Drácula: o vampiro da noite

O Vampiro Mais Famoso do Mundo

Drácula foi o início de tudo; foi o Conde que inaugurou o vampirismo, a cor pálida e os olhos vis, os dentes afiados e a sede de sangue, os poderes de se transformar em morcego e de hipnotizar, a aversão ao alho e aos objetos sagrados, as impossibilidades de entrar em uma casa sem ser convidado e de cruzar água corrente. Foi com Bram Stoker que essas ideias surgiram e se espalharam pelo mundo, influenciando filmes e seriados até os dias presentes.



Drácula é o Conde que vive em seu castelo na Transilvânia, aterrorizando os povoados vizinhos, alimentando- se de sangue e dormindo em seu caixão quando a luz do dia ofusca seus poderes.  O Conde viveu assim, em meio aos lobos e a escuridão, séculos, até que decidiu ampliar seu cardápio indo para Londres. Todavia, o Vampiro acaba escolhendo as vítimas erradas, cujos amantes e amigos vão jurar ir até o inferno, se for preciso, para vingar o "sanguessuga maldito".

Seria impróprio dizer que "Drácula" é um livro péssimo, porém creio ser uma história difícil de agradar, principalmente quando as expectativas sobrepujam a realidade. Não vou mentir: eu esperava muito mais do vampiro mais famoso do mundo. É, aos meus olhos, uma trama fraca para um sucesso tão imenso. Bram Stoker usou e abusou de adornos desnecessários e da linguagem altamente sofisticada - fatos que deixam o livro com um aspecto um tanto quanto enfadonho.
Não obstante, considerando a época em que o livro foi escrito - 1897 - é revolucionário, e, os amantes férreos da literatura, da filosofia e da psicologia, são fortes candidatos a apreciarem a leitura rebuscada - a qual exige paciência e coragem para não deixar páginas faltando.

Informações Adicionais:
Autores: Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Bram Stoker
Título: Clássicos do Horror: Frankenstein, O Médico e o Monstro e Drácula
Editora: Martin Claret
Páginas: 688
Nota da Leitora: 3 estrelas

2 comentários

  1. Tenho vontade de ler algo sobre o Drácula. :)
    http://j-reliquias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se você tiver paciência leia o original. Se não, nem tente! haha
    A maioria das pessoas largam na metade.
    Beijos!

    ResponderExcluir