Para quem gosta de História #01

Olá, leitores!

Decidi fazer esse post para aqueles que gostam muito de História assim como eu. Julgo ser demasiado importante termos o conhecimento de nossa linhagem para não cometermos os mesmos erros do passado, e para notarmos também que muito de nossos atos cotidianos são herdados de outros tempos. Além de muito útil, o estudo da História é agradável.

Uma Breve História do Mundo, Geofrey Blainey

"É como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento", afirma o Prof. Geoffrey Blainey, um dos mais aclamados historiadores da atualidade. Em Uma Breve História do Mundo, o autor faz um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente compilada desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos. Sem jamais perder o foco, Blainey vai mais além: descreve a geografia das civilizações e analisa o legado de seus povos. O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios. Uma Breve História do Mundo vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, o livro instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos levaram aos dias de hoje.


O Outono da Idade Média, Johan Huizinga


Grande clássico da historiografia ocidental, publicado em 1919, este livro é a obra-prima de Johan Huizinga (1872-1945), sendo publicado em mais de vinte línguas. Pela primeira vez traduzido para o português a partir do original holandês, esta edição é resultado de pesquisas que reestabeleceram o texto original. Raras vezes um período histórico foi apresentado de maneira tão viva e colorida. Aqui, a Idade Média é vista na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual ela não passaria de uma transição, longa e letárgica, entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais, tal como se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, e também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo da morte no dia-a-dia das pessoas. Huizinga utilizou métodos e fontes históricas pouco usuais em sua época. Combinando a crença no poder revelador da obra de arte e um olhar muito semelhante ao de um antropólogo, ele se tornou um pioneiro do que mais tarde se denominou história das mentalidades. Com 320 ilustrações, o volume inclui ainda uma entrevista com Jacques Le Goff e um ensaio biográfico de Peter Burke.


A Era dos Extremos, Eric Hobsbawm



Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores da atualidade, dá seu testemunho sobre o século XX: "Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro", diz ele na abertura, "por isso até agora me abstive de falar sobre ele". Neste livro fascinante, porém, ele abandona seu silêncio voluntário para contar, em linguagem simples e envolvente, a história da "era das ilusões perdidas".








História Geral do Brasil, Maria Yedda

Dificilmente uma obra de síntese histórica consegue caracterizar-se simultaneamente pela abrangência e pela erudição, tornando-se capaz de atender tanto ao segmento especializado quanto ao público em geral. 
 História Geral do Brasil é um desses raros casos de síntese bem-sucedida, cobrindo estas exigências de forma criteriosa e dinâmica. Seus capítulos estão organizados a partir de um formato original, sem a preocupação de seguir a rigidez dos padrões convencionais, mas sim, combinando as pesquisas mais recentes em cada área com o rigor crítico que um trabalho com a proposta de analisar a História do Brasil deve ter. Através da originalidade deste encaminhamento temático, a obra permite a apresentação do olhar de especialistas sobre os aspectos cruciais que formaram a sociedade brasileira, tornando-se um marco objetivo das tendências atuais da historiografia nacional. 
Ao abarcar desde as singularidades do processo de colonização até os descaminhos que se apresentam ao Brasil no momento em que se completam os quinhentos anos da presença portuguesa, História Geral do Brasil permanece como um indispensável referencial para todos aqueles que indagam as nuanças de nossa trajetória histórica.

Espero que tenham gostado!
Beijos

8 comentários

  1. Oi Gabrielle :)

    Fiquei com vontade de ler: O Outono da Idade Média. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falar a verdade fiquei com vontade de ler todos. Sou apaixonada por historia! Beijos

      Excluir
  2. Minha relação com a História é complicada. Veja: Eu realmente gosto. Tenho hábito de ler livros que retratam alguns períodos importantes, como a Segunda Guerra Mundial, mas acho que criei esse hábito por ser péssima em história. EU NÃO CONSIGO APRENDER! É um problema sério. Já li vários livros sobre a 2ª Guerra Mundial, mas não aprendo. Sei o básico do básico.
    Adorei as dicas! Não conhecias esses. É provável que eu leia.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sua relacao com Historia não seja boa porque a encare como as outras matérias escolares, como algo que precisa ser entendido como matemática ou decorado como biologia. Tenta vê-lá com outros olhos, como uma historia de contos de fadas e não uma seqüência de fatos. Tudo vai mudar!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Gabrielle,
    Eu gosto de estudar história, mas não no geral, assuntos específicos, como a Segunda Guerra Mundial e a Escravidão.
    Nunca tinha visto esses livros antes, gostei de "Uma Breve História do Mundo".
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Oie! ^^
    Sou apaixonada por história desde que fiz 11 anos e comecei a ter aulas dessa matéria!
    Fiquei muito interessada pelo livro O Outono Da Idade Média, adoro ler história que se desenvolvem nesse período !
    Beijoos e até!
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir