Simplesmente Acontece, Cecelia Ahern

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Simplesmente Acontece é mais um livro de autoria da Cecelia Ahern que me deixou boquiaberta e sem ter nenhuma reação após a leitura. O livro é emocionante e envolvente e nos conta a história de amor e amizade entre Rosie e Alex.

Rosie e Alex se conheceram quando eram crianças e, desde então, não conseguem se separar. A amizade que há entre os dois é linda, mas também gera muitos problemas. A professora deles vive chamando sua atenção e seus pais para tentar fazê-los parar de trocar recadinhos durante a aula, mas isso não muda.

"É engraçado, porque quando você é criança acredita que pode ser tudo o que quiser, ir aonde quer que deseje. Não há limites. Você espera o inesperado, acredita em mágica. Então fica mais velho e essa inocência é rompida. A realidade da vida entra no caminho e você é golpeado pela percepção de que não pode ser tudo que quer, que simplesmente pode precisar conformar-se com um pouco menos."

Rosie precisou crescer, tornar-se mulher e abrir mão da maioria dos seus sonhos, já que suas escolhas a levaram para um caminho completamente diferente do que planejara. Alex, por outro lado, têm todas as oportunidades a seu favor e vai embora para Boston entra em uma excelente universidade para fazer seu tão sonhado curso de Medicina. O caminho dos dois se desencontra mais uma vez.

“Acordo de manhã e sinto como se estivesse faltando algo. Sei que tem alguma coisa errada e demoro um tempo para perceber... e aí eu me lembro. Meu melhor amigo se foi. Meu único amigo.”

O relacionamento de Alex e Rosie passa por muitos altos e baixos, variando entre momentos de pura felicidade e momentos de tristeza, momentos de cumplicidade e brigas. É possível ler em suas cartas, e-mails e mensagens, o quanto eles se amam, mas ainda não conseguem definir esse sentimento se para amizade ou para amor propriamente dito.

"(...) e você merece muito mais. Merece alguém que a ame a cada batida de seu coração, alguém que pense a seu respeito a cada instante, alguém que passe cada minuto do dia apenas se perguntando o que você está fazendo, onde está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que possa ajudá-la a alcançar seus sonhos e protegê-la de seus medos. Alguém que vá tratá-la com respeito, que ame cada aspecto seu, especialmente suas falhas. Você deveria estar com alguém que possa fazê-la feliz, realmente feliz, flutuando de felicidade.”

Esse livro foi uma tremenda e ótima surpresa. Havia visto muitas pessoas falarem a respeito do filme, mas eu, sinceramente, não sentia aquela necessidade de lê-lo até que não aguentei, fiz a compra do livro e comecei imediatamente e não poderia ter sido melhor. Como comecei minha resenha, esse livro me deixou boquiaberta e sem saber o que pensar. Quando terminei a leitura foi como se todo o chão que houvesse abaixo de mim tivesse desaparecido e eu estivesse flutuando em um universo que não sabia onde era e para onde me levaria.

“A vida dá cartas diferentes a cada um de nós, e, entre nós todos, não há dúvida de que você recebeu a mão mais difícil.”

Apesar de o livro me lembrar um pouco Um Dia do David Nicholls, pude ver que Cecelia fez a diferença, ganhou o seu espaço e criou personagens fortes com personalidades marcantes e que sabem o verdadeiro significado do amor. Eles se doam em prol da felicidade de outrem sem esperar nada em troca. Alex e Rosie criaram um vínculo tão lindo e forte que eu poderia compará-lo com diamantes, com toda sua beleza e dureza. Ver que, apesar de todos os percalços que os personagens passaram, eles continuaram fortes e, acima de tudo, dedicados um ao outro e feliz. O crescimento pelo qual os personagens passam e que os levam ao final também foi muito bem escrito e desenvolvido.

É meu sonho viver um amor como esse, pois sei que, mesmo amando alguém, eu seria capaz de deixa-lo ir embora e ver sua felicidade, pois é isso que me importa. Recomendo essa leitura para todos que amam um romance e para aqueles que não amam também, que podem ser contagiados por essa bela trama.

Informações adicionais:
Título: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Classificação: 

10 comentários

  1. a Cecelia arrasou mais uma vez! suas histórias sempre tem um que especial, mas essa abalou geral meu coração, ri, chorei, tive alegrias e tristezas com Rosie
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila, concordo com você.
      Esse livro trouxe diversas emoções!
      Beijos

      Excluir
  2. Heey Bruna!

    Já li dois livros da Cecelia e ambos me agradaram muito. Simplesmente Acontece será, com certeza, uma das minhas próximas compras, pois tenho certeza de que irei gostar. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Esse foi o segundo livro que li da Cecelia e WOW! Que fantástico.
      Tenho certeza que você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  3. Não lembro de ter lido algum livro da Cecelia, mas esse parece ótimo. Ouço muitas pessoas falando, e sua resenha me deu ainda mais vontade de lê-lo, principalmente porque você disse que lembra um pouco Um Dia, e eu sou apaixonada por aquele livro. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia,
      Fico feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse. Esse livro é muito bom mesmo, você vai gostar. Ele me lembrou por N motivos, mas cada um tem seu espaço especial no meu coração.
      Beijos e boa leitura!

      Excluir
  4. Oiii Bru. Que linda a sua resenha. Confesso que ainda não tinha ficado com tanta vontade de ler esse livro, mas depois dessa sua resenha, me sinto na obrigação sabe??? Espero poder ler e conhecer esse casal, cheio de magia, amizade e amor <3
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih,
      Hahah, fico feliz com isso. Acredito que você vá gostar muito da história, é muito envolvente e adorável.
      Beijos e boa leitura!

      Excluir
  5. Bem legal! Tenho que cultivar meu hábito de ler, ultimamente não estou conseguindo achar tempo para quase nada... :( gostei do blog, seguindo aqui!


    saiu uma tag nova no meu blog, confira la :) http://maisotimismo.blogspot.com.br/2015/03/tag7coisas.html

    ResponderExcluir
  6. Ai Bru ♥
    Eu assisti o filme desse livro semana passada, porque eu queria mesmo ver como era, muita gente tinha dito que é bom, inclusive a minha melhor amiga. Então assisti. Ai, como eu amei! A história é ótima e muito emocionante mesmo. Gostei muito da forma como descreveu sua reação ao final do livro.
    Dizem que é muito diferente o filme do livro, por isso, depois dessa experiência perfeita com o filme, quero logo ler o livro, ainda mais com tanta coisa boa vindo de ti! Amei.
    Beijão, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir