[Resenha] A Garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

A Grande Guerra trouxe horrores à vida todos, como a fome, a perda e a dor. No entanto, para Sophie Lefèvre o maior deles foi a separação de seu marido Édouard e, embora, a incerteza a assolasse, a francesa decidiu desenterrar todas suas forças e lutar para manter a esperança viva. Dotada de confiança e coragem, Sophie vai acabar chamando atenção de um homem do alto escalão: o Kommandant.

Interessado por arte, o alemão acaba se apaixonando por um quadro pintado por Édouard: a garota que você deixou para trás. Nele, estava a própria Sophie; uma Sophie de anos anteriores a guerra; uma Sophie radiante e sensual. Em torno dele, acabam surgindo jogos de interesses entre o inimigo e a garota.

Quase um século depois, este mesmo quadro encontra-se na parede de Liv Halston, uma viúva que, assim como Sophie, luta para encontrar dentro de si o eu do passado. Após perder o marido, David, Liv nunca mais fora a mesma. Porém, a situação começa a mudar quando, de uma maneira improvável, conhece Paul, um homem que vai fazer com que sua vida vire de ponta cabeça. Desconfiada de que talvez, finalmente, consiga seguir em frente, Liv se vê em uma encruzilhada quando descobre que seu novo amor está interessado em entregar seu quadro, a maior lembrança de seu falecido marido, aos herdeiros Lefèvre.

Mesmo cheia de dívidas, Liv opta por brigar pela posse do quadro custe o que custar. Começa então, uma verdadeira guerra pelo a garota que você deixou para trás: de um lado a falida e desmoralizada Liv e do outro a família Lefèvre e a imprensa.

O amor de Liv e Paul, por sua vez, tem um desenrolar repleto de desencontros, incertezas, confusões e tréguas.

A garota que você deixou para trás é um ótimo livro e não mais que isso. Embora eu seja fã de Jojo Moyes tenho que admitir não ser este o melhor livro que ela já escreveu. Aos meus olhos a autora criou duas protagonistas completamente destoantes e as aproveitou muito mal; Sophie é encantadora, forte e corajosa; Liv é sonsa, fraca e - perdoem-me - burra. Sophie conquista o leitor; Liv repugna. E foi justo esta ultima a escolhida para protagonizar a maior parte da história. Sinto muito, Jojo, mas você focou na personagem errada... (Juro que diversas vezes tive vontade de entrar no livro e dar umas bofetadas da cara de Liv!).

Termino dizendo que Jojo Moyes, para mim, é uma das melhores escritoras de romance, mas errou a mão neste livro. Não o recomendo, mas também não diria para deixarem de lê-lo se tiverem oportunidade. É um livro para ser lido quando não restar outra opção; afinal há coisas melhores e mais interessantes que A garota que você deixou para trás

Informações adicionais:
Título: A Garota que Você deixou para Trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Classificação: 
Onde Comprar: Saraiva


60 comentários

  1. Oi Gabrielle!
    Nunca li nada da Jojo e acho que não vou começar por esse. Tenho raiva de personagens burras e acabo tomando birra da autora. Então, se eu começar por esse, com certeza não lerei mais nada dela.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma ótima escritora! Pode ler, sem erro, outros livros dela. Só não recomendo mesmo esse.
      Beijos

      Excluir
  2. Oieee.
    Nunca li nada da autora. Acredita? Já vi outras pessoas falando que esse livro dela é mais fraco e que ela não sou aproveitar bem os personagens. Uma pena, porque eu acho que a história é muito bela.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Se gosta de romances deveria ler. Ela é maravilhosa! Só errou a mão nesse livro.
      Beijos

      Excluir
  3. Sempre gostei muito de histórias que falam sobre vidas passadas e etc e achei que A Garota que Você Deixou para Trás fosse isso, porque apresenta duas personagens de épocas distintas, mas ao ler sua sinopse percebi que não era bem o caso e se antes estava com vontade de ler a perdi completamente ao ler sua resenha. Detesto personagens como a Liv e, sinceramente, não tenho a menor paciência e lhe entendo completamente.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é um livro ruim... Você poderia tentar ler para ver se gosta, já que o estilo da história chamou sua atenção. Mas nessa mesma linha tem um outro livro dela que eu amo: A última carta de amor.
      Acho que você iria gostar desse!
      Beijos

      Excluir
  4. A Grande Guerra é um cenário que venho observando sendo retratado em muitos outros livros, sempre com um aspecto semelhante, a devastação. Conheci a Jojo Moyes ano passado, mas não li nada sobre a autora. Havia me encantado pela capa de A Garota que você deixou para trás, mas a história não correspondeu. Com uma história de tentativas e descobertas do passado, Sophie não me agradou como protagonista. Não gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Eu adorei a Sophie... Todo meu ódio pelo livro é culpa da Liv, mesmo. Engraçado como as opiniões mudam! hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Oi.
    Puxa, quando vi que o livro era dessa autora pensei que era uma história sensacional.
    Até pelo título do livro, eu esperava mais.
    Mas sua resenha jogou um balde de água fria na minha expectativa :(
    Vou me dedicar a outro livro dessa autora então.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sugestão: comece lendo Jojo por Como eu era antes de você. É espetacular!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Gabrielle.
    Eu já li dois livros da autora e estou com esse na estante para ler. Espero que a minha opinião seja diferente da sua e que eu ame ele assim como amei os outros dela. Mas já li outras resenhas desse livro e as opiniões são parecidas com a sua.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não querendo te desanimar peguei o livro com a mesma expectativa que a sua. Até porque já li os outros livros dela e não tenho reclamações. Me conte depois o que achou!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi ...
    Tenho muita vontade de ler algo dessa autora e esse estava dentre os mais cotados ! Mas , após esse seu alerta acho que vou optar por ler outro dela .
    O que você me indica ?
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, se você gosta de um romance para chorar e arrancar os cabelos comece por Como eu era antes de você. Se você prefere uma comédia romântica: Um mais um. Eu amo os dois livros!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Gabi!
    Sério que não gostou desse livro? Eu achei ele tão lindo e emocionante! É um dos melhores que já li da autora \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as opiniões mudam! hahaha
      Eu gostaria de ter tido a mesma impressão que a sua do livro. Mas, infelizmente, ele não me agradou tanto como os outros.
      Beijos

      Excluir
  9. Owm... O nome JoJo me trás disparadeira no coração hahahahah
    Livros lindos e delicados. Depois de COMO EU ERA ANTES DE VC... Meu coração é dela!!!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabrielle,
    Achei bem interessante o "encaixe" dos fatos inciais, mas não senti aquela vontade de ler o livro. Certamente, só leria se não restasse outra opção.
    Sua resenha está maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris!
      Eu realmente não recomendo este livro dela. Mas não tenho reclamação dos outros! Pode ler de olhos fechados (se isso for possível haha).
      Beijos

      Excluir
  11. Olha eu tenho quase todos os livros da autora em minha estante, mas eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura por falta de tempo, mas tenho visto muitas resenhas bastante positivas sobre seus livros e espero poder gostar bastante, porque pela sua resenha me deixou curiosa e espero que sua escrita seja bastante envolvente como seus personagens, porque se for uma escrita muito devagar provavelmente vou sentir sono hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-para-continuar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, não tenha receio. Ela tem livros maravilhosos! Como todo ser humano também comete erros, às vezes... Ela errou um pouco neste livro.
      E quem sabe você até não tenha uma opinião diferente da minha?
      Beijos

      Excluir
  12. Sinceramente! Não tenho vontade de ler esse livro, mas curti muito sua resenha... Está ótima.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente não recomendo. Mas os outros dela são perfeitos!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Gabi ! Então, estou com esse livro aqui cmg, mas não arrumo tempo para ler :/ decidi começar a ler "O Clube da Luta" porque é curtíssimo e estava curiosa a respeito..
    Admito que fiquei meio receosa de começar essa leitura depois da sua resenha kkkk mas, livro comprado é livro lido, então assim que tiver a oportunidade lerei.
    Amei sua resenha !
    Beijos
    Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Quem sabe você goste do livro, deferentemente de mim?
      E quanto aos outros livros dela, têm minha aprovação total! Amo Jojo.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi!
    Eu ganhei esse livro faz um tempão, e naquela sede de ler algo da autora que estava tão famosa, e com todos falando bem de como eu era antes de você, essa leitura foi uma decepção pra mim, tanto que nem passei da página 50, simplesmente achei que não valia meu tempo insistir.
    Sua resenha ficou bem clara isso também, adorei a sua sinceridade.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas acabam largando. Eu dificilmente faço isso, então fui até o fim.
      Mas eu diria para você tentar ler algum outro livro dela. É completamente diferente!
      Beijos

      Excluir
  15. Este livro esta em minha lista a muito tempo , mais nunca consigo lê-lo , gosto muito da escrita da Jojo,mas li algumas resenhas sobre este livro e muitas delas não foram tão positivas ,isso me desanimou muito e talvez seja por isso que venho o evitando , não quero me decepcionar com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente a leitura! As opiniões variam bastante. Depois me conte o que achou.
      Beijos

      Excluir
  16. Oiee ^^
    Eu quase gostei 100%desse livro. Adoro livros que abordam a Segunda Guerra Mundial e coisas do tipo, mas achei a escrita da autora um pouco cansativa nesse livro, e as partes em que as coisas aconteciam no presente me desanimavam um pouco *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... É uma leitura um pouco cansativa. E a Liv piorava a situação.
      Beijos

      Excluir
  17. oieee...
    Nunca li nada da autora, acredita??? já dei de presente alguns livros dela, mas não é meu estilo de leitura e acabo fugindo deles...mas olha, tua resenha está show! me deu até vontade de ler!!! mesmo o livro não tendo te agradado, sendo considerado ótimo e não mais que isso (adorei) por ti...hehehe....parabéns pela resenha
    abraços!!!
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! hahaha
      Arrisque uma leitura, mesmo que não seja seu estilo. Tirando esse livro, os outros são maravilhosos!
      Beijos

      Excluir
  18. Oi,

    Recentemente li Em Busca de Abrigo, da Jojo, eu adorei ele, e, o desenvolvimento que ela deu aos personagens, e pelo que eu percebi na sua resenha os livros dela podem mudar os protagonistas, mas continuam no mesmo estilo de romance, que nem Nicholas Sparks.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são os mesmos estilos...
      Mas acontece, paciência. Ninguém é perfeito e nossos autores prediletos sempre escrevem algum livro que não acaba sendo do agrado da maioria!
      De qualquer maneira continuo amando Jojo!
      Beijos

      Excluir
  19. Tenho esse livro há meses na minha estante, mas ainda não tiver a oportunidade e o tempo mesmo para ler, gosto bastante da autora e espero diminuir mais a minha lista para realmente ler esse, pela sua resenha, fiquei meio apreensiva, mas vamos ver.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique apreensiva. Embora muita gente tenha a mesma visão que a minha do livro, ainda tem umas perdidas que acabam gostado. É mera questão de opinião e também, às vezes, de momento que se está fazendo a leitura. Me conte depois se gostou!
      Beijos

      Excluir
  20. Ola Gab lindona que pena que a autora não aproveitou bem os personagens, eu ainda não conheço a escrita da Jojo mas lio muitos elogios a ela, confesso que a premissa em si não me chamou atenção, a capa sim está delicada e linda. Quem sabe em outro momento eu leia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita da Jojo, no geral, é maravilha! Foi só esse livro mesmo que me decepcionou pouco...
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi, uma peninha a autora ter errado a mão nesse livro em?Tenho muita vontade de ler algo dela e esse livro tinha me chamado a atenção, mas li outros comentários iguais ao seu por aí e agora me desanimei mais. Parabéns pela sua sinceridade na resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Mas espero que minha resenha não tenha te desanimado para ler algo da autora... Ela é excelente. Foi só esse livro mesmo que não agradou a tanta gente!
      Beijos

