[Resenha] Surpreendente! - Maurício Gomyde

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o grande prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Eu poderia começar esta resenha de diversas maneiras, mas a melhor delas é a mais redundante possível: Surpreendente! surpreende. Surpreende de um jeito simples e profundo. Surpreende não pela história em si, e sim pelas reflexões que o livro nos trás. Maurício Gomyde escreveu um livro sobre a vida e as chances que ela nos dá; sobre como às vezes preferimos nos apegar às poucas coisas ruins em vez de prestar atenção nas boas; e também sobre a humanidade -  afinal, ela tem conserto ou não? Como podemos mudar o mundo? Que instrumentos devemos usar para isso? Quais riscos vamos correr?

" - A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis."
Surpreendente! vai acompanhar a trajetória de Pedro, um garoto de 25 anos que acredita no potencial da arte - cinema e música - para tornar o mundo um lugar melhor. Após ter ido contra a lógica da medicina ao vencer uma doença que o tornaria cego ele passou a se considerar a personificação do milagre. No entanto, tudo toma um novo rumo quando Pedro descobre que esse seu milagre chegou ao fim - e pior, tem praticamente uma data marcada.

Para conseguir conviver com a ideia de que ficará cego, o jovem cineasta passará a contar com a ajuda de seus melhores amigos Fit e Mayla e com a encantadora Cristal, seu novo amor. Sedentos por aventura, os quatro partem em uma viagem para Pirenópolis - onde está a casa da avó de Pedro. Nela produzirão um filme completamente maluco e sem roteiro

­­" - Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior que ninguém. E lembre-se: Muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Abalado por uma série de reviravoltas e descobertas de segredos estonteantes, Pedro vai passar a entender que a vida lhe deu diversas chances e que nem todas ele soube aproveitar. Decido a mudar sua realidade ele então vai passar a agradecer pelo que tem em vez que maldizer o que não tem. 

"CHANCE: uma palavra... Seis letras... Um milhão de significados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo, deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá. [...] Po que não outros seis significados? Por que a chance não pode ser feita de... Caridade... Humildade... Aventura... Novidade... Confiança... e Exaltação?"

Posso dizer, e o digo com o maior prazer que Maurício Gomyde é um dos melhores autores brasileiros. No entanto, ainda tem muito potencial para crescer mais - tenho a vaga impressão de que não usou toda a vocação que possui, nesse livro. A meu ver, ele poderia ter explorado melhor o interior dos personagens assim como o fez com um personagem de A máquina de contar histórias: Vinícius Becker. Se do jeito que é Surpreendente! já surpreende muito, fico me perguntando o que seria desse livro caso os monólogos interiores fossem mais explorados... Com certeza, Maurício Gomyde já seria o melhor escritor nacional! 

"Quem tem um por quê, enfrenta qualquer como."

Informações adicionais:
Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Classificação: 

84 comentários

  1. Eu nunca li nada do Gomyde, mas achei a premissa do livro interessante! Quando recebi o livro em casa fiquei OMMG! Espero poder ler em breve, mas tenho tanta coisa na frente )':

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena lê-lo logo! É uma leitura bem fácil, descontraída e linda!
      Beijos

      Excluir
  2. Oii,

    Que incrível essa história. Fiquei totalmente curiosa para saber como a história se desenrolará. Nunca li nada desse autor, mas já estou ficando bem curiosa para conhece-lo. Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que leia algum livro dele! É um ótimo escritor.
      Beijos

      Excluir
  3. Leio criticas muito boas sobre esse livro e sua resenha só aguçou mais a minha curiosidade.
    Não conheço a obra de Gomyde, e já anotei 'A máquina de contar histórias: Vinícius Becker' para ler antes de Surpreendente!, pelo simples fato de que se ele foi melhor que esse... há uma probabilidade ainda maior de me cativar também... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser só uma questão de opinião... Mas eu realmente gostei mais de A máquina de contar histórias. Me atingiu mais emocionalmente! De qualquer maneira ele é um ótimo autor!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!
    Estou com esse livro na pilha de leitura e gostei de ver suas impressões.
    Sua sinceridade foi importante e espero gostar.
    Sei que o autor tem muito potencial e quero ver como ele se saiu.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curiosa para saber o que vai achar!
      Depois que ler venha me contar se gostou.
      Beijos

