Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

Olá leitores, tudo bem?

No último dia 30, a Editora Intrínseca publicou, em seu Blog, uma seleção com oito livros que contam histórias durante a Segunda Guerra Mundial. Para quem não sabe, Adolf Hitler, o grande causador da Guerra, faleceu em 30 de abril de 1945, há exatos 70 anos. E, desde então muitos livros foram escritos retratando todos os terríveis acontecimentos da Guerra (1939-1945), alguns de ficção e outros reais, mas vou falar sobre eles um pouco mais para frente.

Se tem uma história que me intriga e me faz querer conhecer cada vez mais é a Segunda Guerra Mundial. A história dessa Guerra – por mais que seja triste e, por vezes, doentia – me faz refletir sobre os motivos que levaram Hitler a fazer o que fez e como eu gostaria de estar dentro da mente dele para poder entender. Vejam, não concordo com o que ele fez, as mortes que causou e a forma como agiu, mas acredito que exista um motivo por trás disso, alguma coisa que o motivou e o levou a cometer todas essas atrocidades.

Até hoje, de todos os livros que li que envolviam esse tema, o que me fez mais refletir foi A Lista de Schindler, não sei se toda a história é verídica, mas ver que existiam boas pessoas numa época que ninguém mais acreditava na humanidade foi incrível. Outro livro que tocou fundo meu coração foi O Diário de Anne Frank, afinal, ver a Guerra através dos olhos de uma criança não é fácil, cada vez que Anne falava de seus sofrimentos era como se uma adaga estivesse sendo enterrada em meu peito. Abaixo, segue alguns livros que retratam ou se passam durante a SGM:


Não poderíamos deixar um dos livros que mais tem emocionado as pessoas de fora: A Menina que Roubava Livros. Não trata-se de uma leitura fácil, mas, afinal, “Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler.” O mesmo se aplica a O Menino do Pijama Listrado é muito difícil encontrar uma pessoa que não emocionou com nenhuma dessas histórias, que não sentiu o coração apertado a cada página que virava, enfim...

Como disse anteriormente, esse tema me intriga e me faz querer saber cada vez mais, com certeza lerei todos os livros que forem possíveis para tentar formar uma opinião mais detalhada sobre esse fatídico momento de nossa história.

Gostaria de saber se vocês já leram algum desses livros ou se tem interesse em fazê-lo.

Beijos e até mais!

6 comentários

  1. Eu sou apaixonada pela Segunda Guerra Mundial (pela história, não pelas mortes), e já li vários livros que se passam nela. Desses, já li A Menina Que Roubava Livros, O Menino Do Pijama Listrado, e meu preferido, O Diário de Anne Frank. Não estão ali, mas eu também já li O Diário de Nina, que também é bom, e E O Vento Levou, que não é a Segunda Guerra Mundial (se não me engano), mas é ótimo, e acho que você iria gostar. Para uma apaixonada por História, como eu, é claro que eu iria amar seu post. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia,
      Também sou! Ainda não conhecia O Diário de Nina, vou pesquisar sobre ele. E O Vento Levou é um livro que tenho muita vontade de ler, mas ainda não o adquiri, obrigada pelas dicas!
      Beijos

      Excluir
  2. Gosto muito de livros sobre a 2 Grande Guerra , eles são capazes de mostrar histórias lindas . Triste , mas lindas .
    Dos livros citados por você já li A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS , O MENINO DO PIJAMA LISTRADO e A LISTA DE SCHINDLER . Todos são muito emocionantes á cada maneira ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. tudo que tem de alguma forma a ver com o periodo de guerras tende a me encantar e prender, isso porque sinto necessidade de estudar mais sobre esse periodo tão dificil e maldoso da história do mundo e descobrir como isso afetou pessoas.
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru!

    Lembro de ter ficado muito impressionada quando li que você gosta de livros que fazem alguma referência a Segunda Guerra Mundial, pois eu também os adoro... E essa é uma das nossas características em comum. Ainda quero ler o primeiro livro que você citou. E o restante dos que você comentou, amo todos. Em especial "A menina que roubava livros". Adorei o seu post! Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Oi, acabei de lançar um livro que fala sobre a segunda guerra, especialmente da SS alemã, e gostaria de apresentar a vocês. No site a seguir, há mais informações, obrigado.

    https://www.chiadoeditora.com/livraria/rota-de-fuga-a-historia-nao-contada-da-ss

    ResponderExcluir