      Excluir
  22. Olá... mas é assim mesmo com autores que escrevem muitas obras... quando se é fã... tem sempre um livro que menos gosta ou contagia... eu não tenho pretensão de ler o livro... não curto a temática do que a autora escreve... e é uma pena que você tenha se decepcionado com a obra... é muito ruim essa sensação... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Nenhum autor é perfeito, sempre vai ter aquele livro que é mais criticado negativamente... Mas eu continu amando a escrita da autora de qualquer jeito!
      Beijos

      Excluir
  23. Eu escuto tanta gente falando tão bem da Jojo e também desse livro.
    Pena que ele não aconteceu para você :(
    Acho que para mim também não aconteceria - começando por essa coisa de passado e presente não ser exatamente meu estilo e terminando pela sua resenha. Com tantos livros para ler, não vou colocar na lista um que é meio para momentos de falta de opção...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem a crítica dele bem dividida. Muitos odeiam, outros gostam... É questão de gosto, mesmo!
      Beijos

      Excluir
  24. Oláá
    Que pena que não funcionou para você a leitura, eu já li um dela e adoro, quero muito ler esse mas estou meio em cima do muro ainda, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vale a pena ler os livros dela! É uma ótima autora!
      Beijos

      Excluir
  25. Oi amada!
    Acho que essa foi a primeira resenha que criticou, que não gostou dessa obra que vi, geralmente é só elogios com todas as obras de Jojo, ainda não li e não conheço as histórias dela para falar! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi só essa obra mesmo que não me agradou tanto. Eu amo a Jojo como um todo.
      Beijos

      Excluir
  26. Olá

    Eu comecei a ler o livro,só que não terminei,mas pretendo, o livro conseguiu mexer comigo tiver muita raiva de alguns personagens e tal, porque parei já na parte da Liv,mas concordo com você a Jojo tem livros melhores como por exemplo Como eu era antes de você,que eu amei, mas no caso de A garota que você deixou pra trás, acho que faltou alguma coisa,em algumas partes a leitura se arrasta,por isso acabei deixando ele um pouco de lado.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também senti isso, é uma leitura um pouco arrastada mesmo!
      Beijos

      Excluir
  27. Oii,
    Que história linda, pelo menos é o que parece.
    E tem uma pitada de mistério, gosto disso nos livros.
    Parabéns pela resenha, gostei bastante por que sempre via esse livro e não sabia ao certo do que se tratava.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oie.
    Eu nunca li nada da Jojo, mas sou louca para ler, e esse é um dos livros dela que está na minha lista.
    A premissa é linda, interessante e me deixou muito curiosa.
    Agora esse lance de personagens que irrita o leitor é tenso.
    Que pena que a Jojo focou na personagem errada, mas enfim, acho que tem que existir diversidade entre personagens também né, se todos os personagens são iguais, fortes, corajosos, fica algo muito generalizado, sei lá kkkkkkkk, passar raiva em um livro com uma personagem é bom também, pois isso a torna real kkkkkkkk
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que nunca tinha parado para pensar nisso? Você foi a primeira que me passou essa ideia de "tornar real" o personagem quando sentimos raiva dele... hahahaha Realmente, Liv foi uma personagem muito papável para mim; me imaginei discutindo com ela, diversas vezes!
      Beijos

      Excluir
  29. Gabrielle!
    Triste quando gostamos muito de um autor e nos deparamos com um livro 'meia boca' dele...
    Bem mas também um bom escritor tem o direito de errar uma vez, concorda?
    Ainda assim, gostaria de ler porque gosto da autora.
    “Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Autores que escrevem muitos livros sempre acabam deixando a desejar em algum deles, é normal. Por isso continuo amando Jojo!
      Beijos

      Excluir
  30. O livro parece ter um "quê" de mistério, o que me deixa com muita vontade de ler. Sem contar que a maioria das pessoas elogiam a autora e a escrita da Jojo, por isso tenho muita vontade de ler e descobrir por mim mesma se irei gostar ou não.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não ter me agradado muito esse livro, eu gosto da escrita da autora. Vale a pena ler!
      Beijos

      Excluir