      Excluir
  5. Olha tenho visto muita gente falar muito bem desse livro.
    Eu já o tenho na minha estante, mas eu ainda não o li. Estou esperando um momento certo para fazer a leitura, mas eu acredito que o Mauricio realmente seja um bom autor, porque também li a Maquina de Contar histórias e amei. Me surpreendi com a escrita dele e acho que super vale a pena suas obras. Ainda não li as anteriores, mas tenho muita vontade. Espero gostar desse livro novo também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-paris-do-oriente.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho vontade de ler as obras anteriores!
      Espero que você possa ler esse livro logo.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei encantada com a história que você contou na resenha, espero me surpreender tanto quanto você com esse nacional e como é bom ver os nacionais conquistando cada vez mais espaço nas estantes brasileiras. *-*

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá realmente muito orgulho quando vemos um autor nacional crescer tanto...
      Fico feliz que tenha sido eu a apresentar esse livro para você e espero que um dia o leia.
      Beijos

      Excluir
  7. Menina estou doida para ler esse livro, essa capa o book trailer tudo lindo demais, leio tantos elogios a escrita do autor, mas ainda não consegui ler nada dele. A premissa já me chamou atenção pela união dos amigos e a ventura em si. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vou te dizer que não é só a capa que é maravilhosa... A edição toda é, assim como a história também.
      Beijos

      Excluir
  8. Menina, eu estou louca para ler esse livro. Entrei em uma parceria com o Maurício e só estou esperando ele me enviar o livro. Mas você me convenceu tanto a ler esse livro que eu estou quase indo lá comprar, mesmo sabendo que eu vou receber um kkk
    Beijão!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você o receba logo! hahahaha É um livro e tanto!
      Beijos

      Excluir
  9. Olá,
    Eu já tive uma experiência não tão bacana com esse autor, mas ainda sim fiquei curiosa por esse lançamento dele. A premissa me deixou mega curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi ...
    Eu adoro a escrita do Gomyde ! Sempre me emociono com suas palavras :)
    Ainda não li surpreendente , estou esperando o meu exemplar chegar e vou começar a minha leitura .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me emociono muito! Espero que possa ler logo.
      Beijos

      Excluir
  11. Infelizmente, ainda não li nada desse autor, mas já fiquei curiosa com a sua resenha. A impressão que tive é de que se trata de um obra com um viés bem filosófico, cheio de reflexões. Gosto bastante disso! A história é bem tocante, pois deve ser muito difícil para um jovem que ama cinema, uma arte tão visual, perder a visão. Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma baita ironia amar cinema e não poder enxergar... Mas acho que a vida é bem isso! Por isso a história é tão boa.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi,
    Nunca li nada dele, mas a premissa me agradou bastante! Já tinha visto ele por aí, mas até hoje não tinha lido nenhuma resenha.
    Gostei bastante!
    beijinhos,

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Estou ansiosa para ler esse livro desde o lançamento. Parece algo bem interessante. Já gostei bastante de A máquina de contar histórias quando li e espero que eu goste desse, já fico bem feliz em receber uma opinião tão positiva quanto a sua. O quot: "Quem tem um por quê, enfrenta qualquer como." me chamou muita atenção.
    Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei esse quote! Meu predileto do livro.
      A máquina de contar histórias tem um viés um pouco diferente desse livro, mas a escrita do Gomyde continua sendo a escrita do Gomyde... Ou seja, maravilhosa!
      Beijos

      Excluir
  14. Tenho muita curiosidade para conhecer a escrita do Mauricio, até porque eu só leio elogios e quero também ter minha opinião sobre ele. A capa deste livro me ganha em função do azul, mas depois da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Vale a pena ler um livro dele. Super recomendo.
      Beijos

      Excluir
  15. Heey!
    Eu não sou muito fã desse gênero literário, mas devo admitir que após sua resenha fiquei muito curioso para conhecer esse livro =)
    Quero saber porque o Maurício tem o potencial para se tornar o melhor autor brasileiro contemporâneo hahah
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, estou para dizer que tem, sim, viu... hahaha
      Tente ler! Pegue uns pedaços e veja se te agrada. Se você gostar, leia inteiro.
      Beijos

