Ressaca Literária

Olá leitores,

Hoje vamos conversar sobre a, tão conhecida – e temida –, Ressaca Literária.

A Ressaca Literária, para quem não sabe sua definição exata, nada mais é do que você sentir-se incapaz de começar a ler outro livro, pois ainda está vivendo no mundo do livro anterior. Seja um livro que amou ou odiou. Vale ressaltar, entretanto, que não há uma regra para isso acontecer e, quando você se dá conta, a ressaca literária se apossou de você e não há o que ser feito. A ressaca também pode ser causada por cansaço emocional ou estress no trabalho, por exemplo.


Agora, vocês me perguntam: O que eu faço quando estiver assim Bru? E eu respondo, ainda não sei, pois estou nessa mesma situação.

Comecei a refletir sobre como andam as minhas leituras, pensei que estavam proveitosas, afinal, estamos em abril e eu já li 22 livros esse ano, o que é um excelente número e, além disso, foram livros de muito boa qualidade. Então, porque estou levando um mês para ler um livro de um gênero que me atrai e uma leitura que estou gostando? Há duas possibilidades: a 1ª estou em uma ressaca literária por ter lido demais e a 2ª meu emocional misturado ao stress do dia-a-dia estão acabando com meu amado hobby. Acredito que meu ‘problema’ está mais ligado ao stress diário do que uma ressaca literária propriamente dita.

Após algumas pesquisas, e análise da minha atual situação, percebi que quando você lê uma série/trilogia completa fica preso a esse universo e não consegue larga-lo, o mesmo acontece para quando você lê apenas o mesmo gênero literário, simplesmente, os outros gêneros ficam, demasiadamente, chatos para você.

Para se livrar de uma Ressaca Literária, as únicas coisas que você pode fazer são: i. tentar mudar e ler algo leve, talvez aquele livro denso não seja uma boa escolha agora; e ii. ter muita paciência, uma hora ela vai embora.

Uma dica que faltou, nas pesquisas que fiz, foi descanse e tenha outro hobby. Se você está em casa e sente vontade de dormir não pegue um livro para ler, vá deitar e descansar, pois seu corpo e mente também precisam disso ou, então, saia com amigos para um parque, ver um filme ou fazer qualquer outra coisa que te agrade, pois isso irá relaxar sua mente.

Não sei se essas dicas realmente funcionam, mas vou tentar seguir todas elas e ver se meu ritmo volta ao normal.

Espero que vocês tenham gostado do post e que, caso vocês estejam na mesma situação, ele ajude!


Beijos e até mais!

Imagens retiradas do google.

Um comentário

  1. Ressaca literária é tenso mesmo!!!
    Mas para mim o que resolve é ler algo mais leve e descontraído.
    Geralmente isso acontece comigo depois de uma série, trilogias nem tanto, mais quando são séries de 4 a 6 livros, é certo que ficarei desnorteada alguns dias...
    AH, me lembre fiquei assim também depois que li dois livros, únicos porém, Mentirosos e O mar da tranquilidade. Foi bem difícil voltar a ler depois desses dois.

    ResponderExcluir