Uma História de União, João Leles Martins

‘‘Este livro oferece aos leitores a satisfação de fazer uma viagem no tempo e um aprendizado proveitoso, cujo objetivo dos fatos e causos apresentados autenticam a valorização de todos os acontecimentos, desde os mais imemoráveis até aqueles do qual ele fez parte.
Dividida em três partes, a obra traz relatos pessoais e fidedignos. É dessa forma que se constrói vidas, personalidades e afeições.
Em Uma História de União se encerra toda a leveza e descontração do autor, bem como, a sua capacidade de juntar almas e de fazer ressurgir o que estava quase esquecido.
Indo além do que o leitor pode constatar durante o prazer da leitura, o autor mostra a sua capacidade de nos fazer descobrir a importância das próprias origens; da inocência infantil; dos laços consanguíneos.’’
(Trecho do Prefácio de Kátia Eli Pereira)


Quando conheci o livro, após o contato do autor, fiquei muito ansiosa para fazer a leitura, afinal, um livro que conta histórias reais era o que eu tinha em mente para ler o mais rápido possível e esse livro parecia o certo. E, de fato, o foi.

Uma História de União conta a história que fez as famílias Martins Couto e Barroso se unirem. Ela é composta de pequenas histórias verídicas. Mas, preciso confessar, é muito difícil escrever uma resenha sobre esse livro, não por termos a possibilidade de darmos spoiler, mas pelo fato de nos prolongaremos em alguma história que nos atraiu e não comentar sobre as demais histórias, o que não seria justo. Então, falarei sobre o livro de uma forma geral.

O livro teve seu prefácio escrito por Kátia Eli Pereira que, para quem não sabe, é a autora do livro O Preço de uma Traição, em parceria com o autor João Fernandes da Silva Júnior, e acredito que ela o escreveu de uma forma que fez jus ao livro. Alguns contos são engraçados e outros nos trazem aquela sensação de refletir sobre o que aconteceu em nosso passado e nos trouxe ao futuro, que conhecemos como presente.

Esse livro me deu a sensação de estar sentada junto a um tio e tê-lo relatando histórias de seu passado, o que foi muito agradável, pois me fez sentir a história na pele. Uma História de União é divido em três partes, a primeira com contos sobre a família, a segunda com entrevistas e uma receita e a terceira com foto dos familiares e mais algumas receitas. Achei a ideia de o autor ter dividido assim muito interessante, pois só aproximou, ainda mais, o leitor da história.

Adorei conhecer fatos que desconhecia sobre as cidades pela qual a família de João passou e acontecimentos que marcaram a vida dessas pessoas - como uma fantástica luz que clareou uma noite. 

A narrativa é leve e fluída e o livro passou por uma boa revisão, também está com uma diagramação incrível e possui uma letra em um tamanho muito bom de ser lido. Tenho apenas uma ressalva a fazer, o autor poderia ter feito um árvore genealógica sobre os familiares, pois tornaria a interpretação mais fácil. Em alguns momentos me senti confusa sobre quem era determinada pessoa, se era o tio, avô, pai ou primo, mas consegui superá-las e ver que carregamos muitas lições ao longo das gerações. Indico esse livro para todos que apreciam uma boa leitura e querem fugir um pouco daqueles livros de ficção que estamos acostumados.

Informações adicionais:
Título: Uma História de União
Autora: João Leles Martins
Editora: Garcia Edizioni
Páginas: 176
Classificação: 
Onde Comprar: Loja da Editora

Livro cedido em parceria com o autor.

3 comentários

  1. Olá BRUNA COSTABEBER, fiquei imensamente feliz com esta resenha, obrigado, você conseguiu traduzir o livro com suas palavras. Gostei que tenha postado sobre o prefácio da , autora dos Livros SEMPRE TI AMAREI, e O PREÇO DE UMA TRAIÇÃO, ótimos livros em parceria com o João Fernandes da Silva Junior. Estive pensando em colocar a árvore geneologica, pois daria mais de 20 páginas, temos mais de 500 parentes em nossa árvore, e colocar uns e deixar outros não achei legal. Mas nota 10 para você e seu site. Parabens. Ha, estou pensando em fazer a continuação deste livros, mais histórias virão e ai prometo explicar melhor quem é quem dos parentes. E também para adquirir o livro basta acessar: http://www.editoragarcia.com.br/uma-historia-de-uniao

    ResponderExcluir
  2. Oi , Bruna ...
    Achei muito legal a sua resenha e fiquei com bastante vontade de ler . Esse livro parece ser muito bom até porque eu estou em uma vibe de autores nacionais :)
    É sempre bom valorizar os autores de casa .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIANE, bom dia, fiquei feliz por seu interesse em meu livro UMA HISTÓRIA DE UNIÃO, informo onde poderá adquirir, e agradeço muito. http://www.editoragarcia.com.br/uma-historia-de-uniao

      Excluir