      Excluir
  16. Oieeee.
    Eu me dei a chance de ler um livro dele e realmente ele é muito bom e acredito que com este livro agora ele tenha se tornado melhor ainda. Ele realmente escreve sobre emoções e não sobre futilidades, o que emociona. Isto foi o que senti no livro dele que eu li. Torço para que ele cresça cada vez mais e quero com certeza ler este.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo! A temática dele não é fútil como encontramos muito por aí...
      Tomara que você possa ler logo este livro dele.
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Gabrielle!
    Não é a primeira resenha que leio do livro e todas me deixam ainda mais curiosa para conhecer mais. Preciso adquirir o livro e conferir essa trama \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia, leia! Só digo isso, não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  18. Bem, pelo que você disse, apesar de ter quase certeza que esse livro vai me surpreender, não vai tomar o lugar de A máquina de contar histórias, que é meu livro preferido do autor até agora, no meu coração. Com certeza vou sentir falta dos monólogos interiores. É aquilo, né, quanto mais a gente vira fã, mais espera de um autor, mesmo que a escrita dele já seja ótima. Gostei muito do livro abordar coisas como a vida e as chances que ela nos dá, e pretendo ler em breve, já tenho o meu.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pensa igual a mim! A Máquina de contar histórias ganhou meu coração por inteiro e eu esperava o mesmo de Surpreendente!. Mas, apesar disso, a escrita dele continuou impecável e emocionante. Tenho certeza de se ler vai amar também.
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Gabrielle, eu nunca li nada do autor mas sempre vejo todo mundo falando muito bem dele. Realmente esse livro parece ser surpreendente, desde que fiquei sabendo sobre o lançamento dele eu já fiquei super curiosa, parece ser uma história de tirar o fôlego. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, não espere para ler. Pegue qualquer livro dele, tenho certeza de que vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá,
    Estou querendo esse livro desde a Bienal, só vejo elogios em todas resenhas que leio!
    Quem diria um cara que ultrapassa as suas barreiras depois elas voltam e o derrubam com toda força! Imagino o drama o livro deve trazer, já estou enlouquecida! Passei em uma livraria hoje e por pouco não compro!
    Beijinhos,
    Karine!

    Conheça-me: Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter comprado! Volte lá amanhã. hahahaha É impossível não gostar.
      Beijos

      Excluir
  21. Olá Gabrielle :)

    Realmente o Gomyde é um dos melhores escritores nacionais da atualidade. A qualidade dos livros dele é quase uma unânimidade, impossível não se emocionar ❤️
    Além do que ele é uma pessoa muito legal e super fofo. Tive a oportunidade de conhecê-lo na bienal quando estava lançando Surpreendente. :)
    Com certeza ainda vai fazer muito sucesso, fiquei bem feliz quando soube que ele foi para Intrinseca.
    Esse livro realmente deve ser emocionante. Toda essa trama desde que o protagonista descobre quando vai perder a visão até saírem nessa aventura para gravar o filme com certeza vai arrancar lágrimas de muita gente...
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive a oportunidade de conhecê-lo. Só que foi na bienal de São Paulo e ele estava lançando A Máquina de contar histórias. Foi ai que ele me conquistou. Além de super atencioso, tem um talento evidente para emocionar os leitores.
      Espero que você leia Surpreendente!. É um livro maravilhoso.
      Beijos

      Excluir
  22. Olá! Gostei muito da sua resenha! Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, gostei bastante da premissa, é bem forte e envolvente. Fico super curiosa para ler, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique só na curiosidade, leia! Vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  23. Oie, tudo bem?
    Gabi, nunca li nada do autor, mas sua resenha me deixou muito curiosa pra saber de perto e melhor como a estória do Pedro vai terminar.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Estou muito curiosa para ler este livro. Pois todo mundo fala tão bem, que quero saber o que tem de tão Surpreendente nesta história. Espero comprar o livro em breve. Adorei a resenha e só atiçou ainda mais minha curiosidade.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você mate essa sua curiosidade em breve! Pode comprar de olhos fechados.
      Beijos

      Excluir
  25. Ahhhhhhhhhhh, o que falar de Maurício Gomyde? Ele é SENSACIONAL!
    Sou muitooo fã dele e estou louca para ler Surpreendente, mas meu pai roubou meu exemplar porque ele também é fã do autor, hehehehe...
    Agora, se eu já estava louca para ler, depois da sua resenha estou ainda mais animada... vou falar para o meu pai andar rápido com a leitura haha
    Beijinhos!
    Alê
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, assim não dá né, pai da Ale?! hahahaha
      Tome o livro dele, resolvido.
      Beijos

      Excluir
  26. Oi Gabrielle, sua linda, tudo bem
    Nossa, primeiro ele tem a notícia de que ficará cego. Depois de que ficou milagrosamente curado. E depois, de que foi apenas temporário, mas que no fim realmente ficará cego. Eu fiquei imaginando o que estaria passando pela cabeça dele. Não deve ser fácil. A mensagem dessa hsitória é muito bonita. Ainda não li nenhuma obra do autor, mas acho que posso começar por essa e me surpreender como você. Sua resenha ficou óima!!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cila!
      Pegue algum livro dele para ler. É certeza que vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  27. Oi Gabrielle,
    Sua opinião sobre o livro e o autor me faz refletir bastante. Acredito que preciso ler algum livro dele para tirar minhas conclusões. Gostei muito da resenha!
    Beijinhos - Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de ser uma leitura bem agradável, é sempre bom ter uma opinião formada sobre um autor tão falado quanto ele! Espero que você possa ler.
      Beijos

      Excluir
  28. Oi, é a primeira resenha que leio desse livro e me encantei, uma amiga leu e já tinha me dito que chorou e que amou demais o livro e que o nome faz jus a história. O personagem parece que passa por poucas e boas e eu com certeza se lesse esse livro me colocaria no lugar dele e sofreria junto,hahaha. Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade. Ainda não li nada do autor e espero literalmente me surpreender com essa história.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o livro emprestado da sua amiga então! Só não deixe de ler. É uma história incrível!
      Beijos

      Excluir
  29. Oi, Gabi!
    Nunca li nada do Gomyde. E só leio coisas positivas sobre essa obra mas, não sinto taaaanto interesse assim.
    Achei legal essa de fazer um filme sem roteiro. Imagino como saia.
    "acredita no potencial da arte - cinema e música - para tornar o mundo um lugar melhor." sou eu nessa vida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, acho que você se identificaria bastante com a obra então! Por que não tenta ler?
      Beijos

      Excluir
  30. Olá Gabrielle!
    Esse eu ainda não li, mas tb amo o Gomyde! Está na minha lista de desejados! Conheço ele desde sua aparição no Skoob, enviando O Mundo de Vidro para todos, grátis! kkkk Achei ele bem doidinho! Hoje é um orgulho ver onde chegou! Sendo ainda a mesma pessoa humilde de sempre!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é isso que me impressiona muito nele: a humildade. Um escritor tão talentoso que vai chegar tão longe e nunca deixou que isso subisse à cabeça dele. Muito difícil encontrar esse tipo de pessoa hoje em dia.
      Leia Surpreendente!. O título faz jus à história.
      Beijos

      Excluir
  31. Olá,
    Ultimamente só tenho escutado coisas boas sobre a obra do autor, isso me instigou a ler algo dele. Mas, minha lista de livros não lidos não para de crescer hahaha. Enfim, sua resenha me deixou ainda mais curiosa, mas o que me interessou mesmo foram os quotes. Quantos quotes incríveis, não? Amei!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são muitos quotes! Eu não sabia qual colocava. hahahaha Vale a pena acrescentá-lo a sua lista.
      Beijos

      Excluir
  32. Oie! Tudo bem?!
    Eu não sei porque, eu nem conhecia o livro, o autor, mas quando vi osa blogs falando do livro fui contagiada e quis conferir também. Estou um pouco curiosa, até porque é um nacional. Gosto de gostar de nacionais!
    Gostei da última parte que falou que o autor poderia ter feito ainda mais pela estória. Esse pensamento já me ocorreu com alguns livros, sabe?!
    Eu quero ler o livro ainda assim ahaha!!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alana!
      Está esperando o que para ler, menina?
      Leia. leia, é um livro muito bom!
      Beijos

