alguem morre... E se for isso, acho que já gostei do final hahahaha
    Bom, como eu disse, estou pensando seriamente em dar uma chance e ler a trilogia :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gostei de saber que a autora parece ter evoluído em talento durante a trilogia. Acho o máximo quando os leitores conseguem acompanhar tal qualidade… :) Eu ainda não li os demais livros da trilogia, mas pretendo fazê-lo, porque amo o gênero distópico. Apesar disso, saber que esse terceiro volume encerra de tal forma emocionante me deixa ainda mais animada para começar! Eu gosto quando o desfecho é à altura de todo o enredo – que leitor não gosta? (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    "Convergente" e "A esperança" foram iguais para mim: eu tinha expectativas altíssimas para ambos, gostei do início, o meio foi um pouco cansativo, e o final eu odiei. Me decepcionei com ambas as trilogias :/ Acho que eu tenho problemas com finais de séries, sagas e trilogias, pois eu sempre acabo NÃO gostando *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou enrolando para ler esse livro, pois é sinal que acabou! :(
    Essa série é muito incrível, quando eu terminei o livro dois fiquei "OQUE?" muito foda! A autora é muito genial. Eu amo distopias por causa disso, sempre me surpreendo. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu gostei muito dessa trilogia, e mesmo não concordando com alguns fatos que ocorreram no final, não posso negar que foi ótimo. A autora conduziu super bem a trama, e somente no último livro que realmente descobre o que está acontecendo na história. Muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna!
    Essa história acabou se tornando "especial" pra mim esse ano pq foi a primeira vez que eu vi os filmes de uma série de livros e gostei mais dos filmes hahahaha não sei se foi pq virou modinha, pq algumas pessoas que eu não gostava estavam lendo... sei lá. Só não gostei dos livros.
    Mas que bom que curtiu!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá... preciso então finalizar essa série... porque confesso que estava com medo de ler Convergente... porque falaram muito desse final, inclusive uma amiga minha disse que tem certeza de que eu vou odiar e eu já acho o contrário... e comentando de Jogos Vorazes eu gostei muito do final, com exceção de tirarem o mérito de Katniss ter sido a grande heroína que foi durante todo o livro. Continuando com Convergente, infelizmente já sei de um fato principal do final, porque uma amiga me contou e eu fiquei tão brava que passei uma semana ignorando ela... não me importo tanto com spoilers, mas desde que não conte o fator principal do livro né, mas como sou curiosa, quero saber como se deu esse fato... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, nunca li esse os livros dessa trilogia e tenho curiosidade. Na verdade não ando muito na vibe de livros assim, que bom que gostou. Vejo uma galera falando mal,, mas pelo visto não é bem assim, gosto de finais bem construidos e pretendo dar uma chance atrilogia mais pra frente. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a tua resenha. Mas tenho que discordar....não gostei do final não. Achei triste.
    Eu li toda a trilogia muito rápido e as lembranças ficaram meio que misturadas na minha cabeça. Lendo tua resenh2 clareou um pouco. Mas eu deveria reler e de forma mais calma para entender melhor. Talvez assim eu concorde com o final.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  14. Adorei a tua resenha. Mas tenho que discordar....não gostei do final não. Achei triste.
    Eu li toda a trilogia muito rápido e as lembranças ficaram meio que misturadas na minha cabeça. Lendo tua resenh2 clareou um pouco. Mas eu deveria reler e de forma mais calma para entender melhor. Talvez assim eu concorde com o final.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Eu odiei os três livros dessa trilogia. Na verdade, achei a história muito boa, mas não curti a escrita da autora, o que pode ser comprovado por eu estar amando os filmes... hehe... concordo com você que o final tinha que ser daquele jeito, sim, muita gente ficou enlouquecida, mas é como você disse, se fosse outro não seriam eles.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Hey!
    Já conhecia a trilogia devido ao filme Divergente, porém não cheguei a ler os livros.
    Beijos. E é bacana perceber a evolução da autora, tanto na escrita quanto na trama.
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu tenho um certo medo de séries me tomarem muito meu tempo e serem decepções, porém essa todo mundo fala bem e pelo fato de intercalar PV do Tobias e da Tris deve ser interessante e deixar menos monótono, achei legal que você diz pra não esperar o mais do mesmo, e como nem vi os filmes ainda isso me deixou animada.
    Vou ver se ano que vem embarco em alguma dessas aventuras.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  18. Ooi, tudo bom??
    me abraça \o Também amo o final porque tinha que ser assim gente, aceita HSUAUHHS E sou apaixonada por toda a trilogia, no último a Veronica cresce muito mesmo,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  19. Que bom que tu conseguiu concluir a leitura do projeto dessa vez! Fiquei muito feliz por isso ❤

    ResponderExcluir
  20. Não li nenhum dos livros, mas gostei muito da sua resenha. Ainda não vi os filmes. Não posso dizer mto sobre o livro, pois não li nada e fiquei perdido na resenha, não que sua resenha esta ruim, mas é como vc pegar um final de um livro e não ter lido o inicio...rs.

    Mas gostei muito do seu blog.

    bjux

    ResponderExcluir