Conhecendo o Gênero Literário: Suspense

Olá leitores!

Hoje estamos aqui para conversar sobre Suspense. Vocês devem ter visto que esse gênero é um dos escolhidos para participar do Desafio da Variedade Literária, e vamos conhecer um pouco mais sobre esse gênero e, também, ver algumas indicações, então, vamos lá!


“O Suspense envolve uma sensação de hesitação ou impaciência diante dos desdobramentos de certo evento. Este recurso está normalmente ligado à impressão do leitor durante a leitura de uma narrativa que envolve elementos dramáticos. Mas este instrumento não é utilizado unicamente pela literatura; ele pode estar presente nos contextos que apresentam a probabilidade da ocorrência de um mega acontecimento ou em um instante de alta emoção. Nesses casos a tensão é o sentimento predominante.”

O Suspense, por vezes, chega a ser confundido com outros gêneros literários, como Crime e Mistério, mas, se pararmos para refletir, todo livro que envolve um crime ou mistério é repleto de suspense!

Harlan Coben e Dan Brown são grandes nomes internacionais que podemos citar de grandes autores de suspense. Como autores nacionais podemos citar Leonardo Barros, André Vianco e Rodrigo de Oliveira. Abaixo, seguirão algumas obras que podem servir como inspiração pra vocês:

Não Conte a Ninguém, Harlan Coben - David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.


Presságio – O Assassinato da Freira Nua, Leonardo Barros - Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.


O Código da Vinci, Dan Brown - Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.


Eu amo esse gênero, pois ele sempre nos dá um gás para ler e nos deixa muito ansiosos pelo fim, acho um bom gênero para dar aquele up nas leituras. Para participar da maratona e, cumprir esse gênero, escolhi o livro Profecia, da S.J. Parris, ele é a continuação de Heresia e promete ser um excelente livro.

Espero que tenham gostado de conhecer esse gênero e não deixem de comentar qual livro vocês lerão para cumprir o Desafio :)


Beijos e até mais!

2 comentários

  1. Pra mim o melhor gênero, sabe prender realmente o leitor ate o final e o codigo da vinci de Dan Brown é um bom exemplo

    http://armazemdochef.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      Também é um dos meus gêneros favoritos. Sou apaixonada por Dan Brown ♥
      Beijos

      Excluir