      Excluir
  33. Nunca li nd dele, mas pretendo em breve arrumar esse probleminha. Pretendi iniciar a leitura pelo Máquina de contar histórias, mas o plot desse me aguçou mais a curiodade.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler de olhos fechados qualquer livro dele. Garanto que vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  34. Olá, Gabrielle.
    Eu nunca li nada do autora acredita? Mas só vejo elogios a sua escrita e pleo que percebo nos livros dele, ele capricha no drama, um gênero que gosto bastante. E tem drama maior que esse que Pedro está passando. Fico apavorada só de pensar nisso. Imagine não poder mais ler? Pelos elogios achei que sua nota fosse ser maior hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não dei nota máxima porque o outro livro dele me cativou por completo. Esse é maravilhoso também mas A Máquina de contar histórias tomou meu coração inteiro.
      Eu recomendo muito Maurício Gomyde! Leia!
      Beijos

      Excluir
  35. Olá. Eu simplesmente amei de todo o coração este livro. Sem dúvidas nenhuma por minha parte este foi o melhor livro nacional que eu li este ano. Chorei horrores por toda a situação dos personagens e fiquei feliz pela esperança que nos mostra a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Oláá, tudo bem??
    Eu quero ler o livro Surpreendente a um tempinho e lendo sua resenha e as quotes que você separou me deixou ainda mais curiosa, o livro parece ser surpreendente mesmo (Badumtsss rsrs).
    Tenho lido uma resenha mais encantadora que a outra e a sua com certeza me cativou e me encantou também!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui te convencer mais um pouquinho a ler! Vale a pena, não pense duas vezes.
      Beijos

      Excluir
  37. Gabrielle!
    Sou super fã do Maurício e já li todos os livros anteriores dele, agora estou querendo demais poder ler esse, porque através da sua resenha conclui que ele está ainda melhor na sua forma de escrever e desenvolver um bom enredo.
    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, Rudy. Espero que possa lê-lo em breve.
      Beijos!

      Excluir
  38. Olá, tudo bem! Nunca li nada do autor mas de todos os títulos esse foi o que mais me chamou atenção, a capa é bem bonito e quase não leio livros com protagonistas masculinos. Adorei sua resenha, pretendo conhecer a escrita do autor em breve. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, você vai gostar.
      É sempre bom mudar um pouco os estilos de leitura.
      Beijos

      Excluir
  39. Oiee.
    Parabéns pela resenha e por sua sinceridade.
    O primeiro livro que li dele foi a Máquina, porém achei o livro fraco mediante aos primeiros livros do autor. Este ainda não li, mas tenho certeza que nossas opiniões serão bem parecidas. Se não leu as primeiras obra dele, leia e você vai perceber a diferença gritante que existe entre elas

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ler as primeiras obras! Já estou para receber uma delas.
      Não achei que foi fraco, mas sim que ele mudou muito o estilo de escrita, de contar a história. Embora eu tenha gostado de Surpreendente!, A Máquina me tocou mais no fundo.
      Vou ler as outras obras e ver o que acho!
      Beijos

      Excluir
  40. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a resenha! Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem da escrita do Mauricio e não poderia estar mais curiosa para ler algo dele. Esse livro foi o que mais me chamou a atenção, porém fiquei meio com o pé atras ao ler que você achou que ele não utilizou todo o seu potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovana!
      Não se sinta acuada pelo que eu disse. Pode ler o livro tranquila, que é impossível não gostar. Surpreendente! é ótimo! O problema é que o livro anterior dele tem um viés diferente e que me atingiu muito mais emocionalmente.
      Se tem vontade de ler algo do Maurício sugiro que leia Surpreendente! antes de qualquer outro para que não fique com a mesma sensação que eu.
      Beijos

      Excluir
  41. Oie!
    Eu vi esse livro na loja e passei sem interesse pela capa. Não sabia que ela um livro tão profundo! Adoro essas histórias, que pena que deixei passar! Mas numa próxima compra vou colocar ele lá com certeza! Ainda bem que li esta resenha, jamais teria dado atenção à ele, a capa meio que me repele, sei lá por quê hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu acho a capa super linda!
      Não deixe passar da próxima vez. Vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  42. Olá Gabrielle!
    Obrihada pela dica! Adorei a resenha de Surpreendente também. Só vejo resenhas possitivas sobre o livro. Aparentemente Mauricio Gomyde é um autor que irei gostar.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir